(11) 3885-5199

Blog

Cães para adoção: 5 opções para adotar um animal em SP

Cães para adoção: onde adotar um companheiro

Poucas coisas nos abalam mais do que ver um animal abandonado nas ruas. Infelizmente, ainda é frequente observar cães e gatos sem donos, vulneráveis à fome, ao frio e até aos maus tratos de pessoas mal intencionadas. Porém, felizmente, existem muitas instituições e muitas pessoas de bom coração dispostos a retirar esses animais das ruas e encontrar um lar para eles, colocando cães para adoção na procura de encontrar donos carinhosos e dedicados.

Cães para adoção em São Paulo

Você, que está pensando em ter um pet, já pensou em adotar um animal resgatado? Além de fazer uma boa ação, é certo que você terá um companheiro que irá te dar muito amor como forma de agradecimento.

Em São Paulo existem ONGs e outras instituições que promovem feiras com cães para adoção, locais perfeitos para adotar o seu pet. Separamos a seguir 5 locais para adotar um animal em São Paulo.

Clube dos Vira-Latas

O Clube dos Vira-Latas hoje é a maior ONG de cuidado animal do Brasil e, com 13 anos de existência, já promoveu mais de 7 mil adoções.

No site da ONG é possível navegar pelos cães para a adoção de acordo com o seu porte, o que facilita muito na hora de escolher o cão ideal para adoção.

Além de ser possível buscar um cão para adotar por meio do site da ONG, eles também promovem eventos de doação e possuem, também no site, um calendário com os próximos eventos e um local no qual você pode falar com alguém da instituição para promover um evento de doação em seu estabelecimento.

Para quem quer ajudar a ONG, mas ainda não pode adotar um amigo, é possível contribuir com doações financeiras e também comprando os produtos da lojinha, que vende artigos como calendários e wallpapers onde os “modelos” são os cães para adoção.

CCZ – Prefeitura

A Divisão de Vigilância de Zoonoses de São Paulo (DVZ) é o órgão da prefeitura responsável pelo controle de doenças transmitidas por animais, denominadas de zoonoses.

O DVZ mantém um Centro de Controle de Zoonoses – o CCZ – no bairro de Santana, onde existem laboratórios equipados para exames referentes à zoonoses e que oferece diversos serviços, como o registro de RGA (Registro Geral Animal) e a vacinação gratuita contra a raiva.

O CCZ também possui diversos animais para adoção: de cães e gatos até animais de grande porte, como porcos e cavalos.

Para a adoção de cães e gatos, o CCZ possui um site com fotos e detalhes dos animais disponíveis – se um deles conquistar seu coração, é só comparecer à sede do CCZ com documentos, comprovante de residência e pagar uma taxa simbólica de R$ 23.

Já para os animais de grande porte, é preciso comprovar a residência em área rural, para que a adoção seja feita de forma responsável. O CCZ também tem programas de trabalho voluntário como a “Cãominhada”. Assim sendo,  as pessoas podem se cadastrar para caminharem com os cães que estão em seu recinto.

Adote um focinho

A ONG Adote um focinho mantém um sítio com aproximadamente 150 animais, entre filhotes, idosos, adultos e até mesmo cães especiais, para adoção.

A Adote um focinho foi fundada em 2006 e, desde então, sobrevive com doações. Em seu site é possível ver os cães que estão disponíveis para adoção. Lá você também pode ler as histórias de quem adotou um companheiro por meio da ONG.

O contato para quem está interessado em adotar um cão é feito por meio do número de telefone das responsáveis pela ONG. Mas também é possível se cadastrar na newsletter deles para receber novidades da instituição.

AMPARA Animal

A Associação das Mulheres Protetoras dos Animais Rejeitados e Abandonados é uma OSCIP (Organização da Sociedade Civil de Interesse Público) que, diferente das organizações anteriores, não possui abrigo animal.

O trabalho da AMPARA é feito captando recursos de empresas e distribuindo para diversas ONGs, em um sistema de rodízio.

A AMPARA promove eventos de adoção em shoppings e outros lugares, mas também é possível procurar pelos cães para adoção no site da instituição.

Além dos eventos de adoção, a AMPARA também promove outros eventos como exposições para a conscientização sobre os maus tratos animais e cursos de culinária vegana.

Matilha cultural

Mais do que a proteção animal, a Matilha cultural é um centro de ideias coletivas, que tem um espaço físico grande de três andares, onde sempre há uma programação multicultural gratuita ou a preços populares, que vai desde exposições de arte até eventos com música ao vivo.

Em parceria com a ONG Natureza em Forma, a Matilha promove todos os domingos uma feira de adoção de animais abandonados. Em vez de ver os cães em recintos expostos, a feira da Matilha deixa os animais soltos. Dessa forma é possível conhecer a personalidade do cão antes da adoção.

Desde sua primeira edição, em 2010, estima-se que cerca de mil animais encontraram famílias para chamarem de suas. Além das feiras semanais, a ONG Natureza em forma mantém uma loja. Lá é possível encontrar produtos voltados para os pets com baixo custo e também cães disponíveis para adoção.

Adoção responsável

Todas as instituições que promovem resgate e doação de animais reforçam que a adoção precisa ser sempre responsável.

É comum, em feiras de doação, se sensibilizar com a causa e querer adotar um animal por impulso. Mas é sempre bom refletir se você tem condições para cuidar desse animal.

O legal é pensar se sua casa possui espaço adequado e se você tempo para dedicar-se ao seu pet. Além disso, mensure se você possui recursos para custear sua alimentação, higiene e cuidados médicos necessários.

Assim, se você acredita que preenche todos os requisitos, adote o animal. Desse modo, além de realizar uma boa ação para ele, que está a procura de uma família, você também realiza um ato que irá encher seus dias de amor e alegria!

E para se preparar melhor, baixe nosso e-book Meu primeiro cachorro, onde você encontrará informações fundamentais para adotar o seu primeiro pet. Neste material, você encontra tudo que precisa saber em um só lugar, antes de adotar seu primeiro cachorro.