Tudo que você precisa saber sobre cadela no cio.
O comportamento de uma cadela no cio muda muito. Nesse período, acontecem muitas mudanças físicas e comportamentais no animal e, sendo assim, é importante entender que os ciclos sexuais e de reprodução da cadela não estão ligados com os ciclos hormonais que controlam a sexualidade ou reprodução humana.
Antes de entrarmos mais a fundo nos detalhes de como uma cadela fica durante o cio, precisamos entender o que é esse período, quais os riscos para a saúde do animal e o que se deve ou não fazer nesse momento tão delicado. Continue lendo este post para aprender sobre a cadela no cio.
Cadela no cio: o que é o cio?
O cio é o nome popular de duas fases do cio ou ciclo estral da cadela. Esse é o nome dado para o ciclo reprodutivo dos mamíferos, exceto os humanos e grandes primatas que têm ciclo menstrual. Vale a pena lembrar que esse ciclo só ocorre em fêmeas (sexo feminino).
Abaixo explicaremos que o ciclo estral não corresponde somente as fases conhecidas pelo sangramento vaginal e a aceitação da cruza. Existe ainda mais duas fases, que não vemos, mas que continuam agindo no organismo da sua cadelinha.
Cadela no cio: duração e sintomas
O ciclo sexual das cadelas é diferente da maioria dos mamíferos. O cio significa que a cadela está pronta e desenvolvida fisicamente. Entretanto, isso não quer dizer que a cadela está pronta para procriar.
Algumas pessoas têm dúvidas sobre quanto tempo dura o sangramento de uma cadela, pois em alguns casos esse tempo passa despercebido.
O cio é o período em que a cadela está disposta a cruzar e ele acontece em média 2 vezes ao ano, no período de 6 a 8 meses.
O primeiro cio de uma cadela costuma acontecer entre os primeiros 6 meses e 1 ano de vida. Isso depende sempre do tipo de raça e do porte. Em cadelas de porte grande, o primeiro cio pode demorar até os 2 anos para aparecer. De forma geral, o primeiro cio costuma surgir no seguinte período:
- Cadelas pequenas: entre 6 e 12 meses:
- Cadelas médias: entre 7 e 13 meses;
- Cadelas grandes e gigantes entre 13 e 24 meses.
O ciclo de reprodução total de uma cadela no cio é dividido em 4 fases: proestro, estro, diestro e anestro. Para não entrar muito nos aspectos técnicos de cada ciclo, vamos explicar em linhas gerais o que acontece em cada um deles:
Proestro:
Duração: 7 a 9 dias dependendo da raça e porte.
Na primeira fase do ciclo, a cadela no cio começa a sangrar, deixando cair pequenas gotas de sangue ao andar. Uma forma de evitar este problema e as manchas pela casa é comprar fraldas especiais para cadelas.
Pode ser que o animal fique mais ansioso para sair de casa nesta fase, mas vale ressaltar que ela ainda não está no período fértil, portanto não deixará que um macho monte para cruzar.
Estro:
Duração: 3 a 17 dias dependendo da raça e porte.
Nesta fase a cadela no cio está ovulando e se encontra no período fértil, portanto está disposta a cruzar com os machos.
É muito comum, neste período, ver uma fila de cachorros machos se formando na porta da casa com uma cadela no cio.
Isto acontece, por que eles sentem o cheiro do feromônio exalado por ela. Esta fase se prova um desafio para os tutores, pois os machos tentam pular o muro de casa, fazer buracos e tudo que estiver ao alcance deles para chegar até a fêmea.
É recomendável deixar a cadela dentro de casa e não no quintal, além de evitar passear com a cadela no cio em locais com muitos cães de rua neste período.
Diestro:
Duração: 60 a 100 dias dependendo se houve ou não a fertilização.
Caso a cadela no cio tenha cruzado e houve fertilização do óvulo, ela irá engravidar. Haverá a gestação, nascimento e lactação posteriormente.
Mas, para a finalidade deste artigo, vamos nos concentrar no segundo caso: quando não houve fertilização.
Nesta fase a cadela não irá mais permitir o cruzamento, irá começar a comer muito e o seu humor irá começar a se estabilizar.
É importante dizer que existem casos de gravidez psicológica em alguns animais, em função de uma alta produção hormonal. É importante prestar atenção e consultar o seu veterinário.
Anestro:
Duração: aproximadamente 120 dias
É a fase onde a cadela não está ativa sexualmente. Ele acontece depois que o animal deu à luz ou na fase Diestro nas cadelas que não foram fertilizadas.
Nesta fase a mudança de humor e comportamento é bem perceptível. Ela também serve para que a cadela se recupere para o próximo período fértil.
É interessante destacar também, que diferentemente dos humanos, não existe uma fase como a menopausa nas cadelas.
O cio continua ocorrendo até o final da vida do animal, em alguns casos, inclusive, é recomendada a castração para evitar doenças e para aumentar a expectativa de vida.
Como identificar uma cadela no cio?
Quando a cadela está no cio alguns sintomas físicos e comportamentais começam a aparecer. O mais fácil de identificar é o sangramento em pequenas quantidades, porém, em alguns casos, pode ser difícil identificar este sangramento.
Quando a cadela entra no cio ela começa a apresentar mudanças fisiológicas e de comportamento como:
- Aumento da vulva;
- Vermelhidão ou escurecimento da vulva;
- Agitação e agressividade;
- Sonolência e apatia;
- Diminuição do apetite;
- Durante o período de ovulação, a cadela fica mais receptiva à cruza, assim, ela ergue a cauda e fica em posição para receber o macho.
Se você reparar quaisquer mudanças desse tipo, não há motivos para se preocupar, pois faz parte da vida delas.
Comportamento de uma cadela no cio
Cada fase de reprodução da cadela tem algumas características comportamentais diferentes. Como vimos, o cio da cadela geralmente ocorre algumas vezes por ano e pode não ser facilmente detectado.
No nível biológico pode haver alguns sinais que o demonstrem, mas também é comum uma série de mudanças no comportamento das cadelas no cio. Cada fase do ciclo de reprodução da cadela tem algumas características comportamentais diferentes. Vamos explicar as principais mudanças que podem afetar uma cadela no cio.
A cadela fica mais carinhosa
Antes do período fértil, a cadela no cio fica mais carinhosa com as pessoas que fazem parte do que ela considera sua matilha.
É possível que ela tenha alguns comportamentos sexuais em relação à estas pessoas. Com os machos, este carinho só começa a se manifestar no período fértil.
Ela também ficará mais “apegada” aos donos e buscará receber carinho continuamente: Inclusive algumas cadelas podem sofrer de ansiedade de separação se ficarem sozinhas por muito tempo.
A ansiedade para sair de casa
Uma cadela no cio fica mais ansiosa para sair de casa, mesmo antes do período fértil. É preciso cuidado redobrado dos tutores nestas saídas de casa durante o período de cio, pois os machos irão fazer fila atrás da cadela tentando montar para cruzar.
É preciso ter cuidado se não quiser que a cadelinha tenha filhotes. Se prestar atenção, notará que durante uma caminhada na rua ou na praça, ela estará mais próxima de machos do que de fêmeas.
Quando a cadela no cio está perto de um possível parceiro, é provável que ela deseje brincar apenas com ele e não dê atenção ao resto.
Brigas com outra cadela no cio
Conflitos ocasionais e repentinos costumam ser causados pela alteração hormonal da cadela no cio. Essas alterações hormonais, afetam diretamente o comportamento das cadelas. As fêmeas sofrem de alterações hormonais e físicas nesse período, afetando o seu humor e personalidade.
Por isso, não é estranho observar picos de agressividade com fases de calmaria. Vale lembrar que essas mudanças não afetam todas as cadelas.
Optando pela prevenção, a melhor forma de evitar os ataques e alterações comportamentais é castrando a cadelinha antes do primeiro cio. Assim, a castração pode fazer com que as brigas acabem.
As brigas entre cadelas no cio são as mais perigosas e graves no mundo canino. Assim sendo, uma cadela no cio compete com outras cadelas pelo acasalamento, desta forma, essas brigas devem ser enfrentadas com seriedade, pois são muito mais difíceis de apartar do que brigas normais.
Se houver outro macho, é preciso ainda mais cuidado, pois essas brigas são muito mais violentas. Assim, a cadela visa eliminar a concorrência e até com a intenção de matar a outra fêmea.
Recomendações
Durante o período do cio, é possível seguir algumas recomendações para esse momento ocorra sem perigos. As recomendações são:
Evite passeios
O primeiro cuidado que deve ter com a cadela no cio deve ser, principalmente, manter a fêmea dentro de casa, pois assim previne os seguintes problemas:
- Transmissão de parasitas externos e internos para a cadela, no momento da cópula;
- Evitar a reprodução indesejável de cães, controlando a superlotação de animais na rua;
- Prevenir o contágio com DST’s.
Então, se você não quer que a sua cachorrinha se torne um imã para os cachorros da rua, você vai precisar mantê-la em casa durante alguns dias. Sair para passear só se ela estiver protegida de outros cachorros.
Caso seja muito necessário sair na rua com a sua cadela no cio, tenha atenção e redobre o cuidado para mantê-la em segurança. Uma boa alternativa é usar a guia curta para ter mais controle.
A melhor opção é não passear neste período ou até fazer esse passeio em companhia de mais pessoas, para que vocês consigam evitar possíveis machos no seu caminho.
Tenha paciência
Os hormônios podem provocar aumento do stress e nervoso. Isso pode deixá-la muito animada durante o cio, por isso, todos os moradores da casa não podem se comportar como de costume. Seja firme em manter as regras estabelecidas, mas não exagere nas broncas e punições.
Não é recomendável castrar uma cadela no cio
Os riscos do procedimento são muito maiores durante este período, podendo haver complicações que coloquem em risco a saúde do pet. Desse modo, o ideal é esperar passar o período do cio e depois realizar o procedimento.
Ter uma cadela não castrada dá muito mais trabalho para os tutores do que uma cadela castrada. Tanto em relação à saúde do animal, quanto ao trabalho para cruzar e tomar conta das ninhadas.
Sendo assim, deixamos aqui algumas recomendações para aumentar a expectativa de vida da cadela, relacionadas ao ciclo de reprodução.
É recomendada a castração após o primeiro cio
Após o primeiro cio, se você tem uma cadela e não tem intenção de que ela cruze ou se reproduza, é recomendado realizar o procedimento da castração, pois significa uma grande redução de risco para algumas doenças.
Desse modo, o ideal é fazer a castração após o primeiro cio e antes dos 2 anos. Uma castração precoce pode causar alguns problemas, como deixar a vulva infantil, o que favorece infecções urinárias e pode impedir o desenvolvimento correto do músculo esquelético.
Para se ter uma ideia da importância do procedimento, a castração reduz drasticamente a chance de um câncer de mama, por exemplo.
Além disso, as fêmeas castradas antes do primeiro cio tendem a ter uma vida mais longa e correm muito menos riscos de saúde. É importante mencionar também que a castração diminui drasticamente o risco de doenças nas vias uterinas e, bem como do câncer de útero. Deste modo, a sua cadela não correrá o risco de desenvolver câncer dos órgão genitais durante a velhice.
Cruzamento no primeiro cio
Apesar da cadela no cio estar fisicamente apta para cruzar e procriar, não é recomendado realizar o cruzamento no primeiro cio. Por se tratar de um animal muito jovem, a gravidez precoce pode gerar problemas para a mãe e para os filhotes.
Considere esperar pelo menos 1 ano para realizar o cruzamento. Ainda assim, é ideal agir de acordo com a recomendação do seu veterinário de confiança, para evitar complicações no futuro.
Erroneamente, muitas pessoas previnem a reprodução com o uso de anticoncepcional. A prática é muito perigosa e pode levar as fêmeas a sérios problemas de saúde, provocando até mesmo a morte do animal.
A castração é o único meio seguro para quando o tutor não tem a intenção da reprodução. Além de não expor a cadela ao anticoncepcional, que poderá desenvolver doenças como Piometra, a castração ajudará a prevenir o crescimento de tumores do trato reprodutor.
O uso da fralda pode ajudar a controlar o sangramento de uma cadela no cio. Inclusive, ele é muito indicado como uma calcinha higiênica. Sendo assim, o tutor pode vestir a calcinha sempre que quiser deixá-la livre para subir em móveis ou brincar com visitas, mantendo a higiene do lugar.
Não podemos esquecer que esse uso é específico, pois a cadela no cio não pode ficar longos períodos com a fralda. Ela precisa ser trocada frequentemente. Também é importante deixar sua cadela livre para fazer suas necessidades e se lamber como de costume, para que ela se acostume com a fralda, mas não a usar sempre.
Esperamos que este artigo tenha ajudado a esclarecer suas dúvidas sobre cadela no cio. Se quiser receber mais conteúdos como este, se inscreva em nossa newsletter para receber as novidades. Toda semana publicamos um artigo novo aqui no blog com dicas para cuidar bem do seu pet.