Como você já deve imaginar, os cachorros de porte médio são perfeitos para qualquer família. Com tamanho ideal, nem muito grande e nem muito pequeno, esses cães sempre acham espaço nas casas e nos corações dos brasileiros.
Os cachorros de porte médio podem ser brincalhões, alegres, divertidos, protetores e até mesmo preguiçosos. Portanto, algum deles pode ser perfeito para você.
Se você quer um cachorro para ser seu animal de estimação companheiro, confira neste post as principais raças de cachorros de porte médio e os cuidados que você precisa ter com eles.
Principais raças de cachorros de porte médio
Um dos tamanhos mais populares por aqui, os cachorros de porte médio se encaixam em todas as casas. Eles podem ser bons parceiros para corridas, companheiros para assistir TV ou para dar alegria para a sua casa.
Sendo assim, conheça algumas raças de cachorros de porte médio e saiba escolher aquele que mais combine com seu estilo de vida, personalidade e nível de atividade.
Beagle
Um cachorro conhecido por seu faro, nada deixa um Beagle mais animado do que farejar uma trilha que vale a pena seguir.
O Beagle é naturalmente feliz, extrovertido, afetuoso e se encaixa confortavelmente em qualquer estilo de vida ativo, no qual ele possa exercitar seu amor por seguir todos os tipos de aromas, uivos e comida.
Cocker Spaniel Inglês
Competitivo por natureza, o Cocker Inglês espera que a maioria de suas atividades sejam um jogo de correr até um destino e encontrar algo que você não estava procurando. Assim, ele possui ótimas habilidades de rastreamento.
Um cão fiel e sociável, ele ama tanto as pessoas que se sente muito à vontade em uma caminhada ao lado da família ou se aconchegando ao lado de seus donos no sofá.
Cachorros de porte médio: Whippet
Os Whippets têm um instinto de perseguir animais menores e do tamanho de gatos e são capazes de pular cercas para reivindicar seu prêmio. Eles adoram parques e quintais. Além disso, eles são graciosos, atléticos e rápidos. Um Whippet gosta de famílias mais tranquilas e pessoas reservadas.
Spaniel Springer Inglês
De competidores a companheiros de família, eles se adaptam facilmente a uma vida equilibrada com atividades que nutram suas habilidades.
Naturalmente curiosos e ágeis, eles adoram ter o focinho no chão, explorando todos os cantos esperando que qualquer perseguição comece.
Basset Hound
Uma das razões para você adotar um Basset é o fato do pet ser um companheiro da família. O Basset se tornou popular por ser um animal tranquilo, companheiro e com bom humor.
Os Bassets não podem ser julgados pela sua aparência. Com orelhas compridas e olhar triste, quem não conhece imagina que ele não seja um cão alegre. Entretanto, quem tem um sabe que por trás daquela carinha há um cachorro parceiro e sociável com todos.
Os Bassets são preguiçosos e adoram um colo ou ficar deitado na sua caminha durante um bom tempo. Porém, é necessário sempre levá-lo para praticar exercícios leves que evitem o sobrepeso.
Cachorros de porte médio: Bull Terrier
O Bull Terrier é um cachorro de porte médio, musculoso e em boa forma. Adoram exercícios e brincadeiras com seus donos. Para manter sua mente afiada e o corpo em forma, ele precisa de uma família tão alegre quanto ele.
Sua personalidade é doce e divertida, eles são loucos por crianças e qualquer gesto é um incentivo para uma brincadeira. O Bull Terrier é espirituoso, assim ele pode se identificar com crianças mais velhas.
Cuidados com os cachorros de porte médio
Os cuidados com os cachorros de porte médio começam na alimentação e vão até os tratamentos de saúde. Esses cães devem ser tratados como todos os outros, pois, assim como nós, os animais merecem todos os cuidados independentemente do seu porte.
No caso de cachorros de porte médio, é bom lembrar que o tamanho é importante e seu custo será um pouco maior quando comparado ao investimento para cuidar de cães menores. Confira a seguir os cuidados necessários que você deve ter com esses animais.
Atenção à alimentação
A alimentação precisa ser completa e com todos os nutrientes necessários para o seu pet continuar forte e saudável. Assim, recomendamos sempre a consulta com um veterinário para que ele defina o cardápio de cada período da vida do seu animal.
Passeios e exercícios
Os cachorros de porte médio não podem viver no marasmo. Sendo assim, as atividade físicas são fundamentais para que eles tenham uma vida longa e saudável. Como eles têm muita energia, os cães desse porte são ótimos para atividades como:
- Caça;
- Guia para pessoas com necessidades especiais;
- Pastoreio;
- Resgates;
Entre outros.
Então, deixe a preguiça de lado. Como esses animais precisam de atividades diárias, é uma boa maneira para você deixar o sedentarismo de lado e movimentar o corpo. Outra indicação para evitar o tédio do animal é ter muitos brinquedos em casa. Assim, ele estará sempre distraído com alguma brincadeira.
Higiene
Alguns cães de porte médio precisam de cuidados com seus pelos. Assim, escove seus pelos diariamente e em casos de pelo longo, mantenha a tosa em dia. Banhos em excesso não são saudáveis, por isso dê banho com produtos apropriados e nos períodos sugeridos pelo veterinário.
Cuidados veterinários
Os cachorros de porte médio devem ser vacinados anualmente. Além disso, é preciso fazer exame de fezes para verificar a necessidade de vermífugo. Os filhotes precisam desses cuidados com uma frequência maior. Qualquer alteração no comportamento, nos olhos ou na pelagem leve-o ao veterinário. De qualquer forma, mesmo que esteja tudo em ordem é importante realizar um check-up anual.
Agora que você conheceu um pouco mais sobre os cachorros de porte médio ficou mais fácil escolher o seu, não é mesmo? Como você viu, esses pets são companheiros e amáveis.
O temperamento irá depender da sua personalidade. Por isso, independentemente do tamanho do seu pet, seja ele um cachorro de porte médio ou não, é de suma importância que você seja responsável em sua criação. Eles precisam principalmente de muito carinho e amor.