Cachorro latindo alto é, quase sempre, um incômodo, né? Se isso ocorrer de vez em quando, é até compreensível. Afinal, essa é uma das formas do cãozinho se comunicar ou expressar alegria.
Porém, se o latido é constante, isso pode acabar prejudicando o convívio com o seu pet. Ou ser um aviso de alerta. Portanto, é preciso prestar muita atenção nos detalhes.
Antes de brigar com o seu amiguinho, procure entender o motivo dele latir com frequência e alto. Para te ajudar a identificar o motivo de um cachorro latindo alto, preparamos esse texto. Continue acompanhando e saiba as possíveis causas. Boa leitura!
Por que os cachorros latem?
A resposta é simples: o latido é a forma do cachorro se comunicar. Assim como os gatos miam, os golfinhos emitem vibrações e os humanos falam. Eles não se comunicam somente com a mesma espécie, mas com seus donos também.
Quantas vezes os cães já avisaram seus donos sobre alguma situação? Já chamaram seus tutores com latidos desesperados?
Porém, o cachorro latindo alto pode significar que ele está com algum incômodo ou, ainda, dor. Portanto, é importante saber compreender as suas formas de expressar.
Veja também nosso artigo: Meu cachorro não late, o que fazer?
5 formas de entender o motivo de um cachorro latindo alto
Se você muitas vezes fica sem entender o motivo que os seus cachorros latem, então vamos te mostrar cinco opções para decifrar o que eles querem comunicar. Veja a lista que preparamos:
1 – Cachorro latindo alto pode ser um alerta de perigo
Geralmente, os cães são animais bastante sociáveis. Somente se forem criados com maus tratos que podem se tornar agressivos. Portanto, quando se sentem ameaçados o seu primeiro instinto é avisar a todos, por isso usam os latidos. Normalmente são bem altos.
Acontecimentos banais podem ser vistos pelos cachorros como perigosos. Isso porque eles não têm a mesma percepção que os humanos e, se a chegada de um carteiro, por exemplo, fizer com que ele se sinta ameaçado, ele vai latir. Barulhos pequenos também podem fazê-los ficar em alerta.
Portanto, manter o alerta é algo natural do cachorro e ele vai latir alto.
Porém, se você perceber que o seu amigo se assusta fácil, vale a pena apostar em um adestramento para que ele se torne mais confiante.
2 – Indício de tédio ou ansiedade
Assim como os seres humanos, os cachorros também ficam entediados e, muitas vezes, ansiosos. Isso faz com que eles desenvolvam comportamentos compulsivos.
Ficar lambendo a patinha constantemente é um sinal. Outro indício bastante comum é o latido mais alto e em excesso.
Se ele estiver ansioso por causa de uma separação, por exemplo, a tendência é que essa forma de expressão seja mais intensa. Os latidos de ansiedade dos cachorros são agudos e longos. Para que esse comportamento vá melhorando, procure não estimular a euforia dele e, se necessário, peça ao veterinário um calmante próprio para cachorro. Ajuda bastante!
Além disso, deixe o ambiente mais interativo para o seu cãozinho. Dê brinquedos a ele e proporcione ao seu amigo um espaço que dê para ele brincar, correr e se divertir.
E não se esqueça: passear com ele em momentos do dia é sempre importante para que o animal não fique entediado!
3 – Sinal de fome ou sede
Cachorros domésticos não conseguem providenciar sua própria comida ou bebida. Sendo assim, ele vai depender de você para se alimentar. Portanto, se em algum momento você se esquecer de dar a ele água ou alimento, é bem possível que a sua primeira reação seja latir alto. É a maneira que ele tem de chamar a sua atenção.
Os latidos dos cães quando estão com fome ou sede são mais firmes e insistentes. Ele pode querer levar o seu dono até o local onde está a ração para indicar o que quer.
Se não quiser que os latidos altos se tornem uma rotina, crie o hábito de alimentá-lo em um horário certo e jamais deixe a sua vasilha sem água.
4 – Cachorro latindo alto pode ser para chamar a atenção
Toda vez que um cachorro perceber algo que você ainda não tenha notado, ele vai querer chamar a sua atenção. Por exemplo, se ele vir alguém passando mal e não puder ajudar, o cãozinho vai latir alto até que alguém o escute.
Em uma rotina, o latido do cachorro serve para chamar a atenção dos seus donos para diversos fatos. Mesmo que seja somente para brincar. Mas, nunca deixe de dar a devida atenção ao animal, pois pode ser algo mais grave!
É importante ressaltar que atender o cachorro sempre que ele late é ruim para o comportamento do animal. Pois ele pode associar latido com atenção e passar a latir sempre que quiser qualquer coisa.
5 – Cachorro latindo alto pode ser sinal de dor
Cada tipo de cachorro tem o seu jeito de expressar quando está com algum tipo de dor. Enquanto alguns se tornam mais quietos outros perdem o apetite. Ao contrário disso, outros podem latir.
Para saber se o seu cachorro está sentindo alguma dor, veja se esse tipo de comportamento começou repentinamente. A falta de apetite é um sinal que estão com dores, portanto, fique em alerta.
Se você tentar chegar perto e ele latir mais alto, pode ser para te falar para não tocar nele. Pois está com dor. Se ele estiver com dificuldade de locomoção, pode ser por algum problema também. É importante levá-lo ao médico o quanto antes.
Viu quantos significados pode ter quando um cachorro latindo alto? Por isso, é importante conhecer bem o seu amigo para identificar corretamente o que ele quer te dizer.
Se ele ficar muito tempo sozinho, o latido alto será somente para expressar sua felicidade ao te ver. Em poucos instantes a euforia passa. Porém, se persistir, pode ser que ele queira te contar algo. Preste atenção nos sinais.
Além disso, se você perceber que o motivo do cachorro latir alto for por algum incômodo, leve-o imediatamente ao veterinário. Não tente medicar o seu amigo, pois pode prejudicar ainda mais a situação.