Serviços

Fisioterapia para Cachorros

Fisioterapia para Cachorros

fisioterapia cachorros

A fisioterapia para cachorros foi criada, inicialmente, como uma adaptação da fisioterapia para humanos, mas vem ganhando mais mercado e reconhecimento profissional pelos resultados positivos que vem apresentando.

Na fisioterapia, são utilizadas diversas técnicas para melhorar a vida do animal, para recuperar a musculatura afetada por lesões, traumas ou doenças.

Cachorros com problemas ortopédicos, tem uma recuperação mais rápida depois da fisioterapia, além de prevenir sequelas e combater incômodos.

Em casos neurológicos, a fisioterapia é essencial para recobrar os movimentos do pet e também para combater a progressão de doenças que fazem com que os animais tenham problemas ao se locomover.

Todas as doenças e patologias ortopédicas e neurológicas podem ser auxiliadas pela fisioterapia, seja no pré ou pós-operatório.

Um grande benefício da fisioterapia é poder, em vários casos, até mesmo eliminar a necessidade de uma intervenção cirúrgica! 

Assim, é possível evitar futuros sofrimentos e com o pet em condições físicas ideais.

É importante ressaltar que é o médico veterinário que precisa encaminhar o animal para a fisioterapia e também é o profissional indicado para definir qual é o melhor tratamento para as necessidades do pet.

 

O diagnóstico

Inicialmente, é feita uma avaliação clínica do pet, depois, podem ser solicitados exames complementares para identificar qual é o real problema.

Podem ser realizados exames de imagem como raio-x, tomografia e ressonância magnética,  para que assim sejam feitos diagnósticos mais precisos e o melhor tratamento pode ser indicado.

Além disso, também é necessário analisar aspectos neurológicos para verificar se os problemas motores não tem origem nessa região.

 

Reabilitação

Antes de iniciar a reabilitação, os médicos analisam todos os exames para desenhar o melhor plano para cuidar das doenças ou lesões do seu pet.

Normalmente, o tratamento começa com 2 ou 3 sessões semanais e vai aumentando gradualmente. 

Porém, a duração depende do diagnóstico realizado no animal, o estado atual do pet, a idade dele, e se há outras complicações clínicas.

Nas sessões, o seu pet vai realizar exercícios dentro e fora d’água. E ambos são excelentes para fortalecer a musculatura dos animais, reabilitar articulações e oferecer um melhor condicionamento físico.

Além disso, também são utilizados durante a terapia: tábua de equilíbrio, bolas, cones, entre outros recursos.

Técnicas

Existem muitas técnicas que podem ser utilizadas durante a recuperação do seu bichinho na fisioterapia. Confira mais sobre cada uma delas a seguir:

Eletroterapia

Nessa técnica, são utilizadas correntes elétricas para aliviar e tratar dores, assim como também fortalece a musculatura de pets que perderam massa por problemas de saúde.

Cinesioterapia

Já nessa técnica, são usadas bolas, pistas com obstáculos, entre outros acessórios que ajudam no equilíbrio do animal e na realização de movimentos.

É indicada para problemas ortopédicos e neurológicos e são realizados diversos exercícios terapêuticos e alongamentos

Ultrassom

O tratamento com ultrassom ajuda a reparar tecidos e em processos antiinflamatórios. É muito usado após cirurgias ortopédicas e em processos inflamatórios nas articulações, como em artrose, por exemplo.

Massoterapia

Com a massagem estimulando as regiões certas do corpo do seu bichinho, é possível diminuir a tensão na área, estimular a circulação do sangue, além de melhorar a oxigenação e a drenagem linfática e venosa.

Outra vantagem da massoterapia é eliminar nódulos nos músculos, que podem causar dor e sofrimento aos animais.

Hidroterapia

A hidroterapia é considerada um dos tratamentos mais completos da fisioterapia animal.
A água auxilia a reduzir impactos que são sentidos ao realizar exercícios no chão, por isso, é ideal para oferecer reabilitação animal, emagrecimento dos cães, recondicionamento, bem como para tratar dores nas articulações.

 

Os donos também precisam ajudar

É claro que a maior parte do sucesso do tratamento, vem da capacidade da equipe da clínica. Porém, a presença dos donos dos animais é indispensável durante esta fase.
É importante manter a alimentação adequada, conforme a indicação dos profissionais da clínica, acompanhamento durante as sessões e também estimular os exercícios dentro de casa.

Assim, é possível garantir ainda mais eficácia e curas mais rápidas para os animais.

Fisioterapia para cães é na Pet Pillow!

Agora que você já conhece mais sobre os serviços de fisioterapia para cães, a maioria das técnicas utilizadas e como elas podem ser aplicadas em diversas situações da vida do animal, sabe que pode contar com a equipe da Pet Pillow para cuidar do seu bichinho. Por isso, sempre que o seu pet precisar de atendimento médico, qualquer que seja a hora do dia ou da noite, traga-o para o hospital veterinário 24 horas da Pet Pillow.

Se o seu Pet estiver com dificuldades de locomoção, traga ele para uma consulta na clínica veterinária 24h da Pet Pillow, assim poderemos avaliar, diagnosticar e indicar os melhores e mais adequados tratamentos para o seu pet.