(11) 3885-5199

Blog

Conheça os benefícios da fonte de água para gatos

fonte de agua para gatos

A água é de suma importância para qualquer ser vivo, e isso inclui os gatos.
Um felino que ingere pouca água pode desenvolver problemas renais ou infecções do trato urinário, mas muitas vezes o pet não gosta de beber de uma vasilha com a água parada, então ele não recebe a hidratação que deveria.
Para solucionar essa questão surge uma alternativa viável: a fonte de água para gatos. Você é um tutor de gato e quer saber mais sobre esse assunto? Então continue a leitura que vamos apresentar os benefícios da fonte de água, como você pode fazer a manutenção dela e outras dicas pertinentes.

A importância da fonte de água para gatos

Se você tem um gato, já deve ter visto ele bebendo água em uma torneira. Os felinos gostam de água limpa, corrente e fresquinha, por isso uma fonte de água é uma possibilidade atrativa e que incentiva o animal a se hidratar.
Uma fonte de água é um investimento na saúde do seu pet e apresenta várias vantagens, como:
  • água corrente o dia todo;
  • água com mais qualidade, filtrada e oxigenada;
  • consome pouca energia;
  • evita o desperdício;
  • estimula o gato a beber mais água.
A quantidade de água que o gato deve tomar varia conforme o seu peso, a sua alimentação e a sua saúde. Em geral, os gatos devem beber por volta de 60 ml por quilo do seu peso corporal.
Fique atento se o seu bichinho começar a beber muito mais água do que de costume, porque isso pode indicar alguns problemas de saúde: diabetes (mellitus e insipidus), insuficiência renal, hiperadrenocorticismo, hipertireoidismo, diarreia e vômitos (que podem caracterizar alguma doença ou infecção).
A insuficiência renal é uma doença muito comum e, infelizmente, irreversível. Isso significa que se o seu gatinho tiver o problema, ele terá que conviver com o desconforto, mesmo que seja controlado, pelo resto da vida. Portanto, invista na hidratação, já que ela é uma forma de prevenção.
Cabe apontar que nem sempre o excesso do consumo de água está relacionado aos fatores listados. O seu gato pode beber mais líquido se a sua ração estiver seca ou quando está com muito calor, por exemplo.
Procure um médico veterinário  se você perceber uma mudança repentina de comportamento. Esse profissional vai avaliar a saúde do seu gatinho.

Modelos mais utilizados de fontes de água para gatos

Você pode comprar uma boa fonte de água para gatos pela internet ou em um pet shop. Na hora de escolher, leve em conta alguns fatores como: capacidade, limpeza, tamanho, material, barulho, motor, potência, voltagem, com ou sem torneira, dentre outros.
Prefira um motor que não aqueça a água, porque a água quente ou morna não é atrativa para os gatos. Fontes silenciosas são bem-vindas, visto que o bichano pode ficar assustado com o barulho e, por causa disso, não usufruir do acessório como deveria.
Os bebedouros de barro e de boca larga também são mais estimulantes.
Confira algumas características dos principais materiais utilizados:
  • plástico: as fontes de plástico são mais baratas, mas contém substâncias químicas e podem acumular bactérias com mais facilidade. Prefira adquirir uma fonte livre de BPA (plástico danoso à saúde) ou que seja feita de outro material;
  • inox: é menos nocivo que o plástico, mas precisa tomar cuidado para não arranhar o acessório e evitar o acúmulo de bactérias;
  • barro: é um material natural que mantém a água fresca. Se ele for combinado com pedrinhas, a sensação é que o pet está bebendo água em um rio.
Existem vários modelos no mercado para todos os bolsos e gostos, tais como:
  • Amicus: tem bomba submersa removível com pressão ajustável e filtro de carvão, é silencioso e bivolt;
  • Tobo Fonte, da Mec Pet: é feito de plástico, silencioso, bivolt e tem um filtro de carvão ativado;
  • Magicat, da Catmypet: é um baldinho de acrílico com pedras dentro, composto por uma torneira “mágica” ilustrativa, bivolt, silencioso e não necessita da troca de filtros;
  • Volcano, da Truqys: serve para cães e gatos, tem um bom sistema de filtragem com  carvão ativado e purificação, é bivolt e silencioso, contém um sensor de presença.
Também existem fontes mais sofisticadas, com LED e sensores de presença, controladas por aplicativos e com vários tipos de pressão da água.
Os filtros devem ser trocados sempre que for necessário. Assim você garante o bom funcionamento da fonte.

Manutenção da fonte da água para gatos e outras dicas 

A manutenção e os cuidados com a fonte são simples. A água deve ser trocada todos os dias para que ela fique fresquinha na hora do gato beber. Em dias mais quentes, vale trocá-la duas vezes.
A limpeza deve ser feita semanalmente com água e bucha, de preferência vegetal, além disso, lembre-se de deixar o recipiente de água longe do sol. Uma boa forma do seu pet ficar bem hidratado é espalhar várias fontes nos locais em que ele mais fica.
Você sabia que o bichano não gosta de beber água perto do comedouro? O melhor, portanto, é deixar a fonte de água afastada da vasilha de comida.
A princípio, o gatinho pode se sentir intimidado com a fonte, pois ela é uma novidade, mas aos poucos ele vai se acostumar.

Concluindo…

Você viu que a fonte de água para gatos é um ótimo investimento para a saúde do seu bichano, pois é prática e de fácil manutenção. Portanto, adquira um produto que leve em conta o bem-estar do seu pet.
Ao consumir mais água, os seres humanos evitam doenças e ficam mais dispostos e com a pele mais bonita. Do mesmo modo, isso acontece com os pets. Provavelmente os pelos do seu gatinho ficarão mais radiantes, e ele também.
Agora que você já sabe quais os benefícios da fonte de água para gatos, descubra também o que é a alopecia felina e como tratá-la.