(11) 3885-5199

Blog

Castração de gato: explicação do procedimento e custos

Como funciona a castração de gato?

Castração de gato é um tema bastante polêmico e causa uma série de dúvidas em donos de bichanos. Aqui na Pet Pillow achamos importante disseminar a informação e esclarecer todos os prós e contras da castração do gatinho.

Antes de mais nada, é bom esclarecer que a castração de gato é um procedimento cirúrgico simples de baixo risco. Ela consiste em retirar os testículos dos machos e no caso das fêmeas, a retirada dos ovários e útero. O procedimento leva cerca de 40 minutos para ser realizado, considerando o tempo de anestesia, mas é necessário um centro cirúrgico equipado para anestesiar o animal e monitorar os seus sinais vitais.

Ao contrário do que se pensa, a castração ou esterilização, não é feita apenas com o objetivo de impedir a reprodução dos animais. O procedimento tem um impacto enorme na prevenção de algumas doenças graves, faz com que o animal fique mais calmo, e aumenta muito a expectativa de vida.

O mais indicado é realizar a castração depois do primeiro cio.

A castração muito precoce não é recomendada. Fazendo o procedimento após o primeiro cio diminui ainda mais as chances de doenças sérias como o câncer de mama e outros prejuízos.

O primeiro passo para realizar a castração de gato é buscar um veterinário de confiança que possa realizar o procedimento. Ele irá explicar todas as vantagens e cuidados que serão necessários antes e após a realização da cirurgia. Alguns exemplos são a necessidade de jejum de 12h, e a utilização de um colar elizabetano ou roupa cirúrgica no pós-operatório. Eles evitam que o gatinho morda ou arranque os pontos antes do prazo necessário durante o período de recuperação.

Vantagens da Castração de gato

O controle populacional é uma das principais vantagens de fazer a castração de gato. Ela evita que você chegue em casa e se depare com uma ninhada de filhotes, juntamente com todo trabalho para encontrar novos tutores, ou custos para criar os gatinhos.

Além disso, a castração ajuda a evitar problemas característicos da época de acasalamento dos bichanos. Deixando o animal mais calmo e com mais qualidade de vida. Uma fêmea no cio, por exemplo, fica miando sem parar para atrair os machos da vizinhança e se esfrega constantemente nas pernas dos humanos e cantos da casa. No caso dos machos a necessidade de demarcar o território aumenta exponencialmente, o que significa urina e fezes em diversos lugares não apropriados.

O animal castrado tem mais qualidade de vida e não passa pelo estresse do período de reprodução. Isto também impede que o gato sinta necessidade de sair de casa e explorar novos lugares, evitando as brigas com outros animais da rua (que podem estar infectados com doenças), os atropelamentos, envenenamentos e outros tipos de traumas.

Outro benefício da castração de gato é a diminuição do risco de doenças como o câncer de mama, infecções de útero, doenças nas glândulas reprodutivas, e complicações genito-urinárias.

Para se ter uma ideia do impacto que a castração tem na saúde do pet, um gato não castrado que costuma sair muito na rua tem uma expectativa de vida de 5 anos em média, enquanto um gato castrado (com perfil mais caseiro) vive em torno de 18 anos se receber os cuidados adequados.

Cuidados após a castração

Logo após a realização do procedimento o bichano deve repousar e ficar sob observação dos tutores. Muitos veterinários inclusive liberam o animal no mesmo dia. Aqui na Pet Pillow, recomendamos que o bichano fique internado por causa dos efeitos da anestesia e dos anestésicos que muitas vezes deixam o animal muito alterado. O que pode dificultar um pouco o manuseio em casa.

No caso dos machos a recuperação tende a ser mais rápida, algumas vezes no dia seguinte o animal já volta para sua rotina habitual. Já as fêmeas passam por um período maior de recuperação, em média de 5 dias. É importante que os tutores fiquem atentos durante o pós-operatório, pois se forem observadas secreções, sangramentos ou inchaços, leve o animal para o veterinário imediatamente para evitar maiores complicações.

O período total até a retirada dos pontos dura em média 2 semanas, dependendo de cada caso, após esse período o gatinho já estará de volta à rotina.

Desvantagens da Castração de gato

Algumas desvantagens da castração de gato envolvem possíveis problemas urinários, sedentarismo e aumento de peso. No entanto, os prós são muito maiores que os contras. Uma dieta balanceada e uma rotina de brincadeiras com seu gatinho o manterão no peso, com muita saúde e uma vida longa pela frente.

Confira o nosso post com as melhores dicas de brinquedos para gatos. Temos certeza que você vai gostar.

Quanto custa a castração de gato?

Antigamente muitas pessoas deixavam de realizar o procedimento em função dos custos, algo que não representa mais um problema hoje em dia. Existem opções com custo baixíssimo e até de graça para realização da castração de gato em centros de zoonoses, no entanto é preciso ver os detalhes do processo no município e mediante agendamento.

Aqui na Pet Pillow fazemos o procedimento de castração dentro da própria clínica, em nosso centro cirúrgico com equipamentos modernos e equipe de veterinários experientes. Além disso, possuímos uma UTI veterinária caso haja qualquer complicação no procedimento e um local exclusivo para recuperação dos felinos em nosso gatil, evitando o estresse de compartilhar o espaço com cães.

Clique no link para saber mais sobre a clínica veterinária Pet Pillow.

O custo varia de acordo com a idade, tamanho e peso do animal, que pode ficar entre R$ 600 e R$ 1.500, com pagamento via cartão de crédito e a possibilidade de parcelamento.

Que tal vir conhecer a clínica e receber um brinde exclusivo? Acesse o link.

Fonte: Cachorrogato