(11) 3885-5199

Blog

Pets na mudança: como acostumar seus bichinhos com o novo ambiente?

pets na mudanca
A mudança de endereço é, muitas vezes, estressante. E isso não é só para as pessoas, pois os animais de estimação também sofrem com esse processo.
Uma forma de amenizar o sofrimento do pet é planejar a transição de casa antes mesmo de empacotar as coisas. Então é fundamental que os pets na mudança recebam atenção dos seus tutores.
Sendo assim, leia o post que preparamos para tornar esse momento agradável para todos.

Pets na mudança: como acostumá-los antes e depois

Comece a preparação para a mudança do pet dias antes. Converse com o veterinário para proporcionar um transporte seguro e evitar possíveis sinais de rejeição do pet ao novo lar.
Com os cuidados básicos a seguir, o seu animal de estimação terá uma viagem e uma estadia mais tranquila, confira as dicas.

Apresente o novo ambiente com antecedência 

A nova moradia deve ser apresentada ao pet antes da efetiva mudança. Isso porque o pet irá se acostumar mais rápido com o novo cenário.
Desse modo, leve-o para passear no local, deixe que ele cheire e passe por todos os cômodos, coloque alguns objetos conhecidos, como um pano que ele gosta, em algumas partes da casa para que ele perceba que o local novo não é uma ameaça.

Evite deixar o pet perto da movimentação

Ao perceber a agitação em casa, o seu animal de estimação pode ficar estressado. Portanto, deixe-o isolado em um cômodo da casa nova ou antiga até a movimentação para a mudança cessar e, depois, transporte os objetos dele junto com ele.

Providencie os documentos do pet

Antes do transporte, a carteira de vacinação deve estar em dia para cães e gatos. Se a viagem for internacional, é preciso emitir um Certificado Veterinário Internacional (CVI) com validade única.
Caso o transporte seja de outro animal, você precisa ter o Guia de Trânsito Animal (GTA).
Acesse o site do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento para saber mais sobre esses documentos.

Cuide do transporte

Para transportar o seu pet é importante ficar atento a alguns detalhes. Uma viagem confortável deixará o seu companheiro mais tranquilo ao chegar na casa nova, então não negligencie essa fase.
Procure uma caixa ou gaiola de transporte adequada (ela deve ser ventilada e com espaço para o animal fazer as suas necessidades fisiológicas). Se você tiver mais de um pet, cada um deve ir em um compartimento próprio. Para cães de pequeno porte, uma cadeira também é válida.
Faça as adaptações no carro e coloque uma coleira do tipo peitoral no cachorro ou gato para funcionar como um cinto de segurança. Evite, ainda, dar muito alimento para evitar o enjoo. Outra opção é contratar uma empresa especializada em transporte de animais e que seja reconhecida no mercado.

Deixe o novo ambiente confortável e com o cheirinho de casa

A recém-adquirida residência deve ser um local agradável para o seu pet, então é importante não lavar os objetos, tais como tigela de água e comida, cobertores e brinquedos, e fazer poucas modificações na forma de organização do local que o pet ficará.
Com o cheiro familiar, a adaptação do animalzinho será mais fácil.

Pets na mudança: não altere a rotina

Essa dica é parecida com a anterior. Não é porque vocês mudaram de casa que a rotina do pet deve ser alterada. Ele já está acostumado com horários determinados e com os seus utensílios.
Portanto, não jogue nada fora no início e, caso seja necessário mudar alguns hábitos, faça isso aos poucos.
Cabe destacar que você precisa ficar atento ao comportamento do pet para saber se a mudança está afetando-o negativamente.

Observe o comportamento do pet

  • No decorrer dos dias, é importante ficar atento a possíveis mudanças de conduta, tais como:
  • estresse;
  • ansiedade;
  • agressividade;
  • desobediência;
  • aumento da emissão de sons;
  • falta de apetite;
  • problemas gastrointestinais;
  • timidez e medo de se expor.
Saiba como garantir a saúde mental do seu cão
Para diminuir o risco desses sinais aparecerem, carinhos e brincadeiras são ações sempre bem-vindas.
Os passeios são importantes para que o seu animal de estimação tenha uma vida sem estresse. Logo, possibilite a socialização do seu pet com outros animais e pessoas, o que deve ser feito aos poucos.
Se você tem ou deseja ter cães e gatos, saiba como você pode promover uma boa socialização entre eles.

Leve o animalzinho ao veterinário 

Visitar uma clínica veterinária antes e depois da mudança é importante para manter a saúde física e mental do pet em dia. Faça exames de rotina pelo menos uma vez por ano e procure ajuda de um profissional se o processo de adaptação ao novo lar for difícil.
Assim que você chegar no local novo, procure uma clínica e salve o seu contato, caso algum imprevisto aconteça com o seu animalzinho.
Se você mora em São Paulo, a Pet Pillow está ao seu dispor para atender o seu pet com carinho e dedicação. Saiba como funciona o nosso atendimento e venha conhecer a nossa clínica veterinária especializada em cães e gatos.

Dicas finais

Antes da mudança, conheça bem o local escolhido e veja se ele será bom para você e para o seu pet. As seguintes perguntas poderão ajudá-lo:
  • Há um parque perto da sua casa?
  • Se for um apartamento, o prédio aceita animais de estimação?
  • Há creches e hotéis para cachorros, caso você precise viajar?
  • O local é muito barulhento e poderá deixar o seu pet estressado?
Você pode fazer outras perguntas a si mesmo para que a transição de moradia seja feita da melhor forma possível, tanto para você como para o seu animal de estimação.

Conclusão

Para que os pets na mudança fiquem familiarizados com o novo ambiente, o planejamento é de suma importância. Logo, tenha paciência e entenda que esse processo pode ser difícil no início, mas com o seu apoio o pet ficará mais tranquilo e acostumado com essa situação.
Continue acompanhando o nosso blog e assine a nossa newsletter para receber mais informações sobre o mundo dos pets.