(11) 3885-5199

Blog

Como saber se o cachorro está triste?

como saber se o cachorro esta triste

Assim como nós, seres humanos, os cachorros também podem ficar tristes. Na verdade, não só tristeza, mas em diversas emoções eles se parecem muito com a gente. Para que você consiga identificar um cachorro triste e para saber os momentos em que é preciso agir, é importante conhecê-lo bem.

Conseguir distinguir essas emoções é importante, pois assim, você consegue identificar quando seu cachorro está apenas triste ou se está passando por uma depressão canina, por exemplo. Se você tem dificuldades para analisar essas emoções, neste post vamos te mostrar como saber se seu cachorro está triste e o que fazer para deixá-lo mais feliz.

Como reconhecer sinais de tristeza nos pets?

Quando adotamos ou compramos um cachorro, nossa vida muda completamente, não é mesmo? Mesmo sem querer eles nos tornam pessoas melhores.

Como donos, nosso principal interesse deve ser o bem-estar do animal. Para que isso aconteça, devemos cuidar da sua saúde física e emocional. Diante disso, uma das situações mais complicadas é quando nosso cachorro está triste. Diferente das lesões físicas, as emocionais não são visivelmente detectadas, assim, devemos estar atentos para identificá-las e tratá-las quanto antes.

Diante desse cenário, vamos listar abaixo os sintomas mais frequentes deste problema emocional, para que você consiga identificar quando seu amigo estiver passando por uma situação dessas.

Mudanças bruscas no horário de sono

Assim como os seres humanos, a forma como está dormindo é uma maneira eficiente para saber se seu animal está passando por algum problema emocional ou não.

Os comportamentos extremos podem evidenciar, sem dificuldades, que seu cachorro está triste. Ou seja, quando ele dorme muito mais do que o necessário ou passa muito tempo deitado, isso se torna um sinal de que ele está triste.

O contrário também pode ser um sintoma. Quando seu cachorro passa muito tempo sem dormir ou dorme poucas horas, significa que a ansiedade e agitação podem estar tirando o seu sono e, por consequência, deixando-o triste.

 Perda de apetite

Outro sintoma muito comum em um cachorro triste é a falta de apetite. Ou seja, seu estado emocional faz com que não sinta fome. Além disso, pode ocorrer a diminuição da vontade de se alimentar, o que não deixa de ser um dos modos mais simples de notar que seu cachorro está triste. 

Sendo assim, ao identificar esse sintoma, você deve levá-lo diretamente a um especialista para que ele te oriente sobre quais atitudes tomar e também o que não deve ser feito.

Comportamentos assustados e isolados

Um cachorro triste costuma apresentar sintomas contraditórios e difíceis de entender. Ou seja, um sintoma muito comum é quando seu cachorro mostra atitudes assustadas, como ficar se escondendo embaixo da cama, atrás de um sofá ou até responder com muito nervosismo as suas ações.

Porém, é importante saber que atitudes contrárias a essas também são um sinal de alerta. Isso acontece, pois, o comportamento de estar mais ativo do que o normal também é uma forma de mostrar que ele está passando por um momento difícil, expressando o seu problema.

Nesses casos, o mais importante é que você seja paciente e não manifeste uma preocupação excessiva. Isso porque os animais conseguem identificar sua preocupação e essa atitude diferente pode piorar sua situação.

Assim, como os animais de estimação não falam, é preciso prestar atenção nos sinais que eles dão, mostrando que algo pode estar bem ou não. O agravamento dos sintomas explicitados acima, em conjunto com outras circunstâncias, pode levar seu cachorro triste a desenvolver uma depressão canina. Por isso, é preciso estar atento a esses sinais e procurar ajuda veterinária o quanto antes.

Existem veterinários especializados em realizar tratamento psicológico em cães, por isso, se o seu cão começar a dar sinais de depressão canina, este é o profissional ideal a ser consultado.

Com isso, agora que você já sabe identificar quando um cachorro está triste, falaremos a seguir sobre atitudes que podem mudar essa situação para deixá-lo feliz novamente.

Leia também: Meu cachorro está com febre, o que fazer?

Como deixar seu cachorro mais feliz

Se você identificou que seu cachorro está triste e quer que ele volte ao seu estado normal e fique feliz novamente, algumas medidas básicas podem ser tomadas nesse momento difícil para ajudá-lo. Confira a seguir algumas dessas ações para ajudar o seu cachorro triste a ser feliz novamente:

Cuide da alimentação do seu amigo

Quando seu cachorro está bem alimentado, com certeza, ele será mais feliz. No entanto, quando falamos que seu cachorro precisa estar bem alimentado não quer dizer que ele precisa comer muito, na verdade, é bem contrário a isso.

Ter uma boa alimentação não requer um monte de comida, mas alimentos de qualidade e próprios para o seu animal de estimação.

Uma alimentação adequada ajuda seu cão a ter mais vitalidade e energia. Dessa forma, seu cachorro consegue realizar todas suas atividades diárias, como brincar, correr e o principal, voltar a ser feliz.

Leve-o para passear diariamente

Ninguém gosta de ficar em casa todos os dias, não é mesmo? Nossos amigos também não. Às vezes, é preciso “respirar novos ares”. Seu animal de estimação precisa de passeios diários na rua. Seja para sentir cheiro de grama, ver outros animais, latir para carros.

Para deixá-lo mais feliz não é preciso muito tempo. Ande com seu cãozinho por cerca de 20 minutos por dia e, tenha certeza, que o dia dele ficará muito melhor. Durante este passeio você pode aproveitar o momento para aumentar a relação de amor e carinho entre vocês.

Aproveite as partes mais frescas do dia para que seu pet possa aproveitar o passeio sem se queimar ou ficar desidratado. Um bom horário para o passeio é pela manhã bem cedinho ou à noite.

Brincadeiras e exercícios

Os cachorros adoram brincadeiras, como correr atrás de uma bolinha, gostam de morder brinquedos e adoram disputar quem vai ficar com aquele pedaço de corda. Assim, uma alternativa para deixar seu cachorro mais feliz é investir em brinquedos que o distraiam além da prática dos exercícios.

Alguns benefícios de brincadeiras e exercícios são:

  • Redução da ansiedade;
  • Diminuição do estresse;
  • Forma de se exercitar;
  • Diversão.

Além destas dicas, é importante saber que um cachorro triste precisa de muito amor, afeto e carinho, dessa forma, ele se sentirá protegido, querido e mais feliz.

Você viu que o cachorro triste pode apresentar inúmeros sintomas, sendo assim, se você identificou que seu cachorro está apresentando alguns destes sinais e, as alternativas para deixá-lo feliz não estão ajudando, é importante procurar ajuda de um veterinário para que ele possa avaliar e indicar o melhor tratamento para o seu cachorro.