Serviços

Acupuntura para Cães

Terapia: Acupuntura para cães

Acupuntura cães

A acupuntura é uma técnica milenar de medicina chinesa que trabalha um conceito bem diferente da medicina oriental tradicional.

Nesta terapia, além dos vasos sanguíneos que formam todo um complicado “encanamento” no corpo e irrigam todas as partes dele, existe um segundo, que leva energia a todas as partes do corpo, ou seja, órgãos, músculos, ossos, etc .

Quando esta energia está com as vias obstruídas ou há concentração de energia demais em determinada região, segundo a acupuntura, começam os problemas de saúde.

Por isso, são posicionadas pequenas agulhas em regiões específicas que permitem a energia fluir e curar os males dos pets. Assim, é possível equilibrar a energia e a interação com o meio ambiente.

Por isso, nesta terapia, as doenças e dores são vistas como alterações no equilíbrio energético, tanto no fluxo, quanto na concentração. E é por estes motivos que são pressionados os pontos com as agulhas, para restabelecer o equilíbrio.

Além das agulhas, também são realizados estímulos com aplicação de calor, massagens, técnicas de manipulação, eletroestimulação, ultrassom, injeção de substâncias nos pontos e laser.

Essa terapia visa a restauração e a manutenção da saúde por meio do equilíbrio da energia vital e é usada em animais e humanos há mais de 5 mil anos com sucesso.

Existem muitas aplicações para a acupuntura, mas os males que tratamos utilizando esta técnica aqui na clínica são: controle de ansiedade, estresse e para ajudar com as dores dos pets.

Em casos de doenças que estão recebendo tratamento com medicamentos através das técnicas tradicionais, a acupuntura é um auxiliar para ajudar a aplacar os sintomas causados pelas doenças ou por reações aos medicamentos e procedimentos.

As sessões duram cerca de 15 a 25 minutos e são feitas com agulhas esterilizadas e descartáveis, assim, não existe risco de contaminação para o seu bichinho.

O número de sessões depende da recuperação do animal, não dá para saber ao certo quantas serão necessárias para cada tipo de problema. No entanto, a equipe veterinária faz um acompanhamento próximo do animal para garantir o bom andamento do tratamento.

No que a acupuntura pode ajudar o meu pet?

Como é uma técnica sem contraindicações, pode ser utilizada para diversos tipos de tratamentos.

A  acupuntura é capaz de acalmar animais estressados e ansiosos, como também pode tratar e diminuir inflamações, dores crônicas, como doenças na coluna, artroses,  dermatites, câncer e doenças autoimunes.

Animais idosos, muitas vezes, tem restrições a uma série de medicamentos, por isso, para ajudar a aplacar as dores e dar melhor qualidade de vida aos bichinhos mais velhos, pois o tratamento também relaxa os músculos e melhora a circulação sanguínea. 

Alguns estudos mostram que a Acupuntura pode ser utilizada para reduzir e até mesmo parar com os medicamentos em tratamentos de longo prazo.

Como o tratamento começa?

Em primeiro lugar, é essencial realizar uma consulta com a nossa equipe médica antes de qualquer uma das terapias disponíveis. O profissional irá avaliar as condições do pet e encaminhá-lo para a mais indicada.

Caso a acupuntura seja o melhor para o seu pet, ele será encaminhado para a acupunturista. A primeira sessão é mais demorada, pois é necessário fazer uma série de perguntas sobre a saúde e personalidade do animal.

Normalmente, após 4 sessões já pode ser notada uma melhora e a retomada de atividades que não fazia antes.

A acupuntura não tem efeitos colaterais

Não é preciso preparos especiais antes de uma sessão de acupuntura.

Após a sessão, é comum que o animal esteja relaxado, sonolento e durma profundamente. Também é comum uma atividades maior da bexiga, bem como podem ocorrer pequenos sangramentos onde foram inseridas as agulhas, mas não é motivo para se preocupar, pois é totalmente normal.

Para saber se o tratamento está sendo efetivo, é importante acompanhar o animal durante a sua rotina dentro de casa, se ele está retomando atividades, como subir no sofá, voltar a brincar, entre outras coisas que fazia antes de ter um problema de saúde.

A acupuntura não é indicada para animais agressivos, pois pode estressá-los e causar desconfortos desnecessários.

A terapia não substitui o uso de medicamentos

Assim como nenhum medicamento interfere na acupuntura, o contrário também acontece. Por isso, o animal deve manter o tratamento com os medicamentos e a acupuntura será utilizada como um tratamento complementar para melhorar a saúde do animal.

A acupuntura não causa dor

Apesar de alguém poder pensar que por utilizar agulhas, a acupuntura cause dor aos animais, isso não é verdade. Pois a acupuntura é indolor!

O que pode acontecer é que alguns animais se sintam desconfortáveis com a terapia.

Então, é possível, por exemplo, usar um laser no mesmo ponto em que seriam inseridas as agulhas.

Conclusão: Acupuntura para cães

Agora que você já sabe mais sobre esta milenar terapia que ajuda mais de ¼ da população mundial e é usada há mais de 5 mil anos para o tratamento de saúde, agende uma consulta com um dos nossos profissionais.

Assim, após a avaliação médica, é possível encaminhar o seu pet para a acupuntura, se esse for o melhor tratamento para ele.

 

Venha conhecer a Pet Pillow

A clínica veterinária 24h Pet Pillow oferece serviço de consultas noturnas, além de atendimento emergencial. Nossa clínica conta com uma infraestrutura completa de atendimento para urgências, com UTI e centro cirúrgico.

Nosso hospital veterinário 24 horas dispõe de equipamentos modernos e infraestrutura para atender até 4 gatos simultaneamente em nosso gatil, 4 pacientes na UTI, 9 internações e 6 hóspedes em nosso hotel. Possuímos estrutura para realizar consultas veterinárias, um centro cirúrgico, e como mencionado anteriormente, até UTI animal.

Você pode marcar uma consulta também pelo telefone:

(11) 3885-5199

Av. Brigadeiro Luís Antônio, 4565
Telefone: (11) 3885-5199