Muitas pessoas que têm felinos como seus animaizinhos de estimação duvidam da possibilidade de torná-los mais educados por meio de algum tipo de treinamento. Na realidade, isso não somente é possível, como também há técnicas práticas sobre como adestrar um gato que podem ser usadas por qualquer pessoa que goste de ter seus bichanos por perto e bem comportados.
Agora que você sabe que é possível treinar seu felino, é o momento de conhecer algumas técnicas de como adestrar um gato. A seguir, listamos 4 comandos simples e rápidos para colocar em ação. Acompanhe!
1. Dar a pata
Assim como qualquer bicho de quatro patas, os gatos usam essa parte do corpo de forma ativa. O adestramento consiste em oferecer um petisco ao felino na palma da mão e, sempre que ele tentar pegar com a boca, fechar ou afastar a mão.
Quando ele tentar pegar o petisco com a pata faça algum sinal indicativo, como estalar a boca, e dê o alimento para o gato assim que ele encostar a pata em sua mão.
2. Sentar
Para realizar essa técnica de adestramento, pegue o petisco e leve sua mão para trás do gato, pouca coisa acima de seu focinho. Ao fazer isso, ele terá que levantar a cabeça para acompanhar, e o próprio gesto fará com que ele tenha que sentar para seguir o que você está fazendo.
Quando o felino se sentar, faça o sinal indicativo — estalo com a boca — para apontar que ele fez o que era desejado e por isso receberá seu petisco como recompensa.
3. Deitar
Esse comando de adestrar gatos é muito semelhante ao anterior. Para realizar a técnica, basta segurar o petisco um pouco à frente do focinho do felino e, lentamente, mover a mão para cima e para baixo encostando-a no chão. Quando ele se deitar, faça o sinal indicativo de acerto e dê a recompensa.
4. Subir
Aqui você precisará de alguma mesa, plataforma ou qualquer coisa que sirva para que o gato possa subir. A ideia consiste em segurar o petisco acima do objeto no qual pretende que o animal suba. Quando ele efetuar a ação, dê o estalo e recompense.
Para realizar a técnica de descida, basta fazer o inverso, ou seja, com o gato em cima de algo, segure o petisco abaixo do objeto.
Quando começar a entender como funcionam os comandos e que será sempre recompensado pela realização, o bichano não apenas obedecerá, mas também ficará mais propenso para aprender outros tantos truques que seu dono desejar.
Importante
Você deve ter reparado que para realizar os comandos para adestrar gatos que indicamos acima, sempre foi usado um petisco como recompensa. O motivo para isso é que, de fato, podemos adestrar os felinos, mas eles apenas nos obedecerão se existir algum tipo de incentivo. É ai que as guloseimas entram em cena, afinal o bichano deve encarar tudo como uma brincadeira gostosa e divertida!
Por que adestrar o gato?
É claro que cada dono tem seus motivos para querer um gato mais obediente. A limpeza e organização, normalmente, estão entre os fatores mais importantes. Como bem sabemos, um felino tem um estilo de vida muito ativo e a depender da residência de seu amigo humano, tudo pode se tornar um caos.
Mas, não é somente isso. Ao trabalhar o adestramento de um gato é interessante observar que determinados comandos e técnicas servem para melhorar o bem estar do próprio bichano. Por natureza, os gatos são muito ativos e habilidosos e, por isso, acabam se colocando em situações de muito perigo.
Além disso, eles são animais extremamente curiosos e não é por acaso que existe o ditado de que a “curiosidade matou o gato”! A questão é que ao trabalhar o autocontrole do animal ele aprenderá a ter mais disciplina e obediência. Seria algo como saber o que pode e o que não pode fazer.
Mas, é claro, tudo vai depender da persistência do dono durante o treinamento. Para facilitar o processo, confira as dicas do nosso próximo tópico.
Como adestrar um gato com mais rapidez e facilidade?
Como você poderá perceber, algumas ações simples irão deixar o treinamento do seu gato muito mais eficiente. Confira!
- Quando o animal obedecer, você pode elogiar a ação e dizer o nome dele, assim, ele entenderá que o seu nome significa coisa boa;
- A repetição dos comandos é muito importante para que o felino fixe o que está sendo passado e o que deve ser feito;
- Nunca deixe de recompensá-lo por ter obedecido ao seu comando;
- Inicie o treinamento com coisas simples, como as dicas passadas acima e a palavra “não”. Aliás, ao dizer “não” lembre-se de ser mais rígido no tom de voz para que o animal faça uma espécie de diferenciação;
- Não assuste ou estresse seu gato;
- Seja muito paciente, o seu gato precisa se sentir tranquilo e nunca tente amedrontá-lo, pois geralmente o medo nunca é uma ferramenta de sucesso no processo de treinamento de qualquer animal;
- Não treine o gato com outros por perto, a não ser que a mãe do animal, caso ele ainda seja filhote;
Defina os limites de espaço, mas é fundamental que o gato entenda que ele não é o dono da “região”.
O que não deve ser feito ao adestrar um gato?
Para adestrar seu felino você precisará partir do princípio da recompensa e da motivação. Por isso, jamais vá para o lado da rigidez ou das broncas severas.
Além disso, é preciso considerar qual é o momento certo. Por exemplo, se ele estiver com uma presa nem adiantaria tentar, da mesma forma que ele nem daria atenção caso estivesse envolvido com algum brinquedo.
Outro fator importante sobre o adestramento de gatos é que quanto mais cedo ele for iniciado, melhor — por exemplo, antes dos dois anos do animal.
Seguindo as dicas acima a tarefa de como adestrar gatos será mais fácil e tranquila, tanto para você quanto para o felino. Agora, é só partir para a ação e ter um bichano mais educado!
E quando precisar de cuidados para o seu bichano, seja uma boa higiene ou serviços veterinários, você sempre pode contar com a experiência, o carinho e o cuidado da Pet Pillow.