(11) 3885-5199

Blog

Deixar o cachorro sozinho um fim de semana: o que fazer?

Deixar o cachorro sozinho um fim de semana: o que fazer?

Em algumas ocasiões, surgem oportunidades de passar um fim de semana fora de casa. Seja para realizar viagens a lazer ou até mesmo a trabalho.

Viajar é algo bastante comum e pode ser um desafio para quem tem algum animal de estimação. O que fazer com eles quando surge uma situação assim? Deixar o cachorro sozinho é uma alternativa? Leia o texto e entenda.

Animais de estimação são sempre uma ótima companhia em todos os momentos. Entretanto, quando é preciso se ausentar por alguns dias surgem questionamentos se deixar o animal sozinho é uma opção. Apesar de não ser algo ilegal, viajar e deixar o cachorro em casa pode trazer problemas à saúde do animal.

Você sabe quais são esses problemas? 

Problemas que um cachorro solitário pode ter

Deixar o cachorro sozinho por muito tempo pode levar a uma série de alterações comportamentais. Veja algumas que podem afetar o seu animal de estimação, caso ele se sinta solitário.

Deixar o cachorro sozinho pode causar comportamento destrutivo

Cachorros que se sentem sozinhos podem apresentar comportamento destrutivo. Roer móveis, destruir objetos, mastigar calçados e até espalhar o lixo por toda a casa, são alguns exemplos de ações que demonstram que o cão precisa de maior atenção.

Esses animais também agem dessa forma quando estão entediados e buscando algo para se divertir.

Latidos constantes

Latir e uivar de forma constante também são formas que o cachorro utiliza para chamar a atenção do seu dono e de reclamar pela ausência, ou por estar sentindo algum incômodo.

Ao se sentirem solitários, os cães podem agir dessa maneira, isto pode causar reclamações entre os vizinhos.

Necessidades em locais inapropriados

Cachorros que ficam muito tempo presos e sozinhos podem desenvolver um alto grau de estresse. Com essa característica é comum que esses animais desenvolvem atitudes atípicas, como fazer suas necessidades fora do local adequado.

Nesse contexto, se seu cão apresenta essa condição pode ser um sinal que ele está se sentindo solitário.

Redução do apetite e vitalidade

Animais que se sentem solitários podem desenvolver sintomas depressivos. Essa situação pode fazer com que o cachorro perca a vontade de comer e brincar, além da perceptível redução na sua energia.

O alto grau de estresse também pode ser um dos motivos para diminuição da energia e perda do apetite.

Agressividade

Ficar muito tempo sem socializar traz malefícios para os cachorros, principalmente algumas raças que são muito dependentes de seus donos.

Esses cães podem desenvolver a ansiedade de separação e até demonstrar comportamentos agressivos com outras pessoas e animais.

Se seu cão era dócil e repentinamente se tornou mais agressivo, fique atento! Ele pode estar sofrendo de solidão.

Em situações graves, quando o cão se sente extremamente abandonado, os sintomas podem levar anos ou até mesmo serem permanentes e sem possibilidade de reversão.

A agressividade pode até mesmo afetar os tutores e a família

Essas condições afetam a qualidade de vida, não só dos animais, mas de toda a família que deverá se preocupar com tratamentos e opções medicamentosas para melhorar o bem-estar do cachorro.

Por mais que existam diversas opções para deixar os animais quando é preciso viajar sem eles, muitas pessoas ainda preferem mantê-los em casa.

Os motivos podem ser variados, muitos afirmam ter receio de terceirizar os cuidados com o seu animal de estimação, já outros acreditam que o serviço é caro.

Contudo, a melhor opção é não deixar o cachorro sozinho em casa, para evitar problemas posteriores. É possível planejar a viagem incluindo o animal de estimação ou utilizar serviços de qualidade que ofereçam todo o conforto que o seu cachorro merece. Quer entender melhor que serviços são esses? Acompanhe a leitura!

Não quer deixar o cachorro sozinho? Veja alternativas

Para quem já se convenceu que deixar o cachorro sozinho em casa, mesmo em um fim de semana, não é a melhor opção, listamos abaixo algumas alternativas para você viajar sem maiores preocupações. Veja quais são!

Peça a um familiar ou amigo para cuidar do seu animal

Deixar o cachorro sozinho em casa e pedir para alguém ir até à residência algumas vezes ao dia para levá-lo para passear é uma boa opção.

Além disso, deixar o animal na casa de algum conhecido ou familiar de confiança, que goste de animais e que tenha um tempo disponível para dar atenção ao seu cão, é uma alternativa ainda melhor.

Dessa forma, o seu cachorro não sentirá tanto a sua falta e será mais fácil distraí-lo caso ele fique com saudades.

Contrate um pet sitter

Os pet sitters ou babás de animais são pessoas que vão até a sua casa e cuidam do animal enquanto você estiver fora. É uma boa alternativa para quem precisa viajar e não quer que o seu animal fique por muito tempo sozinho.

Esses profissionais, geralmente, visitam o animal duas vezes ao dia, levando-o para passear e até limpando a sujeira feita por ele.

Utilize aplicativos para essa finalidade

Atualmente, há muitos aplicativos que disponibilizam pessoas experientes e analisadas pelas plataformas para garantir um serviço de qualidade.

Por meio dessas ferramentas, os anfitriões recebem os animais de quem deseja ou precisa viajar em suas próprias residências. O custo da diária é bem baixo e acessível.

Outras aplicações são específicas para os donos que, ao se ausentarem, deixam a sua residência disponível para hóspedes que têm como função manter a casa organizada e cuidar do animal.

Hospede seu cachorro em um hotel ou creche

O hotel para animais é uma ótima alternativa para quem deseja viajar e não tem com quem deixar o seu cachorro.

Esses locais são ambientes ideais para o animal passar esses períodos, já que possuem programações e cuidados específicos, suprindo as necessidades peculiares de cada um.

Veja um pouco mais sobre as vantagens de deixar o seu cachorro em um hotel para animais.

Benefícios de deixar o cachorro em um hotel especializado

O serviço de hotel para cachorros da Pet Pillow  é ideal para quem precisa se ausentar por um período. Além de ser um local especializado para essa finalidade, os cachorros hospedados recebem um tratamento personalizado.

Animais que possuem algum tipo de necessidade especial são atendidos de forma diferenciada, com o objetivo de garantir o seu bem-estar.

Por ser também uma clínica veterinária, os profissionais estão completamente habilitados para tratar do seu bichinho caso ele tenha qualquer tipo de problema ou necessidade.

Ademais, outras atividades estão inclusas nas diárias, o que garante a satisfação dos animais hospedados, como passeios e brincadeiras.

Muitas clínicas já disponibilizam esse serviço, que tem como mais uma vantagem ser um local familiar para o cão que se trata nesses ambientes, além de reduzir a ansiedade e receios pertinentes à ausência do dono.

Portanto deixar o cachorro sozinho não é uma alternativa adequada. Assim, procure por serviços de qualidade que garantirão o bem-estar do seu animal enquanto você estiver ausente.