Você já ouviu falar da raça de cães American Bully? Esses cachorros muitas vezes são confundidos com Pitbulls, mas possuem características únicas.
A aparência desses cãezinhos pode ser agressiva, mas não se engane, continue a leitura para desmistificar algumas questões sobre a raça. Além disso, confira neste post tudo sobre a raça e quais são os cuidados necessários para aumentar o bem-estar do seu pet.
Origem do American Bully
O American Bully é uma raça de cães criada por volta de 1990 nos Estados Unidos para ser um animal doméstico. Ele é uma mistura entre o cruzamento das raças UKC American Pit Bull Terrier e AKC American Staffordshire Terrier, mas também pode se originar a partir do cruzamento com outras raças.
Características físicas e comportamentais
A característica física mais marcante do American Bully é, sem dúvidas, o seu corpo atlético. Esse cão tem porte médio e um corpo visivelmente forte: cabeça larga e grande, mandíbula bem definida, ombros largos, patas fortes e tamanho compacto.
O animal também é reconhecido pela cauda curta e pelas rugas no rosto, principalmente ao redor dos olhos, os quais podem ter variadas cores, com exceção do azul.
Apesar de sua aparência ser intimidante para muitas pessoas, o cachorro é dócil, companheiro e protetor. Por isso, ele é um cão amigável e familiar e pode até mesmo ser muito brincalhão.
O comportamento do American Bully é muito amoroso, então ele tem facilidade para fazer amizades, até com crianças. A raça também é inteligente, obediente, receptiva, alegre e cheia de energia. Esse cãozinho não late sem motivos, o que é uma boa opção para pessoas que moram em apartamentos.
Veja algumas considerações sobre a raça:
- expectativa de vida: 10 a 16 anos de idade;
- altura média: 51 cm;
- peso médio: 58 kg;
- pelagem: curta, brilhante e um pouco áspera;
- cores da pelagem: marrom, castanho, cinza e branco;
- ninhada: por volta de 4 a 10 filhotes.
Acerca do tamanho, a raça American Bully possui seis variações reconhecidas:
- Micro: até 35 cm (machos) e até 33 cm (fêmeas);
- Pocket: 35 cm a 43 cm (machos) e 33,01 cm a 40,5 cm (fêmeas);
- Classic: 43,01 cm a 51 cm (machos) e 40,6 cm a 48 cm (fêmeas);
- Standard: tem o mesmo tamanho da versão Classic, mas o seu corpo é mais musculoso;
- Extreme: o tamanho também é semelhante às versões Classic e Standard, mas a variação Extreme tem o físico ainda mais musculoso;
- XL: 51,1 cm a 58 cm (machos) e 48,1 cm a 56 cm (fêmeas). Essa é a maior versão tanto em altura, quanto em peso.
Curiosidades sobre a raça American Bully
Confira a seguir algumas curiosidades sobre os cães da raça American Bully.
Raça nova
A American Bully é uma raça oficializada em 2013 pelo United Kennel Club, sendo relativamente mais nova com relação aos Pitbulls.
Cruzamento
Uma curiosidade é que o cruzamento entre dois American Bullys ou raças próximas pode acarretar um filhote com deficiências devido aos genes, logo isso não é indicado.
Pitbull X American Bully
Apesar da raça American Bully se encaixar em um tipo de Pitbull, existem diferenças entre ambas as raças. O Pitbull tem o porte físico médio de 50 cm e é mais musculoso que o American Bully. Por outro lado, o American Bully tem a cabeça maior e pernas mais curtas.
“Valentão”
No inglês, o termo “bully” significa “valentão”. Contudo, você viu que essa raça é carinhosa, extrovertida e familiar. Ela se adapta bem com crianças e até com visitas.
Cuidados necessários com o pet
Para cuidar de um cão American Bully as funções básicas são fundamentais: um local arejado e limpo, água fresca, alimentação adequada e de alta qualidade, boa higiene e vacinação em dia.
Também é muito importante propor atividades físicas e mentais para o pet, pois assim ele poderá desenvolver ainda mais características como inteligência e agilidade. Boas atividades são caminhada, natação e brinquedos de mastigar.
Outros cuidados ideais:
- escovação dos pelos uma vez por semana;
- higienização corporal de 15 a 30 dias;
- higiene bucal frequente;
- aparação das unhas.
Busque produtos específicos para a raça e não use produtos de seres humanos no pet, pois isso pode prejudicar a saúde dele.
Com relação ao adestramento, faça isso preferencialmente quando o pet ainda for um filhote, já que o processo será mais fácil, e use o reforço positivo, sempre recompensando o animal. Além disso, logo após completar a vacinação básica do pet, estimule a prática de atividades físicas e o convívio com outras pessoas e animais por meio de passeios, por exemplo.
Por fim, leve o cãozinho regularmente ao médico veterinário para cuidar do bem-estar do seu animal.
Vale apontar que essa raça tem propensão a algumas doenças, como hipotireoidismo, sarna, catarata, displasia do joelho e do cotovelo, doença cardíaca, surdez e flatulência.
Outra questão que merece destaque é a mudança de comportamento. Você viu que esse cachorro é dócil, logo, caso haja qualquer mudança brusca no seu comportamento, não hesite em levar o animal ao veterinário.
Concluindo…
Ao olhar para um cachorro da raça American Bully, muitas pessoas pensam que ele é agressivo e arisco. No entanto, você viu neste post que de bravo o cãozinho só tem a cara. O pet combina um corpo robusto com doçura, fidelidade e parceria.
Ao crescer em um lar amoroso, com certeza o cachorro também será dócil. Isso vale para qualquer pet, logo é muito importante que o ambiente familiar seja acolhedor e que o tutor ofereça ao animal as melhores oportunidades para aumentar a sua qualidade de vida.
Curtiu as dicas? Conheça também as raças de cachorro mais inteligentes do mundo.