Você sabia que cães idosos, assim como os humanos, precisam seguir uma rotina de vida saudável em suas idades mais avançadas para prolongar seus anos de vida?
Depois de dar tanto trabalho e encher nossas vidas de alegria, animação e diversão durante a infância, os cachorros precisam de mais atenção, cuidados e observações, na fase mais avançada de suas vidas.
Neste post iremos discorrer sobre diversos temas relacionados à saúde de seus queridos companheiros. Dentre eles, os cuidados necessários para prevenir doenças, rotinas de exercícios, alimentação e diversos outros pontos de observação que podemos ter para cuidar dos nossos cães idosos, destacando a importância de levá-los ao veterinário.
Boa leitura!
Identificando um cão idoso: sinais e comportamento
Em idades mais avançadas, o cãozinho começa a ter uma pelagem de cores mais grisalhas, podem aparecer caroços e rugas, eles possuem bem menos disposição para brincadeiras e atividades que exigem muito esforço físico, além de ficarem bem mais dorminhocos.
Prestar atenção nesses sinais e cuidar de seu bom amigo é um trabalho que pode demandar tempo, mas é muito recompensador poder cuidar de quem tanto nos alegrou, ao mesmo tempo em que garantimos seu bem-estar, qualidade de vida e boa saúde em sua última fase da vida.
Cães idosos: tempo de vida
O tempo de vida dos cães é muito relativo por conta de suas raças e portes. Cães de pequeno porte, por exemplo, podem chegar à velhice por volta dos 11 anos de idade, enquanto outros cães de porte grande podem chegar à fase idosa a partir dos 7 anos de vida.
Por conta dessa diferença de idade, em função da raça e do porte, é preciso estar sempre atento aos sinais de comportamento que o cão idoso demonstra, para que os devidos cuidados sejam dados aos nossos companheiros.
Quando os cães chegam em idades mais avançadas, eles começam a demonstrar sinais bem claros em seus corpos e comportamentos. Veja a seguir.
Cães idosos: sinais comportamentais
Em seu comportamento podemos perceber a perda de capacidade física, onde notamos que o cãozinho não brinca e corre como quando era mais jovem e tinha disposição para brincar por horas com toda sua eletricidade. Ao invés disso, ele cansa de forma mais rápida que o comum.
Ele também pode demonstrar uma sensibilidade maior em mudanças climáticas, como por exemplo, sentir mais frio que o habitual em climas de mais baixa temperatura ou cansaço demais em dias quentes.
Outros sinais de comportamento que podem ser notados, são: principalmente a sonolência, falta de disposição, dormir por longos períodos, perda de apetite ou mudança no hábito alimentar, por exemplo, não comendo a quantidade habitual ou a diversidade de alimentos que comia quando mais novo.
Sinais físicos
Um traço visual e fisicamente claro são seus pelos, que vão ficando manchados ou grisalhos, perdendo a maciez e seu brilho, a pele que pode vir a ficar um pouco mais flácida em algumas raças, aparecimento de rugas, caroços, coloração da pele diferente, como por exemplo, em suas barrigas – cães filhotes geralmente nascem com barrigas claras ou rosadas – já em idades mais avançadas essa coloração vai se perdendo.
Em estágios ainda mais avançados, o seu amigo pode apresentar problemas de locomoção, olhos opacos e até esbranquiçados, traços de deficiência visual e auditiva, entre outros sintomas que demonstram que o cãozinho pode estar no período idoso.
Mas por que notar tais comportamentos e características?
Notar esses sinais é de extrema importância, pois com a idade avançada, cães idosos tendem a ter mais complicações nas diversas áreas do corpo e são mais suscetíveis a doenças e infecções.
Estar atento a esses sinais é o primeiro passo que se deve ter para prolongar a vida de seu amigo de forma saudável, tranquila, livre de doenças e preocupações, portanto, assim que notar esses traços, é importante adotar novas medidas para cuidar da saúde do seu cão idoso.
Alimentação para cães idosos
Da mesma forma que a alimentação de filhotes é de uma forma e para cães adultos de outra, a alimentação para cães idosos também muda, afinal, é nesta fase da vida deles que se deve tomar mais cuidado.
Dessa forma, é necessário que nossos amigos tenham uma alimentação saudável e rica em nutrientes, conforme sua idade e porte.
Exercícios físicos
Apesar de o cãozinho estar mais preguiçoso e sonolento, como nessa fase ele possui muita predisposição a ter problemas de saúde, é preciso manter um estímulo para que ele faça atividades físicas, de preferência com uma rotina de exercícios. Veja algumas possibilidades!
Passeios leves em temperaturas ideais podem ser muito bem-vindos, assim como brincadeiras leves no quintal ou dentro de casa.
Não deixe que seu amigo fique apenas no tédio e deitado o dia todo sem aproveitar o dia nesta fase atual de sua vida.
Aproveite a companhia dele e curta seus momentos juntos. Além de prevenir obesidade ou atrofias nos músculos, vai trazer belos momentos para você e seu querido amigo.
Veterinário
Encontre um veterinário de confiança, que possa te ajudar e informar sobre o estado de seu querido amigo, e leve seu cão assim que notar qualquer sinal diferente que esteja trazendo incômodo para o animalzinho.
É muito importante levar cães idosos ao veterinário regularmente para fazer um check-up geral. Realize os exames e avaliações necessários e informe ao médico o comportamento de seu companheiro, pois muitas doenças podem aparecer e é com a sua ajuda que o veterinário irá identificar como melhorar a saúde do seu cão.
Conclusão
Para relembrar, não deixe de notar os comportamentos de seu cão, tanto físicos quanto comportamentais. Trate de deixar o ambiente e seu cão sempre limpos e higienizados para evitar doenças, pois nessa fase da vida o sistema imunológico dos cães pode ser muito frágil.
Mantenha diariamente uma rotina de alimentação e exercícios saudáveis para o seu cão e não se esqueça de frequentar o veterinário.
Agora que você já sabe como cuidar de seus cães idosos, busque sempre manter seu querido amigo bem cuidado e com saúde para que a jornada dele aqui na terra seja leve, amável, muito longa e cheia alegria, paz e tranquilidade!