Ícone do site Veterinária Pet Pillow

Alimentação natural para cães ou ração?

alimentacao natural para caes destaque

alimentacao natural para caes

Atualmente, uma nova forma de alimentar os cães está ganhando espaço entre os tutores: a alimentação natural para cães. Mas será que é realmente mais saudável e nutritiva do que a já tradicional ração? Confira neste artigo completo.

Alimentação natural para cães

Antes de mais nada, é preciso avaliar junto ao veterinário se o seu pet tem alguma restrição alimentar, problema de saúde ou alguma questão que exige nutrientes específicos e somente um profissional poderá determinar isso com clareza.

Afinal, essa dieta canina precisa, sem falta, da prescrição do veterinário, e poderá ser a base de alimentos crus, cozidos, com ossos ou sem. Além disso, é uma alimentação equilibrada, feita de ingredientes com o mínimo de processos industriais. 

Há quem defenda que a alimentação natural para cães é mais saudável, justamente porque a ração é altamente processada, e torna o produto bem menos natural. Porém, não podemos confundir a alimentação natural para cães com restos de comida das refeições dos humanos, certo?

É importante também lembrar que se o seu pet é acostumado a se alimentar exclusivamente de ração, é preciso alterar aos poucos a alimentação dele, pois é bem provável que o corpo do animal seja afetado caso a mudança seja brusca.

Maiores benefícios e diferenciais

Os benefícios que a alimentação natural para cães pode trazer consigo são muitos. É possível citar os mais notáveis a curto prazo, como:

Neste último tópico é importante salientar que a alimentação natural é mais úmida, diferente da ração que é seca e exige a ingestão de um volume muito maior de água. Também é importante lembrar que a ração garante fezes mais firmes e com menos odor, por isso, não se assuste se ocorrerem mudanças nesse sentido ao trocar a alimentação.

Além disso, nunca é demais reforçar que é preciso seguir à risca a dieta que foi estipulada pelo médico veterinário, além de deixar claro que a alimentação natural exige um número maior de exames complementares, bem como a provável necessidade de suplementação. Caso essas questões não forem observadas, o pet poderá ter sérios problemas de saúde. Outras desvantagens da alimentação natural incluem o custo extra e o investimento de tempo que será necessário com o cozimento, compras, etc.

A comodidade que a ração oferece

Como observamos acima, a alimentação natural para cães tem grandes e notáveis vantagens que agregam muito mais saúde para o cão e, dessa forma, garantem uma maior qualidade de vida para ele.

Entretanto, a ração é um alimento industrializado, porém cheio de vitaminas. Esse alimento foi formulado minuciosamente para suprir todas as necessidades nutricionais que o cão pode precisar. É também muito mais prática na alimentação do animal, seja ele cão ou gato.

Afinal, basta colocá-la no pote e o animal terá um alimento composto e pronto para consumo, sem a necessidade de preparo e cozimento. Porém, as rações divergem entre si. Isso indica que é sempre necessário avaliar a marca e quais vitaminas estão presentes.

Isso porque existem rações que são excelentes e fornecerão os melhores benefícios para o cão. Porém, existem também as marcas que não possuem uma qualidade tão boa e podem danificar o sistema digestivo, bem como deixar o animal anêmico.

Muitas marcas fornecidas no mercado oferecem uma quantidade maior de carboidratos (cerca de 50% da fórmula) e, por consequência, uma porcentagem menor de proteínas e gorduras. Levando em conta que a alimentação primitiva dos cães antes da fabricação das rações era de cerca de 15% de carboidratos.

Há também muitas marcas que utilizam nas composições componentes como milho e soja transgênicos, cujo as quais estarão identificadas com um T na embalagem. Além disso, usam vísceras e outras partes que não são a carne propriamente dita, além de conservantes BHA e BHT, que podem trazer a longo prazo problemas de saúde ao cão.

Necessidades nutricionais dos cães

Os cães são animais principalmente carnívoros, afinal possuem presas que têm a função de rasgar as carnes. Logo, os demais dentes não possuem boa capacidade para triturar alimentos vegetais. 

Isso porque os cães são descendentes praticamente diretos dos lobos e ainda possuem muito do código genético em comum com estes parentes selvagens.

Os cachorros foram domesticados há cerca de 15 mil anos, e permanecem com seus hábitos naturais. Eles acompanhavam os seus donos em suas caçadas, e acabavam por comer parte da caça que era dada a eles. 

Conforme os tempos foram passando e a agricultura começou a ganhar força na sociedade, os cães passaram a se alimentar mais de carboidratos, mas a dieta ideal para eles é composta predominantemente de proteínas (carne).

Em função do custo maior da proteína, as empresas produtoras de rações preferem utilizar outros componentes como carboidratos, fibras, vitaminas e minerais. Cada fase da vida do cão tem particularidades em sua alimentação, filhotes, jovens, adultos ou idosos têm diferentes necessidades nutricionais. Além disso, questões como: o cão ser castrado ou portador de doenças crônicas muda seus hábitos alimentares. A alimentação natural pode ser uma ótima opção para tratamento de doenças crônicas como: 

De qualquer forma, em qualquer caso que haja a cogitação de alimentar o cão com alimento natural, é essencial não abrir mão da consulta veterinária.

Alimentos naturais mais indicados para os cães

Entre os alimentos naturais mais indicados para os cães, temos principalmente as proteínas, carboidratos, fibras e gorduras. São ingredientes fáceis de serem encontrados nos estabelecimentos tradicionais.

Em relação às proteínas, alimentos como o frango, ovos e vísceras, podem ser encontrados facilmente em qualquer açougue e supermercado em geral. Em relação às fibras, alimentos como o chuchu, brócolis e cenoura, entre outros também podem ser comprados nesses estabelecimentos. E é importante lembrar que os alimentos devem ser oferecidos sem ossos, para evitar acidentes com o animal.

Entre as gorduras, a própria gordura de carne, óleo de coco puro e a banha suína são gorduras naturais que podem ser consumidas tranquilamente pelos cães.

Porém, existem alimentos altamente tóxicos e que devem ser evitados a todo custo na alimentação natural para cães, como a uva, o chocolate, pão, cebola, entre outros. Esses alimentos podem causar uma forte intoxicação no animal e até mesmo levá-lo a óbito. Justamente por isso, a consulta veterinária para que a alimentação natural correta seja decidida junto ao profissional é essencial.

Sair da versão mobile