(11) 3885-5199

Blog

Por que o gato tem medo de pepino? Descubra a razão

gato tem medo de pepino
Você provavelmente já viu algum vídeo na internet onde um gato estava fazendo alguma coisa quando de repente ele olhou para trás, viu um pepino e tomou um grande susto.
O que muita gente não sabe é que existe uma história por trás disso, uma relação presente entre os gatos e os pepinos. Além disso, essa brincadeira de assustar o bichano com esse alimento pode trazer riscos para o pet e há diversas outras opções de brincadeiras mais saudáveis e indicadas para os felinos.
Mas por que o gato tem medo de pepino? Fique com a gente até o final deste post e descubra qual a razão que faz com que um gato tenha uma reação inusitada ao ver o vegetal.

Por que o gato tem medo de pepino?

Há diversos vídeos espalhados nas redes sociais onde mostram gatos pulando, se arrepiando e tomando um grande susto ao serem surpreendidos por um pepino que é colocado atrás deles.
A comportamentalista animal Jill Goldman disse a National Geographic, em uma entrevista, que os pepinos colocados atrás dos gatos acabam ativando os reflexos naturais de sobressalto desses felinos e com uma resposta marcada pelo susto, o gato muitas vezes tenta sair do local do trauma o mais rápido possível para depois reavaliar a situação a distância.
Os gatos são animais que se mantêm em alerta grande parte do tempo. Contudo é durante as refeições que eles relaxam um pouco para aproveitar o momento.
Os peludos consideram a área em volta das vasilhas de ração e de água seguras e confortáveis. Geralmente os vídeos que buscam assustar os gatos são feitos nesse momento. E os gatos tomam um grande susto não só por causa do pepino, mas por causa de um objeto desconhecido ter sido colocado em seu território.

Os pepinos apresentam uma ameaça para os gatos?

De acordo com Con Slobodchikoff, comportamentalista animal e autor de Chasing Doctor Dolittle: Learning the Language of Animals, os gatos são felinos geneticamente programados com o instinto de evitar animais peçonhentos como as cobras. Ainda segundo Con, os pepinos se parecem com esses animais de modo suficiente para que o medo instintivo de cobras venha à tona.
Há vários especialistas que seguem essa linha de raciocínio e acreditam que o alimento assusta os gatos por sua aparência. Verde e comprido, um fruto que surge de maneira inesperada atrás do bichano pode fazê-lo pensar que se trata de uma cobra, um lagarto ou de outro réptil.

Riscos que a brincadeira do pepino pode trazer para os gatos

Os gatos naturalmente são muito desconfiados e para que eles possam se sentir à vontade em algum lugar, eles precisam ter a convicção de que o espaço realmente é seguro.
Por mais que até possa ser engraçado ver um peludo com um comportamento anormal diante de um simples objeto, assustar propositalmente o seu gato, ainda mais no ambiente em que ele se sente confortável, pode se tornar um grande perigo para a saúde dele.
Um grande susto pode ser responsável por causar alterações na frequência cardíaca e na respiração do peludo, além de gerar um grande estresse no animal e causar danos emocionais para o mesmo.
Outros efeitos gerados por sustos repentinos nos gatos podem ser refletidos no aumento da agressividade do pet ou até mesmo na forte queda dos seus pelos.
Muitos vídeos mostram o gato tomando um susto no momento da sua refeição, essa é uma prática muito perigosa, pois pode fazer o pet se engastar e ocasionar problemas digestivos.

Brincadeiras saudáveis para fazer com o seu gato

Conseguir brincar com um gatinho pode ser desafiador para algumas pessoas, contudo, tendo um pouco de paciência e de criatividade será possível tornar um momento com o peludo muito divertido.
É fundamental para a saúde e para o bem-estar dos peludos realizar brincadeiras que estimulam o instinto caçador desses felinos, fazendo com que eles fiquem mais ativos e alegres, principalmente se eles não costumam sair de casa para dar uns passeios.
Vale destacar que as brincadeiras devem ser saudáveis para o pet, sem que ele possa se estressar por causa dela. Veja abaixo algumas brincadeiras para fazer com o seu gato.

Bolinhas

Os gatos adoram brincar com bolinhas, sejam de borracha ou de até mesmo pedaços de papel amassado. Há certas bolinhas que fazem sons especiais e por conta disso, deixam a experiência de brincar com o bichano mais interessante para eles. Um cuidado a ser reparado é o tamanho das bolinhas, elas deverão ser maiores que a boca do gato para que não haja riscos de acidentes.

Varinhas com objetos

Como os gatos são bastantes instintivos e gostam muito de brinquedos que exploram o seu lado caçador, prender pequenos objetos ou itens em um barbante, amarrá-lo em uma varinha e usar isso como uma brincadeira com o seu bichano será uma excelente maneira de vocês se divertirem.

Busca pela ração

Quer uma brincadeira relativamente simples, mas que vai distrair o seu peludo por um bom tempo? Pois bem, pegue pequenas porções de ração e espalhe-as pela casa juntamente com algum brinquedo para servir como dica ao bichano.
Os gatos são exploradores natos, e vão adorar encontrar um pouquinho de ração e um brinquedo em algum lugar da casa.

Esconde-esconde

É mais uma das possibilidades de brincadeiras para fazer com o seu gato. O esconde-esconde pode ser realizado no pátio de casa e até mesmo dentro de um apartamento. Peça para que alguém fique com o gato em um cômodo da casa para você se esconder em outro. Após estar bem escondido, avise para a pessoa soltar o bichano e chame pelo seu nome para que ele te procure.

Brincadeiras com caixas

Esconder petiscos em uma caixa de sapato ou qualquer outra, pendurar algum brinquedo nela ou colocar algum paninho dentro dela pode se tornar uma boa brincadeira para passar o tempo ao lado do seu bichinho de estimação.

Concluindo…

Você viu que o gato tem medo de pepino ou de qualquer outro objeto quando é surpreendido com eles invadindo o seu território de maneira inesperada. Isso pode até render vídeos engraçados, mas os gatos não gostam nada disso e podem vir a desenvolver problemas de saúde por conta dessa brincadeira de mau gosto.