Determinadas raças de cães, como o Chow-chow, possuem a língua azul ou roxa. Contudo, a maioria das raças tem a língua na tonalidade rosada ou avermelhada, de modo que se ela estiver roxa, isso pode indicar algum problema de saúde que está causando a má oxigenação. Os problemas que podem levar o cachorro a estar com a língua roxa são muitos.
Portanto, confira a seguir as principais causas, formas de tratamento e como agir caso verifique que seu cão está com falta de ar. Boa leitura!
Causas para que o cachorro esteja com a língua roxa
Bloqueio da garganta
Uma das causas para que o cachorro esteja com a língua roxa é a presença de algum objeto que esteja bloqueando a passagem de ar pela garganta. Além da língua roxa, será possível notar que o cão está inquieto, ofegante e mantendo o pescoço estendido.
Para evitar esse problema, é fundamental que os brinquedos do pet sejam de tamanho apropriado para que ele os não tente engolir.
Além disso, é importante que o tutor cuide se há algum objeto no chão que o cão possa tentar engolir. Outro ponto importante é não oferecer ao animal, alimentos que possam causar o bloqueio da garganta, como ossos de galinha, por exemplo. Nesse sentido, o melhor é sempre optar por ração e petiscos específicos para cachorro.
Asfixia
A asfixia é outra responsável pelo cachorro estar com a língua roxa. Ela pode ocorrer, por exemplo, devido à presença de fumaça, a qual possui inúmeras substâncias tóxicas em sua composição que causam inflamação no sistema respiratório e, consequentemente, formam edemas que acabam por bloquear a passagem de ar pelas vias aéreas.
Ingestão de veneno
O envenenamento é mais uma das causas para que o cachorro esteja com a língua roxa, tendo em vista que um dos possíveis sintomas é a falta de ar. Para evitar esse tipo de problema é muito importante manter o pet em um local seguro, uma vez que determinadas pessoas soltam veneno para cães nas ruas.
Além disso, se o cão estiver solto na rua sem ninguém para monitorá-lo, ele pode encontrar alguma coisa pelo chão e comê-la, como lixo, produtos de limpeza, resíduos de medicamentos e até mesmo plantas tóxicas, as quais causam envenenamento.
Novamente, vale destacar que o pet deve consumir ração e petiscos específicos para cães, pois até mesmo determinados alimentos que consumimos diariamente podem causar o envenenamento do cachorro, como chocolate, passas, uvas e alho e cebola.
Derrame pleural
O derrame pleural também está associado com a presença de língua roxa em cachorros. A pleura é a membrana que envolve o pulmão pelo lado de fora (pleura visceral) e pela parte de dentro da parede torácica (pleura parietal). Entre as duas pleuras há uma camada de líquido, a qual é responsável por facilitar o deslizamento dos pulmões ao se encherem e esvaziarem de ar.
O derrame pleural ocorre quando existe excesso de líquido entre as pleuras, o que prejudica a respiração e, consequentemente, causa a língua roxa nos cães. Esse problema de saúde pode surgir em decorrência de outras doenças, tais como cardiopatias, hepatopatias, pneumonia, problemas renais, traumas, tumores, entre outros.
Doenças no coração
Como o coração é responsável por bombear o sangue por todo corpo a fim de transportar nutrientes e oxigênio, qualquer problema que o atinja pode interferir diretamente na oxigenação do corpo, inclusive da língua, causando a coloração roxa.
Pneumotórax
Por fim, mais uma causa para que o cachorro esteja com a língua roxa é o pneumotórax, que ocorre quando há presença de ar entre as pleuras. Lesões ou traumas causados por atropelamento e doenças pulmonares podem desencadear essa doença.
Portanto, em caso de atropelamento ou outra situação que possa ferir gravemente o animal, é de suma importância levá-lo ao médico veterinário.
Agora, no caso das doenças pulmonares, bem como qualquer uma das doenças mencionadas neste post que podem ocasionar a falta de oxigenação do animal, é fundamental levar o cão periodicamente ao veterinário a fim de realizar um check-up geral e tratar qualquer problema de saúde precocemente.
Meu cachorro está com a língua roxa, e agora?
Caso você verifique que a língua do seu pet apresenta uma coloração roxa, a primeira coisa a se fazer é verificar com cuidado se há algo na boca ou garganta prejudicando a respiração ou até mesmo cortando a língua dele.
Se for constatada a presença de alguma coisa, o recomendado é verificar se você consegue removê-la com facilidade. Caso contrário, leve o cão imediatamente ao médico veterinário.
Cachorro com a língua roxa: tratamento
Como há diversas causas para que o cachorro esteja com a língua roxa, o tratamento depende da razão específica. Por exemplo, se o que está causando a falta de ar no pet é um objeto que está causando o bloqueio da garganta, o veterinário irá realizar a remoção segura desse objeto.
Caso o cão tenha inalado fumaça, será necessário realizar alguns exames para avaliar o dano causado. Dependendo do caso, ele poderá ser internado e ficar entubado. Além disso, medicamentos para a recuperação podem ser administrados.
Agora, se o cão foi envenenado, é importante levá-lo imediatamente ao veterinário e descobrir qual a causa do envenenamento, de modo que o profissional possa indicar o melhor tratamento, pois ele depende da substância ingerida pelo animal.
Em caso de derrame pleural, será necessário realizar a drenagem do líquido localizado entre as pleuras. Além disso, é preciso tratar a doença que causou o derrame pleural, a fim de impedir que o problema retorne.
No caso de problema cardíaco, também é necessário tratar a doença para que a língua retorne à tonalidade normal. Por fim, se o cão for diagnosticado com pneumotórax, será preciso retirar o ar ou qualquer outra substância que esteja localizada entre as pleuras.
Concluindo
Como você pôde perceber, diversos problemas de saúde podem fazer com que o cachorro fique com a língua roxa. Contudo, todos eles estão necessariamente relacionados à má oxigenação no organismo do pet, que é um processo fundamental para manutenção da vida.
Portanto, se o seu cachorro estiver com a língua roxa, realize os primeiros-socorros se possível e leve-o imediatamente ao médico veterinário.