Veterinária Pet Pillow

5 motivos para adotar um pet

adotar um pet

Você sabia que os animais fazem muito bem para o nosso bem-estar? Eles ajudam no combate à ansiedade e à depressão, trazem alegria e proteção para os tutores, são companheiros, e esses são apenas alguns motivos pelos quais você deve adotar um pet.
Neste post vamos mostrar os benefícios de adotar um cachorro ou um gato e como essa ação pode mudar a sua vida para melhor. Quer matar sua curiosidade sobre o assunto? Então continue a leitura.

O que considerar antes de adotar um pet?

Atualmente, no Brasil, milhares de cães e gatos são abandonados por dia. Ao adotar um animal, que muitas vezes foi maltratado ou abandonado, você está dando ao pet um recomeço e uma oportunidade para ele ser amado. 
Muitas pessoas não percebem, mas os pets também têm sentimentos assim como nós, seres humanos. Eles sentem dor, tristeza, solidão e alegria. Assim, adotá-los é um ato de amor.
Antes de tomar a decisão, no entanto, é importante algum planejamento. Tenha certeza de que você realmente quer o novo amigo, para não mudar de ideia e devolvê-lo, caso ele não fique do tamanho que você espera ou tenha um comportamento diferente.

Qual é a importância de adotar um pet?

A adoção salva a vida de milhares de bichinhos que, na maioria das vezes, foram resgatados das ruas ou de tutores violentos. Além disso, adotar um pet é uma boa opção para quem mora sozinho ou se sente só.
Ainda que seja um filhote, adotar não vai fazer bem apenas para o animal, já que essa atitude é uma possibilidade do tutor ter um novo amigo, diminuir o estresse e problemas psicológicos e ser mais feliz.

5 Motivos para você adotar um pet 

Além de alegria para a casa, adotar animais traz muitos benefícios. Veja alguns a seguir.

1. Você salva a vida de um animal e ele ganha um lar novo

Ao adotar um bichinho, você estará salvando ele das ruas, um lugar onde a probabilidade dele sofrer maus-tratos, passar fome e ser atropelado é grande.
O que todos os animais que estão nas ruas mais desejam é ter um lugar seguro para morar, onde não vai faltar alimento e carinho, assim, você pode ter a certeza que ele vai retribuir com todo amor e carinho e sempre será fiel aos seus tutores. 

2. Garante um companheiro em todos os momentos 

Os animais, principalmente os cachorros, são bichos fiéis e leais, que gostam de acompanhar o tutor aonde ele for e de estar por perto nos momentos tristes e felizes.
Além disso, conviver com um animal incentiva a socialização, já que ele ajuda a pessoa a se tornar mais ativa e participativa da vida comunitária.

3. O pet pode alertar quando existe algum perigo

Os animais já salvaram a vida de várias pessoas e sabem quando algo de diferente está acontecendo ou está prestes a acontecer. Assim, eles tentam nos alertar de alguma maneira. Os cachorros, por exemplo, tentam chamar a atenção de seus tutores através do seu latido, já os gatos costumam ficar mais próximos.
Dessa forma, adotar um companheiro pode ser uma boa forma de se manter mais protegido, e além disso, garantir uma vida mais segura e feliz ao pet.

4. Adotar um pet auxilia no combate a distúrbios mentais

Um pet faz companhia e percebe quando o tutor não está bem. Por isso ele fica perto para acalmá-lo e tentar de alguma forma deixá-lo mais feliz. É importante destacar que existem animais treinados para ajudar no tratamento da depressão e de outras doenças.
Pet são utilizados, inclusive, para garantir mais qualidade de vida e minimizar o estresse e a depressão em pacientes hospitalizados, graças ao seu “efeito terapêutico”.

5. Ajuda você a ser mais responsável e a ter uma vida mais ativa

Ao adotar um pet, o tutor pode se tornar uma pessoa mais responsável, já que é necessário ter compromisso e dedicação para acolher o animal e suprir todas as suas necessidades.
Se você é sedentário e quase não movimenta o corpo, com o pet essa situação também pode mudar. Além da caminhada diária que você terá quando for levá-lo para passear, ele ajudará você a tomar mais sol, ficar ao ar livre, brincar e até mesmo a acordar mais cedo.

Qual animal eu devo adotar?

Na hora de escolher o animalzinho para ser adotado, é preciso analisar o tamanho do animal em relação ao tamanho da casa ou apartamento, uma vez que os animais de maior porte precisam de um espaço maior para correr e brincar. Isso garante ao pet conforto no novo lar.
Se deseja levá-lo para todos os lugares que você for, opte por um animal menor, já que é mais fácil transportá-lo. Caso tenha crianças em sua casa, certifique-se de que o animal não represente riscos a elas e de que terão uma convivência agradável.

Como adaptá-los ao novo lar

Caso o animal seja adulto ou tenha sido resgatado da rua, a adaptação é mais fácil, já que o pet ficou muito tempo passando necessidades e tudo o que ele mais quer é encontrar um lugar calmo e seguro, onde não vai lhe faltar nada.
Para ajudá-lo a se adaptar melhor, brinque com ele, dê carinho, atenção e alimento e arrume um lugar aconchegante e seguro para ele dormir. Caso já tenha um pet, comece a acostumá-los aos poucos. Primeiramente, certifique-se de que o animal não tenha nenhuma doença. Após isso, permita que eles se conheçam cheirando um ao outro.
Também lembre-se que um bichinho que estava na rua necessita de uma boa alimentação para evitar problemas de saúde. Leve o seu pet a um veterinário para fazer um check-up. Só assim você terá a certeza de que o animal adotado ficará saudável e bem nutrido.

Concluindo…

Adotar um pet é um ato de amor. Essa atitude pode salvar um ser e transformar a vida do animal e, claro, do seu tutor. Lembre-se que você precisa agir para usufruir dos benefícios de ter um pet, então que tal procurar um espaço de adoção hoje mesmo?
Sair da versão mobile