Veterinária Pet Pillow

Cachorros de porte pequeno: tudo que você precisa saber sobre

cachorros de porte pequeno

Não há dúvidas que os cães são uma paixão mundial. Tanto que eles são conhecidos como melhores amigos do homem. De tantas raças existentes, hoje vamos te mostrar tudo que você precisa saber sobre os cachorros de porte pequeno.

Dados do Censo Pet mostram que foram contabilizados 54,2 milhões de cães no Brasil. Desse número, 54% são de cachorros de porte pequeno, e a adoção desses animais vem crescendo a cada ano.

Os cachorros de porte pequeno são perfeitos para quem não abre mão de ter um cachorro em casa, mas não possui tanto espaço. Além disso, algumas pessoas pensam que é mais fácil cuidar de um animal pequeno. 

Essa é uma das razões entre tantas outras que fazem com que algumas pessoas optem por cachorros de porte pequeno. Se você está em busca de um amigo de quatro patas, mas ainda não decidiu qual escolher, neste post você encontrará todas as informações necessárias para escolher o seu cachorro de porte pequeno. Vamos começar?

 

Principais raças de cachorros de porte pequeno

Conhecidos por sua fofura, os cachorros pequenos estão entre os mais queridos por donos de pets. Além de uma opção ideal para quem mora em apartamento, por exemplo, os cães menores são companheiros e muito carinhosos.

Com algumas vantagens por conta do seu tamanho reduzido, os animais pequeninos perdem menos pelos, são mais fáceis de transportar e ainda são mais tranquilos durante o banho, a tosa e os passeios, quando comparados aos cães de grande porte.

Então, vamos conferir algumas opções desses pets que são perfeitos para quem quer pouco tamanho e muito amor?

 

Yorkshire

Uma das raças de cachorros pequenos mais conhecida no Brasil é o Yorkshire. Eles adoram uma bagunça e uma aventura. O Yorkshire está sempre ocupado e possui a personalidade forte, mas pode ser facilmente educado.

Além disso, eles são inteligentes e aceitam muito bem treinamentos. Adoram ser o centro das atenções na família e não gostam de ser ignorados por muito tempo. Entretanto, são ótimas companhias para quem mora sozinho, amam um colo e receber carinho.

 

Para famílias que possuem crianças ele é muito dócil, aceita brincadeiras e se adapta com facilidade ao temperamento da casa. Assim, se o clima da sua casa for calmo você terá um Yorkshire mais calmo. 

Dachshund

Este é um cão que tem muita energia para brincar e está na lista dos cachorros de pequeno porte mais difíceis de ensinar. Por outro lado, o Dachshund é super carinhoso e companheiro.

Inicialmente, era usado como cão de caça — inclusive, foi daí que surgiu o seu nome, que significa “cão de texugo” — mas atualmente ele é um excelente companheiro. 

O Dachshund é um cão de membros curtos e alongados e é mais popularmente conhecido como salsicha. Além disso, ele é curioso, corajoso e pode passar horas farejando algo interessante.

 

Para você que quer adotar um cãozinho desta raça é importante escolher aquele em que há maior compatibilidade com a sua rotina familiar.

Poodle Toy

Este pet é conhecido como um dos cachorros mais inteligentes do mundo. Além disso, ele possui uma longa expectativa de vida. Há cães que viveram mais de 20 anos!

O Poodle Toy é fiel e muito apegado ao dono. Ele é um cachorro brincalhão, alegre, observador e capaz de aprender muito rapidamente. Por ser muito protetor ele pode ficar latindo na presença de estranhos ou quando fica sozinho em casa. 

Medindo no máximo 28 centímetros de altura o Toy é um cão de musculatura firme e que pode pesar até 5 quilos.

Shih Tzu

Com focinho achatado, olhos um pouco saltados e personalidade forte, o Shih Tzu é conhecido por ser companheiro. Seu propósito de vida é amar e ser amado por seus pais humanos, ou seja, é uma ótima companhia. 

 

Os cães desta raça sempre estão dispostos a receber carinho, são amigáveis e dóceis com outros cães e crianças. Eles são os melhores cães para ambientes internos e se acostumam muito bem a apartamentos. Entretanto, possuem a necessidade de exercícios físicos regulares.

Coisas importantes que você precisa saber sobre os cachorros de porte pequeno

Como você viu acima, os cachorros de porte pequeno são ótimos companheiros e apresentam muitos outros benefícios para os seus tutores. Entretanto, cuidar de um cão de porte pequeno não é necessariamente mais fácil do que um cão de porte grande.

A dieta, adestramento e exercícios precisam ser pensados e desenvolvidos de acordo com seu tamanho em mente. Veja a seguir mais alguns cuidados que você deve ter com seu cachorro de porte pequeno.

 

Cachorro pequeno, grandes necessidades nutricionais

Mesmo que todos os cachorros precisem de cuidados iguais, os animais de porte pequeno podem precisar de um pouco mais de atenção. Um filhote de porte pequeno possui o metabolismo acelerado, queimando sua refeição mais rápido que um filhote de raça grande.

 

Caso ele não receba calorias suficientes ao longo do dia, ele pode desenvolver hipoglicemia, levando a fraqueza, letargia e tremores musculares. Assim, os filhotes de cachorros de porte pequeno devem comer alimentos ricos em calorias três ou quatro vezes ao dia.

 

Com o passar do tempo sua taxa de metabolismo diminuirá com a idade, mas ainda será maior que a de um cão grande. A ração específica para cachorros de porte pequeno é uma boa opção para fornecer energia e ajudar a mantê-los com um peso adequado.

Cachorros de porte pequeno também precisam de exercício

O tamanho desses cachorros pode ser adequado para casas pequenas e apartamentos menores, no entanto seu nível de energia pode ser enorme. 

 

Assim, sem exercícios, brincadeiras e atenção suficiente, esses cães podem acabar deprimidos e com o comportamento destrutivo. Por isso, é importante observar se esse cachorro está se exercitando o suficiente. Uma boa caminhada pelo menos duas vezes por dia o ajudará a gastar essa energia.

Vidas longas

Cachorros de porte pequeno geralmente têm uma expectativa de vida mais longa do que os cães de raças grandes. Os cientistas ainda não sabem ao certo o porquê, mas as raças grandes tendem a envelhecer mais rápido que os cães menores.

 

Cães pequenos têm algumas vulnerabilidades que precisam de cuidados especiais como luxação das articulações do joelho, facilidade para quebrar ossos, e sensibilidade a temperaturas extremas. Alguns animais também podem sofrer com problemas respiratórios, principalmente em climas muito quentes.

 

Agora que você aprendeu um pouco mais sobre os cachorros de porte pequeno, ficou ainda mais apaixonado por eles, não é mesmo? Se você quer ter um novo amigo em sua casa, qualquer um deles trará muitas alegrias para o seu lar!

Sair da versão mobile