Aproveitar um lugar legal, na presença de quem a gente gosta de estar o tempo todo bem juntinho é incrível. Quando essa companhia é nosso inseparável animalzinho de estimação, o nosso fiel companheiro de sempre, tudo parece estar completo e perfeito.
E para nós que amamos levar nossos amiguinhos onde formos, independente da situação e do lugar, os estabelecimentos pet friendly são a bola da vez. Você ainda não sabe o que são e para que servem? Neste post vamos compartilhar um pouco mais dessa novidade.
O que são os estabelecimentos pet friendly?
Em tradução livre, “pet friendly” significa “amigo dos animais”. De cara, você deve ter super gostado da ideia, pois são estabelecimentos ou lugares com um espaço dedicado exclusivamente aos pets.
Inicialmente, a ideia era modificar os ambientes, adaptando um local para que os clientes pudessem deixar seus pets seguros para ficarem mais tranquilos em suas tarefas, no entanto, o que era uma tentativa, tornou-se um hábito.
É um ambiente detalhadamente projetado para que os animais se sintam bem, como se estivessem em sua própria casa, contando, inclusive, com acessórios para que ele possa se sentir totalmente à vontade, transformando a espera pelo seu tutor em momentos de alegria e grande diversão.
Um dos objetivos desse novo modelo de negócio, com algo a mais nos estabelecimentos, é assegurar o bom funcionamento, crescimento e rentabilidade consistente do empreendimento. É agregar valor, mostrando ao cliente que o estabelecimento está contextualizado com as novidades do mercado para pets e que nesse lugar seu querido pet também terá uma atenção especial.
Para você ter uma noção real de como os estabelecimentos pet friendly estão se tornando uma tendência bem atrativa e até requerida na sociedade, não são apenas as lojas e restaurantes, como já é de costume, que estão se moldando a este modelo.
Os hotéis e shoppings centers também já mergulharam de vez nessa onda, e alguns lugares até já estão se tornando referência no oferecimento deste tipo de serviço. Aliás, tem gente que foi mais adiante ainda, criando espaços particulares apenas para os nossos amiguinhos poderem ter um momento único.
Para serem considerados de fato pet friendly, os estabelecimentos precisam seguir rigorosamente algumas regras para ter um certo padrão de estrutura nesta prestação de serviço. Dá uma olhada nisso…
Quais as regras para ser um estabelecimento pet friendly?
Falar de regras em geral não é um bicho de sete cabeças, no entanto, existem normas básicas para determinadas situações, bem como peculiaridades e ações específicas para que essas regras funcionem.
É exatamente seguindo certas boas práticas que um lugar pode se enquadrar como estabelecimentos pet friendly. Conheça algumas delas:
- Ter um local bem característico e reservado para o pet ficar à vontade com seu tutor;
- É importante que esses locais tenham subdivisão por tipo de animal e tamanho, para facilitar a interação saudável com outros pets;
- Disponibilizar bebedouros com água fresca e em abundância;
- Dispor de brinquedinhos para a distração e diversão deles;
- Fornecer acessórios como sacos plásticos para as necessidades dos animais, bem como lixeiras acessíveis e de fácil identificação;
- Ter, principalmente, uma equipe qualificada e totalmente experiente no trato com os animais.
Outro ponto interessante a ser considerado é constatar se de fato seu pet gosta desse tipo de ambiente. Assim como os humanos, cada animal tem um comportamento e preferências bem diferentes uns dos outros.
Pode acreditar, os pets também tem suas escolhas e nem todos os lugares podem ser do seu agrado, portanto é válido sempre pensar no melhor para ele, certo?
Como preparar seu pet para ir ao estabelecimento pet friendly?
Se seu pet já frequenta um estabelecimento pet friendly, porém ainda não se sente totalmente à vontade, sendo visível que não está acostumado com toda essa novidade que o cerca, ou se você está com receio de levá-lo pela primeira vez, veja algumas dicas para facilitar essa integração.
Primeiros passos
O primeiro passo é procurar entender um pouco todas as regras do estabelecimento e ver se seu pet vai ter alguma dificuldade nos primeiros contatos, ou até na adaptação. Conhecemos o comportamento de nosso companheirinho, mas se tratando de novidades, pode ser que nesse primeiro momento haja alguma resistência.
Do local
O estabelecimento estar localizado em um lugar arejado e longe de muito barulho e agitação é muito válido, pois o bem-estar do seu pet deve estar em primeiro lugar. Pense nisso, porque um ambiente saudável pode proporcionar uma experiência única ao seu pet.
Segurança
Segurança também deve fazer parte da pauta da rotina do pet, não apenas usando a tradicional coleira no ambiente externo, como também, optando por um estabelecimento mais próximo de sua casa.
Rotina
Crie uma rotina semanal, padronizando o dia de visita aos estabelecimentos pet friendly, até que consolide um hábito contínuo. Essa constância fará seu pet se familiarizar mais rápido e se sentir cada vez mais em casa.
Considerações finais
Após ler todas essas dicas, você está pronto para ajudar seu pet a aprender a gostar e desejar sempre estar nos estabelecimentos pet friendly. Agora é só começar a acostumá-lo. Bom passeio!
Gostou do post? Assine nossa newsletter e receba mais conteúdos interessantes diretamente no seu email.