(11) 3885-5199

Blog

Raças de gatos: as 10 raças mais procuradas no Brasil

Você reconhece todas as raças de gatos?

Identificar raças de gatos pode não ser tão simples como algumas raças de cachorro, até mesmo pessoas que não conhecem muito esses animais sabem como são cachorros da raça poodle, pastor alemão ou labrador.

Mas com as raças de gatos não são bem assim: até mesmo os apaixonados por gatos não conhecem tão bem as diferentes raças que existem desses felinos.

Um dos motivos é a grande prevalência dos gatos SRD (sem raça definida) em relação a todas as raças de gatos no Brasil – os nossos amados vira-latas.

Mas outro motivo é que a paixão pelos gatos no nosso país ainda está em ascensão, pois enquanto que nos Estados Unidos e em muitos países da Europa existem mais casas com gatos do que com cães, os cachorros ainda são os pets preferidos das casas brasileiras. Os gatos estão, pouco a pouco, conquistando seu espaço nos corações dos brasileiros.

Raças de gatos ou espécies diferentes?

Os gatos domésticos são todos classificados como uma única espécie: Felis catus. No entanto, dentro dessa espécie existem diversas variações genéticas que se traduzem em diferenças em sua aparência, formando as raças dos gatos.

Atualmente, segundo a Federação Internacional de Felinos (FIFe), são reconhecidas 48 raças de gatos, mas esse número varia de acordo com a instituição.

A seguir, separamos 10 das raças de gatos mais procuradas no Brasil para vocês conhecerem mais sobre esses felinos.

Persa

Raças de gato Perça

Os persas talvez seja uma das raças de gatos  mais conhecidas entre os brasileiros. São gatos muito dóceis e tranquilos, por isso são frequentemente escolhidos como os pets de famílias que moram em apartamentos com crianças pequenas.

Porém, apesar de serem populares entre essas famílias pelo seu temperamento, seus pelos são longos e exigem atenção para que sejam escovados frequentemente para não terem nós.

Os gatos persas mais comuns possuem focinho achatado (flat face), mas existem também os persas de focinho alongado, conhecidos como doll face.

Siamês

Raças de Gato Siamês

Se os persas são a raça de gato mais conhecida no Brasil, os siameses com certeza vêm logo em seguida. São gatos de pelo curto, cabeça de formato ligeiramente triangular e sua característica mais marcante é a coloração clara com manchas escuras no focinho, nas orelhas, nas patas e na cauda.

Os gatos da raça siamesa possuem um miado mais forte do que os de outras raças. São, no geral, mais agitados do que os gatos persas e podem ter um temperamento mais imprevisível, mas são muito inteligentes, curiosos e amáveis.

Himalaio

Raças de Gato Himalaio

Os gatos himalaios são resultados de um cruzamento muito bem sucedido entre persas e siameses. Por isso, os himalaios possuem pelos longos como os persas, olhos claros e manchas mais escuras em suas extremidades, como os siameses.

Os himalaios, assim como os persas, possuem patas mais curtas e isso faz com que eles não consigam subir em grandes alturas – o que pode ser uma vantagem para quem não quer um gato escalando suas estantes. Assim como os persas, podem ter focinhos achatados ou alongados. São gatos doces e muito sociáveis.

Angorá

Raças de gato Angorá

Uma das raças de gatos  mais famosas dos quadrinhos é o angorá! Mingau, gato de estimação da Magali dos quadrinhos da Turma da Mônica, é um gato angorá, raça de gatos médios, elegantes, que possuem pelos semi-longos.

Existem angorás de várias cores, mas os mais comuns são os brancos. Uma característica que é frequente nos angorás é a heterocromia, quando o gato possui um olho de cada cor.

São animais dóceis e ativos, gostam de subir nas alturas e geralmente têm ninhadas pequenas.

Maine coon

Raças de Gato Maine Coon

Outra raça de gato doméstico de grande porte, o maine coon é uma raça de gatos que podem pesar até 11 kg. São gatos de pelos longos (também são chamados de gato americano de pelo longo), geralmente castanho com algumas manchas.

O maine coon tem esse nome por causa de um estado americano, Maine, onde ele foi declarado como a raça oficial do lugar. É uma raça de gatos musculosos e resistentes por terem sido originalmente gatos que trabalhavam em fazendas, caçando ratos. Como pet, é um gato muito inteligente, dócil e independente.

Sphinx

Raças de Gatos Sphinx

O sphinx é uma raça que divide muitas opiniões: exótico para uns, esquisito para outros, o sphinx é uma raça de gatos que não têm pelos.

Também conhecidos como pelado canadense, o sphinx é uma raça relativamente nova – tendo sido internacionalmente reconhecida como uma raça apenas no final da década de 90. Os gatos da raça sphinx, além de não ter pelos, também não possuem bigodes.

Isso faz com que eles sejam mais desajeitados: se desequilibram fácil e têm dificuldade em subir em grandes alturas. São carinhosos e podem ser muito apegados aos seus donos.

Ragdoll

Raças de Gatos Ragdoll

O ragdoll é uma das maiores raças de gatos domésticos, podendo pesar mais de 9 kg quando adulto. O ragdoll tem esse nome (em tradução livre, boneca de pano) porque geralmente gostam muito de colo e ficam muito relaxados quando são carregados como bebês.

São gatos de pelo semi-longo, olhos azuis e geralmente possuem manchas mais escuras em suas extremidades. Os gatos desta raça são indefesos e preferem locais fechados à ambientes externos.

Burmês

Raças de Gatos Burmês

O burmês, ou burmese, é uma raça de gato de porte médio, na qual o padrão mais comum são gatos de pelos na cor marrom escura e olhos amarelados.

Possuem pelos mais curtos e são conhecidos por manterem o comportamento típico de filhote por toda a vida adulta, o que caracteriza um animal brincalhão e agitado.

São descendentes dos siameses, por isso também costumam miar bastante, porém possuem um miado mais suave do que seus antecessores.

American shorthair

Raças de Gatos American Shorthair

Originalmente conhecido como gato doméstico de pelo curto (domestic shorthair), essa raça teve seu nome alterado devido ao surgimento de outras raças de pelo curto.

O american shorthair é um gato popular não somente aqui no Brasil, como no mundo inteiro. É uma raça descendente de gatos que eram levados nas embarcações da Europa para os Estados Unidos para que as cargas ficassem protegidas de ratos e outras pragas.

Por isso, é uma raça de gatos robustos, fortes e rápidos, com pelo curto e de textura grossa. Possuem padrão de cor rajada e seu temperamento é curioso e sociável.

Brazilian shorthair

Raças de Gatos Brazilian Shorthair

A primeira raça de gato brasileira a ser reconhecida internacionalmente foi o brazilian shorthair. Foi uma raça resultante de cruzamentos entre raças de gato europeias.

Os gatos da raça pelo curto brasileiro são menores do que os american shorthair, possuem grande diversidade de padrões de cores de pelo e olhos, e possuem pelos curtos e sedosos. São muito conhecidos por terem boa resistência a doenças e são brincalhões, dóceis e até um pouco carentes.

E os gatos sem raça?

Os gatos SRD são mestiços de diversas raças e são extremamente comuns aqui no Brasil. Por terem uma diversidade genética muito grande, são no geral, menos suscetíveis a doenças do que alguns gatos de raça.

O temperamento dos gatos SRDs assim como seu porte e coloração é difícil de prever, principalmente porque a maioria deles já foi muito miscigenado a ponto de não ser possível identificar seus antecessores. Porém, inteligência e afetuosidade são duas características extremamente comuns em gatos SRD.

Quem vê pedigree, vê saúde?

Se a ideia é adotar um gato de raça, muitos já se preocupam com o pedigree. O pedigree nada mais é do que um certificado que garante a pureza do animal, pois para as instituições oficiais, se um gato de raça pura cruza uma vez com outra raça ou com um gato mestiço, ele já pode ser considerado SRD.

No entanto, para os gatos, o pedigree vale mais para quem deseja inscrever o pet em exposições e concursos, não influenciando na sua saúde ou até mesmo em seu temperamento.

Como escolher a raça do gato?

Escolher qual raça de gato adotar é uma escolha muito pessoal. É preciso pensar de acordo com seu espaço disponível, sua rotina e quem mora junto com você para descobrir se o gato ideal para chamar de seu pode ser de uma dessas raças.

Raças de gatos com pelo longo, por exemplo, geralmente demandam mais tempo e dedicação na sua escovação e higiene e provavelmente não são uma boa opção para casas de pessoas alérgicas. Mas tenha certeza que, independente da raça, gatos são excelentes bichos de estimação.

Se você gosta desse tipo de conteúdo, não deixe de se inscrever em nossa newsletter para receber mais artigos com informações e dicas para cuidar bem do seu pet.