Como escolher um animal doméstico para chamar de seu!
Já se foi o tempo em que, se a vontade era ter um animal doméstico, a dúvida era sempre entre cachorros e gatos. É possível ter vários outros animais domésticos e, com todas as possibilidades existentes, fica difícil escolher qual é o ideal para você e sua família.
Neste artigo, separamos sete ótimas opções de animais domésticos para você decidir qual será o próximo pet da sua casa.
Peixes
Muitas pessoas nem consideram os peixes como opção quando querem adotar um animal doméstico. A interação com os donos é realmente muito baixa, mas para quem ainda não tem nenhum pet e quer começar por um animal de cuidado mais simples, os peixes podem ser boas opções.
A espécie mais comum de peixe como animal doméstico é o peixe betta, por ser fácil de cuidar e muito resistente. Há também quem goste de criar peixes para montar lindos aquários que ornamentam a casa. Aquários, quando bem montados e cuidados, viram verdadeiros ecossistemas.
Calopsita
A calopsita é uma ave da mesma ordem dos papagaios e é nativa da Austrália. Hoje as calopsitas são consideradas animais domésticos e são, entre as aves, uma das escolhas mais populares para serem pets. Por serem menores, elas não precisam de uma gaiola tão grande quanto a dos papagaios.
As calopsitas podem ser amansadas e, nesses casos, costumam se apegar bastante ao dono e serem muito dóceis. É possível deixá-las soltas, com algumas penas de suas asas cortadas para impedir que elas levantem altos vôos ou até mesmo com redes de proteção na casa.
Porém, se a ideia é deixar a ave solta, é sempre preciso que alguém esteja de olho, pois elas são animais curiosos que podem mexer em objetos que podem lhes fazer mal.
O cuidado necessário para criar uma calopsita é o de, além de disponibilizar água e comida, deixar sempre a gaiola limpa e fornecer alguns brinquedos, pois são animais ativos que podem ficar estressados quando entediados. As calopsitas interagem bastante com os humanos, cantando e às vezes até falando, pedindo por carinho e atenção.
Chinchila
A chinchila é um roedor que parece muito uma mistura de rato com coelho. São ótimas opções de animais domésticos para quem mora em apartamento, pois as chinchilas não necessitam de muito espaço para viverem bem.
Além disso, são animais limpos que não produzem mal cheiro e muito dóceis com seus donos. Cuidar de uma chinchila é uma tarefa bem simples: garantir comida, água, ambiente limpo e visitas regulares ao veterinário.
Apenas isso já é o suficiente para ter uma chinchila saudável. Devido a facilidade de cuidar de uma chinchila, são ótimas opções de pets para crianças.
Hamster
Até quem não é muito fã de ratos dá o braço a torcer quando se trata de hamsters. Esse pequeno roedor também leva vantagem por precisar de cuidados simples e espaços reduzidos para viver.
Os hamsters também são animais domésticos de baixo custo e são fáceis de encontrar, e tudo isso contribui com sua grande popularidade.
São animais que interagem com o dono, mas por serem muito pequenos e curiosos, é preciso cuidado quando for brincar com eles fora do recinto.
É muito fácil perder o animal pela casa, principalmente se existem muitos objetos nos quais o hamster pode se esconder. Podem ser criados sozinhos ou com outros hamsters, mas se a ideia é adotar mais de um, tome cuidado: os hamsters se reproduzem muito rápido! Então certifique-se que você não tem um casal vivendo junto para não ter sua família aumentada rapidamente.
Coelho
Os coelhos geralmente fazem muito sucesso em casas com crianças. Com pelo macio e aparência encantadora, os coelhos também não são animais domésticos muito difíceis de cuidar.
Eles irão precisar de mais espaço do que uma chinchila, por exemplo, porque os coelhos precisam se exercitar para serem mais saudáveis.
Há pessoas que criam coelhos de forma parecida com os cachorros, usando até coleiras e guias para passeio. Os coelhos são animais de muita personalidades, que podem ser dóceis com seus donos mas também ariscos com pessoas que não estão habituados.
Gato
Dos animais domésticos mais populares, os gatos são frequentemente a escolha de quem mora em apartamento ou não tem muito tempo para dedicar atenção aos seus pets.
Os gatos demandam atenção, mas possuem a fama de serem mais independentes do que os cachorros. Por fazerem suas necessidades apenas no local específico, é um animal com higiene fácil de manter.
Tendem a ser animais muito brincalhões e preguiçosos, mas são ótimas companhias, principalmente para quem mora sozinho.
Veja as 10 raças de gatos mais populares no Brasil.
Cachorro
O cachorro é um animal doméstico clássico, e não é por coincidência – os cachorros foram os primeiros animais a serem domesticados, e o processo evolutivo foi mútuo: os cachorros se adaptaram para virarem animais domésticos dos humanos e os humanos também evoluíram para serem donos dos cachorros.
Ter um cachorro geralmente implica em vários cuidados: quando filhotes, podem destruir muitas coisas da casa, é preciso ter tempo para levá-los para passear, um cachorro triste pode incomodar a vizinhança inteira com suas lamúrias vocalizadas, entre outras questões.
Mas também não é coincidência que, mesmo com todo o trabalho, a maioria ainda opta por adotar um cão como seu animal de estimação – os cachorros são leais, carinhosos, companheiros e muito carismáticos.
Sabendo de tudo isso, criamos um ebook com tudo que você precisa saber antes de ter o seu primeiro cachorro. Faça o download gratuitamente.
A escolha do animal doméstico depende de muitos fatores: o espaço que você tem disponível, se tem crianças na família e também depende da sua afinidade com o bicho. Lembre-se que a adoção de um animal é algo que deve ser feito com responsabilidade, mas que trás muitos benefícios, como a redução do stress, por exemplo.
Se você gostou deste artigo, se inscreva em nossa newsletter para receber mais conteúdo desse tipo!