Veterinária Pet Pillow

Cachorro e bebê: como adaptar o seu pet para a chegada dos seus filhos?

cachorro e bebê

A chegada de um bebê é um momento muito especial na vida de qualquer família, no entanto há um integrante que deve receber uma atençãozinha especial nesse período: o seu cão. Isso é importante, tendo em vista que o pet pode não compreender exatamente o que está ocorrendo, sendo necessário comunicar isso para ele por meio de algumas técnicas. De qualquer modo, cachorro e bebê tendem a se dar muito bem, desde que a familiarização da criança e do animal seja realizada adequadamente.

Pensando nisso, elaboramos este post para contar para você tudo o que é necessário para adaptar o seu animal de estimação para a chegada de seu bebê. Portanto, continue acompanhando o conteúdo e saiba mais sobre o assunto. Boa leitura! 

Como agir com o pet para prepará-lo para a chegada de um bebê

Veja, a seguir, algumas dicas de como acostumar o cão com a novidade!

Se necessário, realize o treinamento preventivo

Antes de mais nada, é necessário verificar a necessidade de realizar o treinamento preventivo com o cão. Para isso, identifique se ele é inseguro ou agressivo, pois pets assim devem passar por um processo mais complexo para a chegada do bebê.

Procure um adestrador experiente, converse com ele sobre a situação e permita que ele avalie o cachorro e indique a orientação mais adequada. Agora, caso o seu cão seja tranquilo, siga direto para as próximas dicas. 

Acostume o cachorro com crianças desde cedo

Um dos primeiros passos que devem ser tomados antes da chegada do bebê é acostumar o cão com crianças desde cedo. O processo de socialização canina deve ser realizado com antecedência tanto com outras pessoas adultas, quanto crianças e até mesmo outros animais de estimação. 

Como o cão filhote ainda não concluiu todas as vacinas e, portanto, está mais vulnerável, é necessário encontrar alternativas para familiarizá-lo com outros animais, pessoas e crianças. Para isso, leve-o para passear de carro ou no colo, de modo que ele não caminhe no chão. Assim, você consegue socializá-lo e protegê-lo ao mesmo tempo. 

Cachorro e bebê: prepare o seu pet para a chegada

Outro passo que deve ser dado antes da chegada do bebê é preparar o pet para esse momento. Para isso, você pode permitir que o cão se aproxime e cheire a barriga da pessoa que está grávida. Assim, ele saberá que algo está mudando, tendo em vista que os cachorros conseguem ouvir os sons da criança dentro da barriga da mãe, bem como são capazes de sentir por meio do olfato que há mudanças hormonais na mulher nesse período. 

Além disso, apresente o quarto do bebê para o cão. Ele irá perceber que há um novo espaço dentro do lar e isso também ajudará ele a compreender que algo diferente está ocorrendo. Por fim, deixe o animal de estimação ver e cheirar as roupinhas e brinquedos da criança. 

Preserve a rotina do pet

Mais um passo fundamental é preservar o máximo possível a rotina do seu cachorro. Sendo assim, mantenha o horário do passeio, brincadeiras, carinho e alimentação iguais. Assim, ele perceberá que não está sendo deixado de lado. 

Para isso, inclua outras pessoas da casa nessas tarefas também. Além disso, caso seja identificada a necessidade de alterar alguma coisa na rotina do animal, comece a alterar cedo e de forma gradual para que ele se acostume aos poucos.

Acostume o cão com o cheirinho do bebê

Quando o bebê nascer, leve uma roupinha já usada para o cão sentir o cheirinho dele. De preferência, essa roupinha deve ser a mesma mostrada para o cão previamente, como apresentado no terceiro item desta seção.

Apresente o bebê ao animal de estimação

Quando retornar ao lar, lembre-se de apresentar o bebê ao cachorro. Além disso, mostre que o novo quarto e os novos objetos são do novo integrante da família, levando-o para lá e deitando-o no bercinho. 

Depois dessa breve apresentação, promova a interação entre o cachorro e o bebê de forma gradual. Para isso, nos três primeiros dias, deixe o cão se acostumar com os sons da criança, mas os mantenha em ambientes diferentes, e continue dando roupinhas dele para ele cheirar. 

A partir do quarto dia, deixe-os em um mesmo espaço para que se acostumem um com a presença do outro. Por fim, após uma semana, comece a tentar realizar uma interação mais próxima entre pet e bebê, permitindo que o cachorro cheire e interaja com a criança. 

Relacione a criança à coisas positivas

Essa dica pode ser facilmente conciliada com a anterior. Nesse sentido, ao perceber o bom desempenho do cão em lidar com a criança, dê petiscos gostosos para ele ou brinquedos novos. Assim, o animal compreenderá que está reagindo bem e será estimulado a manter a boa performance. 

Preocupe-se com a saúde do bebê

Para garantir a saúde do bebê, é importantíssimo realizar o controle de pragas, como carrapatos e pulgas, no cãozinho. Além disso, os banhos regulares devem ser uma preocupação constante.

Mantenha a vacinação do cachorro em dia

Por último, mantenha a vacinação do cachorro em dia, tendo em vista que um bebezinho ainda apresenta um organismo muito sensível e frágil, e animais não previamente vacinados não devem se aproximar da criança nessa fase.

Assim sendo, antes da criança nascer, verifique se a vacinação do cão está em dia e, caso ele não seja vacinado, procure regularizar essa situação o quanto antes, visto que são necessárias diversas doses para imunizar o pet. Além disso, também verifique a vermifugação do animal para que ela esteja em dia também. 

Conclusão

Como você pôde perceber, não é tão difícil acostumar o cãozinho com a novidade. Basta ficar atento às dicas, ter um pouquinho de paciência e preparar a chegada do bebê com antecedência, de modo que dê tempo de habituar o cão com a mudança.

Nós da Pet Pillow esperamos ter ajudado você com algumas dicas sobre a socialização entre cachorro e bebê e desejamos uma gravidez tranquila e uma nova etapa de vida com muito amor, paz e alegria para os novos pais.

Confira também este artigo sobre as plantas perigosas para pets!

 

Sair da versão mobile