Veterinária Pet Pillow

Meu cachorro não quer comer: o que fazer?

Veja o que fazer quando cachorro não quer comer

Cachorro não quer comer: a diminuição ou a perda total do apetite de um animal de estimação é um dos primeiros sinais que indicam que algo não está bem.

Se você tem um cachorro e percebe que ele não está se alimentando normalmente, leia a seguir o que pode ser feito.

Meu cachorro não quer comer

Muitos motivos podem fazer seu cão perder o apetite e em todos os casos, é sempre importante leva-lo para se consultar com o veterinário de confiança.

No entanto, existem algumas coisas que você pode observar em casa para ter maiores pistas do que pode estar acontecendo com o seu cachorro.

Ração nova

Se o cachorro não quer comer, pode ser porque existem animais que não se adaptam com algumas rações – é comum perceber, se você troca de marca de ração frequentemente, que algumas rações podem ter maior aceitação pelo seu cachorro do que outras.

Se o período em que seu cachorro não quer comer coincidir com uma troca de ração, faça um teste e ofereça a ele uma ração na qual você sabe que ele gosta.

Quando o problema é a ração oferecida e você voltar a oferecer o tipo de alimento no qual o cão está acostumado, ele irá comer normalmente.

É válido reforçar que não é muito saudável trocar frequentemente de ração, pois muitas delas possuem valores nutricionais muito diferentes entre si.

Para saber melhor qual ração é mais adequada para o seu companheiro, consulte um veterinário.

Local do comedouro

Ninguém gosta de comer em um lugar sujo, e com o seu cachorro não é diferente. Se o cachorro não quer comer verifique se o local onde ele come está limpo, se os comedouros estão em ordem, se não está sendo usado nenhum produto de limpeza ou algo com cheiro muito forte perto do local.

Às vezes uma simples mudança no local onde o seu cachorro faz suas refeições já pode ajudar ele a voltar com seu apetite normal.

Estresse ou depressão

Infelizmente, problemas como estresse ou depressão não atingem somente os humanos. Animais, quando domesticados, podem desenvolver alguns problemas de saúde mental e um dos sintomas característicos desses problemas é a perda de apetite.

Os cachorros podem desenvolver um quadro de estresse ou depressão quando não possuem muitos estímulos, ou seja, quando ficam sozinhos por muito tempo sem muitas atividades ou até mesmo atenção e carinho.

Problemas de saúde mental canina também podem ser acompanhados por outros sintomas, como por exemplo alguns comportamentos obsessivos: lamber muito a mesma parte do corpo ou latidos constantes.

Se esse for o problema do seu cachorro, algumas opções para reverter o quadro são: mudar o seu ambiente, adicionando brinquedos; dar mais espaço ao seu cachorro; sair para passear com maior frequência e até mesmo adotar outro cão para lhe fazer companhia.

A melhora na qualidade de vida do animal poderá fazer com que ele volte a comer normalmente.

Outros sintomas

Muitas vezes, quando o cachorro não quer comer é indício de que ele sente dor ou está com alguma doença. Nesse caso, a consulta com o veterinário é imprescindível.

Mas, além de já agendar a consulta para o seu cachorro, é importante ficar atento se existem outros sintomas que estão acompanhando essa perda de apetite: as fezes e a urina do seu cachorro estão normais? Ele também está vomitando? Ele está bebendo água? Se você mexe com ele, ele demonstra sentir dor ou desconforto em algum local específico? A observação desses sintomas irá ajudar o veterinário a chegar em um diagnóstico e indicar o tratamento mais adequado para o seu animal.

Veja também nosso post com cuidados gerais para ter um pet saudável.

Essas são apenas algumas dicas do que pode ser feito assim que perceber que o cachorro não quer mais comer, mas nenhuma dessas dicas substitui a consulta de um médico veterinário. Portanto, se seu cachorro não está comendo, agende uma consulta.

Aqui na Pet Pillow prestamos atendimento veterinário 24 horas, todos os dias da semana, em nossa clínica. Agende uma consulta e converse com um de nossos especialistas se o seu cachorro não quer comer.

Se você gosta desse tipo de conteúdo, não deixe de assinar nossa newsletter para receber artigos sobre informações e cuidados com os pets.

 

Sair da versão mobile