(11) 3885-5199

Blog

Cachorro castrado: afinal, eles cruzam ou não?

cachorro castrado

Há quem diga que cachorro castrado muda de comportamento, engorda e pode ter alguns problemas de saúde. Porém, muita coisa que é dita, especialmente na internet, é mito!

Portanto, se você tem um animalzinho de estimação, a melhor opção é conversar com o seu veterinário sobre as possibilidades de castração e como ela funciona. Não acredite em tudo que lê por aí!

Para esclarecer algumas dúvidas, preparamos um post sobre cachorro castrado. Continue acompanhando e veja as informações sobre esse importante procedimento. Boa leitura!

Saiba quais são as mudanças de comportamento de um cachorro castrado

Existem comportamentos ligados a questões sexuais que mudam sim. Aliás, eles são os únicos! Sendo assim, separamos aqui as principais transformações que irão acontecer com o seu cachorrinho após ser castrado.

Confira 7 dicas essenciais antes de cruzar seus cachorros

1 – Param de ir à procura de uma cachorra no cio

Geralmente, quando o cachorro não é castrado ele sempre dá uma fugidinha para ir atrás de uma fêmea que está no cio.

Essas saídas são perigosas, pois expõem os animais a situações perigosas como brigas com outros cachorros, atropelamentos e intoxicação!

Quando eles são castrados, essa vontade de fugir sempre passa. Portanto, para que ele fique mais quieto, dê atividade ao seu amiguinho. 

Espalhe brinquedos pela casa, faça passeios e estimule exercícios físicos.

2 – Cachorro castrado não fica mais demarcando território

Quando um cãozinho não é castrado, é normal que ele faça xixi em todos os pontos da casa e fora dela também. Isso serve para demarcar o seu território.

No entanto, após o cachorro ser castrado, esse comportamento diminui ou pode acabar de vez.

3 – O cachorro castrado não se torna agressivo

Como falamos, o comportamento sexual do cão é o único afetado. Por isso, ao ser castrado, o cachorro não se torna agressivo.

4 – O ritmo metabólico muda

O cachorro castrado não fica mais preguiçoso. Porém, o seu metabolismo é alterado e ele fica menos ativo. Por isso, é importante motivar o seu cãozinho a fazer caminhadas, levando ele para pequenos passeios e brincando com ele sempre que possível. 

Além disso, cuide da sua alimentação para que ele não ganhe peso.

5 – Cachorro castrado também cruza

Não é porque o cachorro foi castrado que ele perdeu totalmente o interesse em cruzar. A vontade diminui, mas não desaparece. 

Principalmente se ele vir uma cadelinha que também tenha o mesmo desejo. Porém, não se preocupe, pois ele não será papai.

Principais dúvidas sobre a castração de cachorros

Citamos as mudanças de comportamento de cachorro castrado. Agora vamos falar de dúvidas gerais sobre a castração desses animais de estimação. Veja:

1 – Cachorro castrado pode ficar obeso?

Essa é a principal dúvida de quem tem um cãozinho em casa. Mas, essa história de que cachorro castrado fica obeso é mito! A associação entre esse fator é em função ao metabolismo do cachorro castrado que muda, ficando mais lento.

Por isso, o cachorro castrado perde menos calorias e sua alimentação deve ser mais equilibrada. Uma forma de ajudar o seu amiguinho a manter a saúde em dia é estimulando-o a fazer atividade física. Além de evitar os famosos petiscos.

2 – Os filhotes podem ser castrados?

Eles podem sim. A partir dos oito meses meses já é possível fazer a castração dos filhotes. No caso das fêmeas, o mais indicado é castrá-las após o primeiro cio. Porém, antes de tomar essa iniciativa, leve-a ao veterinário para ser examinada. 

O profissional dirá qual a melhor época para realizar a castração em seu cachorro.

3 – Cachorro castrado tem menos doenças?

A castração evita uma série de doenças no animal. Infecções e tumores são exemplos de enfermidades que podem ser prevenidas. Sendo assim, a expectativa de vida do animal aumenta!

4 – Qual o tempo de vida de um cachorro castrado?

Além de impedir uma gestação indesejada pelos donos ou evitar doenças, a castração aumenta a expectativa de vida do cachorro. O tempo ideal de vida vai depender de como é a rotina dele. Se é mais saudável ou não.

Portanto cuide bem da saúde do seu amiguinho para que ele viva por muitos anos!

Veja quais são os benefícios da castração canina

As vantagens de ter um cachorro castrado vão além de prevenir doenças ou uma gravidez. Por isso, veja quais são os benefícios desse ato:

1 – Para os cachorros:

  •         Previne enfermidades como hérnia perineal, tumores e problemas na próstata;
  •         Ele torna-se mais dócil, facilitando ainda mais o convívio com seus donos e, até mesmo, outros pets;
  •         Diminui o risco de fuga e brigas nas ruas.

2 – Para as cadelas:

  •         Elas não sentem tanto incômodo no período do cio;
  •         Não há mais sangramentos pela casa;
  •         A fêmea não tem mais risco de ter gravidez psicológica;
  •         Evita infecções no útero;
  •         Não existe mais a possibilidade dela desenvolver tumor no útero ou nos ovários. Assim como evita os tumores nas mamas.

Além de todos esses benefícios, a castração de cachorros evita que muitos cãozinhos fiquem abandonados pelas ruas. 

Portanto, se você não deseja que o seu cachorro seja um papai ou mamãe, a principal solução é a castração. O procedimento não é doloroso ao animal e a recuperação é tranquila

Como é feita a castração em cachorro

Antes de fazer a castração do pet, é necessário levá-lo ao veterinário para fazer os exames necessários. Um check-up é feito para ver como está a saúde do cãozinho, inclusive um exame físico para garantir que ele está apto para fazer a cirurgia.

Se estiver tudo ok, no dia da castração é recomendado que o animal esteja em jejum, para não sentir vômito com a anestesia. Essa injeção vai manter o seu cachorro dormindo, evitando que ele sinta dor no momento da cirurgia.

 

Após esse procedimento, algumas recomendações serão passadas pelo veterinário, como:

  •         Água e comida em quantidades menores nos primeiros dias;
  •         Não é permitido o pet lamber ou morder o local da cirurgia, por isso, o veterinário pode pedir que o animal use um cone de plástico para evitar esse contato.

Em caso de dúvidas, entre em contato com a Pet Pillow.