(11) 3885-5199

Blog

Bigode de gato: conheça 6 curiosidades sobre esses pelinhos

Bigode de gato
Uma imagem pode falar muito, seja sobre as pessoas, objetos ou lugares. Determinadas características não são apenas um sinal de vaidade que faz parte da vida das pessoas, mas podem se tratar de um detalhe que lhe é próprio. Um exemplo bem comum são os bigodes que fazem parte da imagem predominante de alguns personagens e é bem real afirmar que nunca saem da moda.
No entanto, será que para os gatos, que também tem esses pelinhos que enaltecem sua beleza, trata-se apenas um acessório normal, sem muita importância, ou são mais que essenciais para sua vida? Se você respondeu que sim, são essenciais, você acertou na mosca!
É exatamente isso, o bigode de gato tem uma função quase que vital, influenciando diretamente seu comportamento e seu instinto de proteção, por isso, vamos conhecer mais sobre o esses pelinhos tão charmosos.

O bigode de gato

O bigode de gato, além de deixar esse fantástico animalzinho charmoso e elegante, dá um toque simplesmente refinado, como se fosse a cereja de um belo bolo de aniversário; entretanto, não se trata apenas de mais um detalhe ou aparato de beleza, mas um componente importante para seu corpo e, consequentemente, sua vida.
Por isso, vamos descrever em detalhes, 6 curiosidades marcantes sobre esses pelinhos.

Conheça 6 curiosidades sobre esses pelinhos

1. Bigode gato ou vibrissa

Conhecido popularmente como bigode de gato, a vibrissa é o nome real e científico desses longos pelos que estão localizados na cabeça dos gatos e que abrilhantam o focinho desse amado felino.
Sendo uma característica de outros animais, principalmente dos mamíferos, a vibrissa tem a função sensorial de captar minuciosamente vibrações à distância e até mesmo à noite, quando o escuro nubla a visibilidade.
Isso se deve às raízes desses pelos que são bem profundas, além de contar com inúmeras células sensoriais que contribuem para aumentar o sentido de alerta que ajuda na atenção constante das possíveis alterações inesperadas do ambiente.

2. Alarme contra os perigos

Você sabia que o bigode de gato também serve como um mecanismo de defesa, desempenhando o papel de um incrível alarme contra os perigos imprevisíveis? Pode apostar que sim!
Com certeza você já deve ter visto algum gato dando um salto inacreditavelmente acrobático ou mesmo se desviando de algum objetivo com um reflexo incrível.
Isso acontece porque o bigode, ou vibrissa, age como se fosse uma antena precisa que guia todo o corpo, isto é, seus pelos longos com um tamanho que compreende toda a área mais larga do corpo lhe dão uma perfeita noção de tempo e espaço, favorecendo seu acesso e deslocamento por lugares de acesso mais complicado, sem sofrer dano algum.

3. Componente fundamental para o equilíbrio

Não adianta uma performance elástica se não houver um equilíbrio acima da média para viabilizar tanto controle, correto? O bigode de gato, também é o principal responsável por todo o equilíbrio do felino.
É impressionante como o bigode lhe proporciona um equilíbrio tal, que lhe permite fazer tantas coisas mesmo estando praticamente parado e sem precisar de velocidade para andar em lugares perigosos e saltar, coisas que para outros pets, como o cachorro, parece impossível.

4. Cada gato com seu pelo

Esse parece, talvez, o detalhe mais significativo em se tratando do bigode de gato. A quantidade de vibrissas varia de gato para gato, ainda mais quando levamos em conta as diferentes espécies. Na maioria das vezes, contudo, somam 24 vibrissas ao todo, sendo 12 em cada lado.
Outra informação que não pode passar em branco é que, independentemente da raça, as vibrissas também podem ser encontradas em outras partes da cabeça, mas, principalmente, próximo ou acima dos olhos e até no queixo.

5. O bigode de gato não pode ser cortado

Que são tão necessários, isso é sabido e incontestável, mas que não podem ser cortados sob hipótese nenhuma, você sabia? Pode acreditar que sim!
Os pelos do bigode jamais podem ser cortados ou mesmo aparados, ainda que minimamente, pois, essa perda pode afetar diretamente em sua percepção e capacidade de proteção, uma vez que lhe retira o equilíbrio e sua capacidade de noção do espaço e tempo.
Esse desequilíbrio ou desorientação, vai ocasionar a perda da precisão dos seus movimentos, principalmente nos saltos que precisam do máximo de sua capacidade de análise antes do movimento.
Outra situação que pode ocorrer é a alteração do seu comportamento, visto que sem seu principal aliado na captação do ambiente à sua volta, os níveis de estresse e irritabilidade podem aumentar consideravelmente. Portanto, nada de mexer no que está dando certo, ok?

6. Alterações não são um bom sinal

Assim como em nós humanos, as alterações podem ser aleatórias e sem motivo aparente, sendo necessário ir ao nosso médico para verificar, nos gatos também podem ocorrer alterações que podem ser o indicativo de algo um pouco mais sério.
Pode ser que seja apenas aquela fase que os pelos quebram e crescem novamente, como processo natural do animal, porém, é preciso prestar a atenção, pois pode representar a falta de algum nutriente ou mesmo alguma disfunção.
Quando as vibrissas quebram e consequentemente caem com certa facilidade, o melhor é imediatamente procurar o veterinário para checar o porquê; afinal, assim como nós, os pets também precisam de uma visita ao hospital de vez em quando.
E já que estamos falando em clínica veterinária, que tal se antenar mais ainda e conhecer uma clínica veterinária especialista em cuidar e tratar os pets de um jeito muito especial? Conheça agora a Pet Pillow.

Sobre a Pet Pillow

A Pet Pillow, como dito a pouco, é uma clínica veterinária que está no mercado há um bom tempo fazendo muita diferença na vida dos pets. Contando com uma história ímpar, sendo mais de 25 anos cuidando com muito amor, carinho e com total eficiência de cães e gatos.
Nossa estrutura conta com equipamentos modernos e uma equipe altamente qualificada para tratar seu pet com toda a atenção e cuidado que ele merece e, o melhor, é que está à sua disposição durante 24 horas.