Cachorro com tosse pode significar a presença de inúmeras doenças. Além disso, muitas vezes, nós temos dificuldade em saber diferenciar uma tosse, espirro ou engasgo. Pensando nisso, selecionamos este conteúdo especial para explicar mais sobre o assunto para você. Vale a leitura!
Como saber se é tosse, engasgo ou espirro?
Muitos de nós nunca observamos o nosso cão tossir, por isso, pode ser difícil identificar pela primeira vez. Além disso, a tosse pode se assemelhar com um engasgo e pode ser acompanhada por vômito, em outros casos pode ser complicado diferenciar uma tosse de um simples espirro. Portanto, fique atento às características de cada caso. Confira!
1. Engasgo
Casos de engasgo ocorrem após o animal se alimentar, ainda mais se ele estiver comendo muito rápido, ou após o pet brincar com algum objeto que possa ter sido desmanchado pelo animal. Além disso, o cão terá dificuldades para se alimentar, beber água, ficará babando e levará a pata até a boca.
É recomendado ao tutor procurar o mais rápido possível o auxílio de um médico veterinário nesses casos e durante o caminho manter a cabeça do animal para baixo. Em nenhuma circunstância tente remover sem o auxílio de um profissional o objeto que estiver preso na garganta do animal, pois você pode acabar machucando o cão.
2. Espirros
Tosse e espirro podem se assemelhar muito, porém há características muito distintas entre eles. O espirro costuma ser momentâneo, enquanto a tosse persiste. Além do mais, o espirro possui um som mais curto do que a tosse e ocorre em momentos muitos específicos, como quando o cão fareja algo que possui um odor muito forte e isso causa irritação de sua narina.
3. Tosse
Diferentemente do espirro, a tosse pode ocorrer em qualquer momento, até mesmo quando o cão estiver dormindo e, ao contrário do engasgo, o animal conseguirá se alimentar e se hidratar mesmo que estiver com tosse.
Quais os tipos de tosse que existem?
Além de saber diferenciar entre espirro, tosse ou engasgo, é importante que o tutor observe o tipo de tosse específica que o cão está apresentando. Veja a seguir cada tipo!
1. Tosse produtiva
Cachorro com tosse produtiva apresenta a presença de sangue ou catarro e, deste modo, está relacionada ao desenvolvimento de uma doença respiratória. Esse tipo de tosse também é conhecida como tosse úmida.
2. Tosse não produtiva
Cachorro com tosse não produtiva indica a existência de algum processo alérgico, infeccioso ou até mesmo o desenvolvimento de uma doença cardíaca. Nesses casos, a tosse não irá vir acompanhada de sangue e catarro e, sendo assim, esse tipo de tosse também é conhecida como tosse seca.
É importante que o tutor identifique se a tosse não produtiva está acompanhada de outros sintomas como febre e falta de apetite.
3. Tosse semelhante ao ronco de um porco
Cachorro com tosse que se assemelhe ao ronco de porco pode ser sinal de colapso de traqueia ou espirro reverso.
4. Tosse semelhante ao som de um ganso
Cachorro com tosse que lembra o som emitido por um ganso pode ser um indício de estenose de traqueia, que é uma doença comum em cães de pequeno porte e que causa problemas na respiração do animal.
5. Tosse semelhante ao som de uma buzina
Cachorro com tosse que seja semelhante ao som de uma buzina indica a ocorrência de algum trauma devido uma forte batida ou até mesmo queda.
Em qualquer um dos casos apresentados, é fundamental que você leve o seu cão até o médico veterinário, pois como é possível perceber, seja qual for o motivo que leve o seu pet a tossir, todos estão associados a casos sérios que devem ser avaliados por um especialista.
Quais doenças estão relacionadas à tosse em cães?
Existem várias doenças que podem ter a tosse como sintoma. Selecionamos em 5 categorias com as principais doenças relacionadas à tosse, para que fique mais claro de você entender o que pode estar causando este sintoma no seu pet. Acompanhe!
1. Alergias
Como mencionado anteriormente, cachorro com tosse pode ser sinal de alergia. Como nós sabemos, os cães possuem um olfato extremamente aguçado e isso catalisa a ocorrência de alergias, pois eles são mais sensíveis a cheiros, principalmente se forem fortes, como perfumes, materiais de limpeza, fumaça de cigarro, dentre outros.
O cachorro possui 300 milhões de células olfativas, enquanto nós seres humanos temos apenas 5 milhões. Deste modo, evite que o seu pet fique próximo a lugares que emanem cheiros muito fortes e também mantenha a casa livre de ácaros e poeira.
2. Doenças respiratórias.
Cachorro com tosse pode ser sinal também da presença de doenças respiratórias como bronquite, colapso de traqueia, asma ou resfriado.
A bronquite é mais comum em cães de raça e a causa pode ser alérgica, infecção bacteriana ou até mesmo dirofilariose. Quanto ao colapso de traqueia, o cão já nasce com uma deformação nas vias respiratórias e esse problema vai se agravando durante a vida do animal, pois se trata de uma doença degenerativa. As raças mais acometidas pelo colapso de traqueia são Maltês, Shih Tzu, Poodle, Spitz, Yorkshire, Chihuahua.
A asma não é uma doença tão frequente em cães, mas pode ocorrer. As causas de asma em cachorros podem ser várias, dentre elas alergias, presença de parasitas (dirofilariose) e problemas no coração.
E, por fim, cachorro com tosse também pode ser sinal da presença de um resfriado. Nesses casos, a tosse virá acompanhada de secreção nasal e ocular.
3. Insuficiência Cardíaca Congestiva
Cachorro com tosse pode ser um indício de insuficiência cardíaca congestiva. Essa doença aparece devido a algum problema no bombeamento de sangue pelo corpo do animal e, devido a isso, o cão apresenta nesses casos os lábios e a língua roxa, muito cansaço e falta de ar.
4. Tosse dos canis
Cachorro com tosse pode ser um sinal da presença da doença infecciosa traqueobronquite, que é mais popularmente conhecida como tosse dos canis. Além da tosse o cão terá sintomas como coriza, secreção ocular, febre, cansaço e, em alguns casos, vômito com espuma.
5. Dirofilariose
Essa doença também é conhecida como a doença do verme do coração e é transmitida pela picada do mosquito do gênero Culex e Aedes.
Essa foi a seleção que preparamos sobre cachorro com tosse, a qual contém os tipos de tosse e as principais doenças envolvidas com esse sintoma. Caso perceba a presença de tosse em seu pet, leve-o ao médico veterinário imediatamente. Além disso, vacine o seu cão e previna o surgimento de alguma doença futuramente.