(11) 3885-5199

Blog

Como saber se o meu gato está com dor?

como saber se meu gato está com dor

Os gestos dos felinos são bem diferentes dos caninos. Eles costumam ser menos expressivos, às vezes. Por isso, é importante ficar atento aos pequenos detalhes para identificar qualquer tipo de de sinais que indicam que seu gato está com dor.

Isso porque os felinos são mais discretos e não costumam ter o hábito de expressar seus sinais. Seja de dor ou não. E se você tem um bichano em sua residência, pode ter sim dúvidas se ele está bem.

Para te ajudar, preparamos um post com algumas dicas. Vamos mostrar como sanar a dúvida em saber se o seu gato está com dor.

Veja as dicas para identificar quando o seu gato está com dor

Um dos primeiros sinais que os gatos dão quando estão com dor ou doentes é fazer as necessidades fora da caixa de areia. E não é verdade que os felinos são criaturas frias e sem sentimentos. Portanto, eles sentem dor e também sabem identificar quando os seus donos não estão bem. É importante dizer também que os gatos não são tão dramáticos quanto os cães, se eles reclamam, é porque algo está muito errado.

Então, veja algumas dicas necessárias para identificar os incômodos do seu pet:

1 – Ele tem inversão de comportamentos

Geralmente, seu gato é manhoso e demonstra carinho por você? Do nada ele se tornou agressivo? Isso pode ser um sinal de dor. Algumas raças felinas tem o hábito de inverter o seu comportamento, em especial, se alguém tentar tocá-lo.

 

O contrário também pode acontecer, se o seu gato for mais arisco e ficar mais carinhoso, especialmente alisando-se em você, pode ser algo que não está o deixando bem.

2 – Miado

O seu gato mia muito? Ou ele é mais silencioso? Assim como as atitudes, o seu miado também pode ficar inverso. Ou seja, se o gato mia demais, ele vai ficar mais silencioso. O oposto também acontece.

 

Uma forma também do seu gatinho expressar a dor é miar de uma forma diferente. O barulho pode ser mais alto ou baixinho. Às vezes, pode somente ronronar ou até rosnar. Portanto, fique atento a esses sinais.

3 – Se algo não está bem, seu gato irá para algum esconderijo

Os gatos, geralmente, dormem em locais nada convenientes. No entanto, quando ele sente alguma dor, o seu bichano pode ir para algum local diferente da rotina que está acostumado. Ele pode ficar em um local mais tranquilo, onde as pessoas não costumam ir. Isso para ninguém encostar nele ou incomodar.

 

4 – Apetite alterado

Se o seu gato não está comendo direito, cuidado! Isso é um sinal de que algo com a sua saúde não está bem ou está incomodando. Pode ser um sinal de dor.

 

Para fazer o teste, ofereça ao seu gato algo que ele goste muito de comer. Caso ele não demonstre nenhum tipo de reação, vá com ele até o veterinário. Em geral, felinos sem fome podem ser um sinal para alguma transtorno nos dentes, na gengiva, ou algum outro tipo de doença.

5 – Os movimentos ficam diferentes

Se a dor do seu gatinho for muito incômoda, isso pode afetar os seus movimentos. A patinha pode ficar manca, o seu rebolado diferente ou, ainda, ficar totalmente quieto, para evitar que o corpo doa.

Um gesto muito comum entre os gatos quando eles estão sentindo dores é ficar com a cabeça na parede. 

 

Quando o seu bichano estiver o cabeça contra a parede, pode ter certeza que ele está com muita dor. Nesse caso, leve-o urgentemente para o veterinário.

6 – A aparência fala muito

As pessoas deixam transparecer quando não estão bem por meio do seu semblante, não é mesmo? Os gatos também. Quando as membranas dos olhos do seu gato estiverem deslocadas, isso é um sinal de que algo não está bem.

 

Caso ele emagreça ou engorde, isso também pode ser um sinal de alerta. Geralmente, os gatos não são gordos. São animais esbeltos, então, fique atento.

7 – Lamber determinada parte do corpo

Esse é um dos principais sinais dados pelos gatos. Eles começam a lamber a parte do corpo que está doendo ou lhe causando algum tipo de incômodo.

8 – Andar com as costas arqueadas para cima

Como já sabe, o andar de um gato é sempre muito elegante. Mas, se o seu estiver com as costas arqueadas para cima, isso é sinal de dor. Pode ser uma forma que ele encontrou de amenizar os incômodos, por isso anda dessa maneira.

 

Além desses sinais, a falta de higiene ou deixar de marcar território também podem ser pistas de que existe algo errado com o seu gato. Quando vier a dúvida “como saber se meu gato está com dor?”, preste atenção nos sinais que o seu bichano irá emitir. O comportamento dele diz muito!

O que fazer quando identificar algum desses sinais?

Depois de analisar os sinais do seu gato, seu comportamento e a sua alimentação, é hora de tomar as devidas providências. Algumas pessoas gostam de tratar em casa os seus bichanos, especialmente porque eles ficam muito estressados quando vão ao veterinário.

 

De acordo com uma pesquisa realizada pela Royal Canin, com mais de 600 donos de gatos brasileiros, cerca de 42% deles costumam adiar a ida do seu bichano ao veterinário. Isso porque acham difícil o trajeto, uma vez que os gatos se irritam com facilidade em ambientes desconhecidos.

 

Porém, essa não deve ser a sua escolha. A sua primeira opção deve ser levá-lo a um médico de confiança. É a melhor solução para cuidar da saúde do seu gatinho. Não ir ao veterinário pode ser ruim ao seu felino e adiar essa ida pode piorar os sintomas expressados por ele.

 

Além disso, manter uma periodicidade de retorno ao veterinário ajuda a manter a saúde do seu gato em dia.

No post demos algumas dicas para você identificar quando surgir a dúvida ‘como saber se meu gato está com dor’. No entanto, como já dito, sua primeira atitude ao perceber qualquer tipo de mudança na rotina do seu felino deve ser levá-lo ao médico veterinário.