Adotar um pet é uma ótima alternativa para quem deseja uma companhia, para quem tem filhos ou para quem almeja uma maior segurança dentro de casa, por exemplo. No entanto, adotar um cão exige muita responsabilidade por parte do tutor, pois ele estará cuidando da vida de outro ser. Para isso, é de suma importância que quem deseja adotar um cão conheça algumas características para saber se irá se adaptar às necessidades do pet. Este é o caso dos cachorros de porte grande.
Sendo assim, este post foca nas qualidades dos cães de grande porte para que você conheça mais sobre eles e possa comparar com outras possibilidades e saber qual porte de cão irá se adequar ao seu estilo de vida. Ficou curioso para saber mais? Então continue lendo!
Quais as principais características dos cachorros de porte grande?
Os cães de grande porte são caracterizados por possuírem entre 400 e 800 gramas ao nascer e entre 70 e 100 quilos durante a fase adulta. Além disso, outro fator que caracteriza os cachorros de grande porte é a altura. Um pet desta dimensão pode chegar a 110 centímetros de altura durante a vida adulta dependendo da raça.
Além das características físicas que diferenciam os cachorros de porte grande dos demais, também há características de personalidade e comportamento que definem estes animais. Como você já deve ter percebido, cães deste tamanho são tradicionalmente usados para auxiliar em práticas de caça, pastoreio, guarda e esportes. Isso ocorre, pois estes animais possuem diversas habilidades.
Os cães de grande porte são extremamente inteligentes, ágeis, fortes e fáceis de adestrar. No entanto, tais características não fazem destes pets animais ferozes, pois muitos cães de grande porte são conhecidos por serem dóceis, brincalhões, extremamente sociáveis e ótimas companhias para toda a família, inclusive para as crianças. Portanto, atualmente os cachorros de porte grande fazem parte de inúmeros lares.
Dentre as raças que melhor representam estes cães, temos: o Labrador, o Golden Retriever, o Border Collie, o Dálmata, o Husky Siberiano, dentre diversas outras possibilidades.
Apesar destes cães socializarem rapidamente e serem muito dóceis, para tê-los em casa são necessários alguns cuidados, bem como conhecimento sobre as necessidades que estes pets tão especiais precisam para manter a saúde física e emocional deles, além dos cuidados comuns a todas as raças e portes de cães.
Por isso, confira na sequência um conjunto de recomendações e informações que auxiliarão você e sua família a identificarem se podem adotar um cão de porte grande e se irão se adaptar às necessidades dele.
Cuidados recomendados para cachorros de porte grande
Veja a seguir 5 fatores que toda pessoa que deseja adotar um cachorro de grande porte precisa considerar:
-
Doenças associadas a cachorros de porte grande
Além dos cães de grande porte compartilharem características físicas em comum, como peso e altura, essas mesmas características podem acarretar em problemas para a saúde do pet, caso o tutor não tome as medidas necessárias.
Por serem cães de grandes dimensões, muitas vezes durante a vida adulta, e em especial na velhice, estes cães desenvolvem problemas nas articulações, que podem se agravar com o tempo e comprometer a mobilidade das patas traseiras.
Sendo assim, é preciso que o responsável esteja atento a esta questão e leve o seu pet com regularidade ao médico veterinário, para prevenir que o animal adquira alguma doença desse tipo ou até mesmo possa tratar com agilidade e antecedência.
-
Alimentação adequada
Um cachorro de porte grande necessita, por óbvio, de uma maior quantidade de ração. Isso significa que o tutor terá um maior gasto. Além disso, a alimentação do cão precisa ser balanceada e rica em nutrientes.
Uma alimentação de boa qualidade são as rações específicas, pois fornecem todos os nutrientes necessários para a manutenção das atividades orgânicas do animal, pois um cachorro de porte grande gasta mais energia e, portanto, necessita de uma boa fonte nutritiva.
Para saber a quantidade específica de ração e quantas vezes por dia você deve alimentar o seu pet, consulte o médico veterinário, pois ele será capaz de analisar o caso específico do seu cão baseando-se na idade, raça e porte físico.
-
Espaço
Os cachorros de porte grande necessitam de espaço, mas isso não quer dizer que se você mora em um apartamento não pode adotar um cão desta dimensão. Caso você não possua um pátio espaçoso, terá que levar o seu pet para passear mais seguidamente ou se você não dispor de tempo para levá-lo a passear, basta contratar um Dog Walker, que é a pessoa que oferece serviço de passeio com animais.
-
Companhia
Como dito anteriormente, estes cães são muito sociáveis e, devido a isso, necessitam de atenção. Sendo assim, é importante que o tutor disponha de tempo para passar com o seu pet, ou que alguém da família esteja por perto.
Caso você more sozinho e não disponha de tempo para passar com o seu cão, você pode providenciar um local para que ele fique durante a sua ausência ou até mesmo possuir mais um animal de estimação para que cada um faça companhia para o outro durante o tempo em que você estiver fora de casa.
-
Adestramento
Outro ponto importante que quem deseja adotar um cachorro de porte grande deve considerar é a realização de um adestramento. Imagine você saindo para passear com um cão extremamente forte e que não obedeça você? Não seria nada agradável, não é mesmo?
Sendo assim, invista em um adestramento, pois ele irá facilitar a realização de passeios, a hora do banho, a convivência dentro de casa, bem como possibilitar que tanto você quanto o seu pet conheçam melhores formas de exercitá-lo.
Gostou deste post sobre cachorros de porte grande? Então continue acompanhando o nosso conteúdo e fique por dentro de outras dicas e novidades do mundo animal.
Até a próxima!