Veterinária Pet Pillow

Cachorro para apartamento: veja as principais raças

Cachorro para apartamento: quais raças vivem bem em locais pequenos?

Todo mundo que gostaria de ter um cachorro para apartamento já deve ter ouvido alguém dizer que não ter uma casa grande é um empecilho.

Antigamente era comum ter cachorro apenas fora de casa, em um quintal, mas atualmente os cachorros fazem parte da família, morando sob o mesmo teto e até mesmo dividindo a mesma cama.

Com isso, cada vez mais gente que mora em apartamento tem um cachorro (ou até mesmo mais de um) como seu pet.

Quando se mora em apartamento e existe a vontade de adotar um cão, é preciso estar atento a diversos fatores: o cachorro irá crescer muito?

De acordo com sua raça, é um cachorro ativo? O cachorro é de uma raça que tende a latir muito ou soltar muito pelo? Essas e outras características irão facilitar na hora de escolher um cachorro para apartamento.

Pensando nisso, nós separamos aqui 5 raças de cachorro que são indicadas para serem criadas dentro de um apartamento.

Pug, um clássico cachorro para apartamento 

Cachorro para apartamento:? Pug

O Pug se enquadra em quase todos os requisitos ideais de um cachorro para apartamento: são cachorros de porte pequeno, não costumam latir muito (podem ter problema de ronco, mas não é nada que irá incomodar o seu vizinho) e não são extremamente ativos.

Por serem braquicefálicos (possuírem focinho achatado) o Pug fica ofegante com facilidade, não sendo um cachorro que precisa de grandes espaços para se exercitar.

Além disso, os pugs costumam ser cães inteligentes e obedientes que aprendem com rapidez o local certo para fazer suas necessidades e o que pode e o que não pode ser feito dentro de casa.

Bulldog francês

O Bulldog francês tem muitas características semelhantes aos pugs: também possuem porte pequeno, não são muito ativos por também serem uma raça de focinho achatado e também não costumam latir muito.

Por terem pelos curtos, o bulldog francês não solta muito pêlo dentro de casa. No entanto, é recomendável que o cachorro seja adestrado, porque apesar de serem cachorros carinhosos com todos, possuem a fama de serem um tanto bagunceiros.

Maltês

O cachorro da raça maltês é um cãozinho pequeno, que geralmente possui aparência muito simpática e, por isso, muitos querem um cachorro desses em suas casas.

O maltês é uma raça de cachorro de pequeno porte e, apesar de sua pelagem longa, seus pelos costumam não provocar alergias nos humanos.

São cachorros que se acostumam rápido com sua casa e vivem bem em espaços internos, não tendo problemas de comportamento, no geral.

Chihuahuas, os pequeninos cachorros para apartamento

Talvez o menor da lista, o Chihuahua é uma raça muito indicada para espaços pequenos. No entanto, exatamente por terem dimensões tão pequenas, é preciso tomar cuidado se há crianças em casa, pois o Chihuahua é uma raça relativamente frágil.

São muito apegados aos seus donos, podendo ter inclusive episódios de ciúmes. É importante fazer atividades com o

Chihuahua para que ele gaste sua energia, mas o adestramento também é recomendável para que ele tenha um bom comportamento, pois é uma raça que late muito.

O adestramento ajudar para que o cão não canalize sua energia em latidos excessivos ou na mastigação de objetos indevidos.

Lulu da Pomerânia, o cachorro para apartamento em ascendência

O Lulu da Pomerânia é uma raça de cachorro que tem se tornado cada vez mais popular no Brasil. Com uma pelagem longa e exuberante, o Lulu não necessita de tosa, apesar de muitos donos gostarem de fazer a famosa tosa arredondada.

É um cachorro que não precisa de grandes espaços para viver. São geralmente desconfiados com barulhos e pessoas estranhas, por isso, seu adestramento é recomendável para que ele não desenvolva o comportamento de latir excessivamente.

O Lulu da Pomerânia é um cão muito fiel aos seus donos e muito carinhoso, ideal para famílias com crianças.

Shih Tzu, cachorros calmos para apartamento

Cachorros da raça Shih Tzu costumam ser muito calmos e se adaptam muito bem aos barulhos da cidade e a vida em apartamento.

É um cão de companhia e por isso é ideal que viva em ambientes internos, apesar de adorar correr no campo. São ótima companhia pois adoram ficar no colo e brincar, são muito apegados à família e muito bons com crianças.

Adoram ficar seguindo seus donos pela casa e são ótimos cães de alerta, pois latem sempre que algo novo acontece ao seu redor.

Só é preciso ficar atento aos vizinhos pois podem acabar incomodando. Por ser um pouco teimosos, podem ser difíceis de educar.

Cachorros SRDs também podem ser excelentes companheiros para viver em apartamento por serem no geral inteligentes e fáceis de serem treinados.

É possível criar um cachorro de porte médio (e até mesmo grande, dependendo do espaço) dentro de um apartamento, mas é importante ter disponibilidade para passeios regulares para que seu cão possa se exercitar e gastar sua energia. Para saber mais sobre este assunto, veja também nosso artigo sobre cachorros de raça: pedigree é importante?

Se você gosta desse tipo de artigo, se inscreva em nossa newsletter e receba mais conteúdos sobre animais domésticos, suas características e seus cuidados.

 

Sair da versão mobile