(11) 3885-5199

Blog

Meu cachorro mordeu um sapo: o que fazer?

Seu cachorro mordeu um sapo? Você sabe o que fazer em uma situação dessa? Essa é uma preocupação dos donos de cachorros, uma vez que eles brincam com esses anfíbios normalmente. Especialmente aqueles que moram em zona rural ou em casas mais afastadas da região urbana.

Sendo assim, saiba que a intoxicação por veneno de sapo é uma das mais frequentes nesse tipo de animal. Curiosos, os cachorros correm atrás desse anfíbio para brincar com eles, pois são atraídos por seus sinais sonoros. Porém, quando conseguem chegar perto, seu instinto fala para mordê-lo, o que ocasiona todo o problema.

Dessa forma, se o seu cachorro mordeu um sapo e você não sabe como proceder, vamos te ajudar. Preparamos um post com as orientações necessárias para te auxiliar nessa situação. Porém, somente com os primeiros socorros básicos, pois eles precisam de auxílio médico o mais rápido possível!. Continue acompanhando e tenha uma boa leitura!

Meu cachorro mordeu um sapo, quais os primeiros socorros?

Se você suspeitou que o seu cachorro mordeu um sapo, lambeu ou teve outro tipo de contato, o primeiro passo é abrir a boca dele para lavar a sua língua. Dessa forma você vai conseguir remover as possíveis toxinas que ele ainda não engoliu. Se tiver um suco de limão, é ainda melhor. A fruta vai saturar as papilas gustativas e reduzir a ação do veneno.

Porém, esse não é um remédio caseiro para substituir o atendimento do médico veterinário. Por isso, além de fazer esse procedimento, procure o quanto antes a ajuda de um profissional. Ele vai saber como tratar o seu cachorro corretamente para que a sua saúde fique estável.

No entanto, ao transportar o cachorro para o veterinário, evite que ele se mexa muito ou fique nervoso. Isso pode piorar os sintomas e espalhar o veneno de forma mais rápida.

Qual o procedimento devo tomar quando meu cachorro morder um sapo?

Não pegue nenhuma receita pronta na internet para fazer um tratamento caseiro. A intoxicação por veneno de sapo pode ser grave e, em muitos casos, até fatal. Por exemplo, no meio virtual você pode encontrar orientações para dar leite ao cãozinho. Porém, leite não é um alimento recomendado para esse animal quando adulto. Além disso, o leite não vai impedir a ação do veneno. Portanto, isso é um mito.

Diante de um cenário desse, leve o seu cachorro a um atendimento de urgência e emergência veterinária. Os médicos irão realizar os primeiros procedimentos para que o seu animal tenha um equilíbrio eletrolítico.

Isso porque o primeiro sintoma apresentado quando o cachorro mordeu um sapo é a convulsão. Assim, é de extrema importância levar esse animal ao médico para ser medicado e controlar esse sintoma.

Após essa situação ser controlada, o cachorro irá receber oxigênio para retomar os sinais fisiológicos constantes. Além disso, ele permanecerá em observação até que volte a ficar com a saúde totalmente equilibrada. Pode ser que ele passe uma noite em observação na clínica. Isso para que a sua saúde seja totalmente restaurada.

Quais os sinais de intoxicação no cachorro que mordeu um sapo?

O sapo provoca o interesse do seu cachorro por emitir sinais sonoros. Ele, por sua vez, vai tentar brincar com esse anfíbio ou caçá-lo. Por isso, se você viu esse animal por perto, o ideal é espantá-lo para que o seu pet não chegue perto.

Porém, se você achar que o cachorro mordeu um sapo, o principal sintoma é a hipersalivação, além disso, preste atenção se ele vai apresentar sinais como:

  • Convulsões;
  • Debilidade muscular;
  • Tremores;
  • Confusão mental;
  • Diarreia;
  • Dilatação da pupila;
  • Salivação recorrente e em grande quantidade;
  • Tonturas;
  • Vômitos.

Caso um desses sintomas se manifeste, leve o seu cachorro imediatamente ao veterinário. Não espere outros sinais aparecerem.

O veneno de sapo

Os sapos têm glândulas venenosas em sua pele. Quando pressionadas, liberam uma secreção leitosa e que contém toxinas como, por exemplo, a bufotoxina. Porém, o cachorro não precisa somente morder o sapo para ter contato com o veneno. Basta encostar a mucosa bucal para dar início aos sintomas de intoxicação. Se não socorrido com rapidez, ele pode chegar ao óbito.

O veneno do sapo age rapidamente e entra na corrente sanguínea do animal. Portanto, quanto mais rápido você levar o seu cachorro ao veterinário, maiores são as chances de estabilizar a saúde dele.

Esses acidentes são mais comuns nas épocas chuvosas. Portanto, se você mora em uma área onde existe presença de sapos, fique atento. Procure evitar que esse encontro aconteça, não deixando que o seu cachorro chegue perto de locais com água ou muito mato. Saiba também que o tipo de sapo mais comum que pode aparecer é o sapo-cururu, também conhecido como neotropical gigante, tem 24 centímetros.

Portanto, como já dissemos, ao suspeitar que o cachorro mordeu um sapo, leve-o imediatamente ao veterinário. Ao ingerir o veneno, não existe nada no estômago do animal que ajude a expulsar essa toxina.

Exames de urina são necessários para saber o quanto de veneno existe no corpo do cachorro. Além disso, o veterinário pode solicitar um eletrocardiograma. Após isso, é aplicada a medicação e o mais recomendado é deixar o cão confortável para absorver corretamente os remédios.

Caso seja necessário, ele poderá ficar em observação no setor de urgência e emergência da clínica veterinária. Em nenhuma hipótese medique o seu cachorro sem antes levá-lo ao veterinário. Qualquer tipo de remédio pode ser fatal para a saúde do animal que no momento estará bem frágil.

Diante disso, saiba também que os cachorros que mais correm risco de morder um sapo são aqueles que passam muito tempo ao ar livre. Especialmente durante o amanhecer e ao anoitecer, período em que os sapos costumam se aproximar das casas.

Fazer a correção do cão ou adestramento pode ajudar o animal na percepção do sinal de perigo. Dessa forma, é possível que ele ignore a presença do sapo.

Reforçamos diversas vezes ao longo do artigo, a importância de buscar atendimento veterinário imediato. E fizemos isso, pois é o passo mais importante. Somente o médico veterinário conseguirá tratar adequadamente do seu animal.