Ninguém pretende ou quer pegar o cachorro comendo fezes, não é mesmo? Porém, caso isso aconteça, não é preciso se desesperar com a situação!
O nome científico dado para este comportamento apresentado por muitos cães é coprofagia, e isso é mais comum do que pensamos.
Por isso, preparamos este artigo para ajudá-lo a compreender melhor o que causa e o que pode ser feito para evitar que seu animal de estimação adote essa prática.
Por que meu cachorro está comendo fezes?
A primeira coisa a ser observada é que não existe causa única para a coprofagia e, por isso, é essencial que o dono do pet, além de adotar medidas preventivas, também procure uma clínica veterinária para que a situação do animal seja melhor avaliada.
A seguir, listamos algumas das causas mais recorrentes e que levam o cão a comer fezes. Acompanhe!
Por motivo de doença
Determinadas doenças podem alterar o funcionamento do organismo do animal, aumentando o apetite. Nesse caso, comer as fezes é uma forma que o cão encontra para conseguir suprir sua fome, que está maior do que o normal.
Dentre as doenças que podem ser base para essas alterações estão: problemas de tireoide, gastrite, vermes e diabetes.
Por brincadeira
Quando o cachorro vive em um local muito pequeno ou quando possui pouca ou nenhuma forma de distração, ele pode começar a comer fezes como uma maneira de se entreter.
Outro fator que pode incentivá-lo é deixar as vasilhas de comida e água muito próximas de onde ele faz suas necessidades, pois ele pode julgar que tudo que está ali é “para comer”.
Por motivos comportamentais
Cachorro comendo fezes por causas comportamentais é algo que merece muita atenção, especialmente porque as origens podem ser as mais diversas possíveis. Dentre os problemas relacionados ao comportamento, os mais recorrentes são:
- Ansiedade e estresse;
- Confinamento em locais pequenos;
- Tédio;
- Isolamento;
- Falta de interação.
É preciso avaliar cada cachorro de forma isolada, pois pode haver vários motivos ou apenas um único que tenha provocado mudanças em seu comportamento levando-o a comer fezes.
Por deficiência nutricional
A falta de nutrientes no organismo também figura como uma das causas da coprofagia. Na maioria das vezes, quando a situação é essa, o que está prejudicando o animal pode ser:
- Falta de fibras;
- Dieta de baixa qualidade;
- Má absorção de nutrientes;
- Calorias, principalmente quando ele ingere menos do que o ideal;
- Bactérias e vermes que provocam alterações intestinais e digestivas no cachorro.
Para chamar a atenção
Essa situação é menos preocupante, mas indica que o cachorro pode estar se sentindo um tanto isolado. Por exemplo, quando seu dono vai recolher suas fezes ele sai na frente e as come ou fica brincando com elas.
Para ele, é um momento de brincadeira e diversão. Mas, se isso ocorre com frequência pode ser uma boa ideia levar mais atividades para a rotina do animal e, claro, discipliná-lo.
Por medo de punição
Pode acontecer de o cão ficar traumatizado devido a uma punição que recebeu por ter feito suas necessidades em um local onde não deveria. Como passou a ter medo, ele começa a comer suas fezes com medo de sofrer novamente uma punição.
Quando a coprofagia é mais comum?
Comer as próprias fezes é algo que pode acontecer em qualquer fase da vida do cachorro. Porém, esse hábito é mais corriqueiro quando ele ainda é filhote.
O que acontece é que esses animais ainda estão em uma etapa de curiosidade e exploração e, por isso, podem acabar fazendo isso.
Aqui vale uma dica: filhotes têm a tendência de comer uma série de coisas como tecidos, plásticos e pedras. Sendo assim, muita atenção!
O fato é que, seja filhote ou adulto, o cachorro que come fezes está sujeito a uma série de problemas devido a esse hábito prejudicial.
Por exemplo, ele pode ser contaminado por parasitas, vírus e vermes, sofrer perfurações e obstruções na região gastrointestinal, ter problemas com quedas de pelo e ficar suscetível a vários tipos de doenças.
O que fazer para evitar que o cachorro coma fezes?
Apesar de práticas, as dicas abaixo são muito úteis para prevenir e, em algumas situações, fazer com que o cão abandone de vez o hábito. Confira!
- Procure oferecer ao animal apenas rações de qualidade e balanceadas;
- Caso prefira rações caseiras, procure uma clínica veterinária para ajudar no aspecto nutricional;
- Não deixe que as fezes e sujeira se acumulem no local onde o animal fica;
- Se o cachorro faz suas necessidades sempre nos locais inapropriados, tente técnicas de adestramento. Brigar e punir pode fazer com que ele adquira o hábito;
- Alimente o cão mais de uma vez por dia (3 é o ideal), pois alimentá-lo de uma única vez pode inviabilizar a absorção dos nutrientes pelo seu organismo;
- Leve para a rotina do animal mais atividades e interação, de forma que ele possa se distrair e gastar energia.
Conclusão
O primeiro passo para resolver a situação é a correta identificação da coprofagia e, como vimos até aqui, os motivos que levam um cão a comer suas fezes são muitos e, não raro, possuem relação entre si.
Além disso, a questão das doenças merece uma atenção especial, pois sem o acompanhamento adequado elas podem evoluir para um quadro irreversível, de acordo com o caso.
Ao observar todos esses aspectos e particularidades relacionados ao problema, fica evidente que procurar o auxílio de um clínica veterinária especializada é fundamental — e deve ser a primeira ação — para que o diagnóstico correto seja feito.
Por fim, não importa se o problema é o cachorro comendo fezes ou qualquer outra situação. O deve-se ter em mente é que, sempre que algo estiver fora do comum, o veterinário deve ser sempre consultado.
Muitas vezes, quando o dono do animal tenta resolver o problema por conta própria ou aguardar que ele passe, o animal corre riscos que poderiam ter sido evitados.