Um dos maiores problemas que os cães sofrem é a presença de carrapatos no corpo. Infelizmente não é tão simples de prevenir a chegada desse parasita que tanto incomoda nossos pets. Para saber mais sobre o carrapato em cachorro, continue a leitura e fique por dentro de como resolver o problema. Acompanhe!
Carrapato em cachorro
A chegada do carrapato até o cachorro é muito comum, sendo que além de ser muito desconfortável para o animal, também pode carregar doenças e contaminar o cão. Poucas pessoas sabem disso, mas há mais de uma espécie de carrapato, entre elas a mais comum é o carrapato marrom, que tem o nome científico de Rhipicephalus sanguineus.
Uma vez que esse tipo de carrapato detecta a presença do cão, ele tende a subir até o seu corpo. Uma vez instalado no corpo do cachorro, é muito difícil que ele saia naturalmente, pois ele tende a fixar-se na pele do animal de maneira bem forte.
O problema nem é somente a presença do parasita no corpo do animal, mas sim, o que ele causa aos nossos pets. O carrapato fica picando insistentemente a pele do cão, fazendo com que o animal tenha muitas coceiras ao longo do dia e não consiga dormir ou brincar, por exemplo.
Além disso, ao entrar em contato com o sangue, através da picada, o carrapato pode transmitir uma infinidade de doenças para os cachorros. O parasita carrega doenças de outros locais e, ao picar o cão, acaba passando essas doenças via sanguínea para os pets.
Carrapato em cachorro: tipos que podem ser encontrados
Como dito anteriormente, o tipo mais comum de carrapato é o carrapato marrom, (Rhipicephalus sanguineus). Para entender melhor o conceito dessa espécie, veja o conceito atribuído pelo Wikipédia, disponível aqui:
“O Rhipicephalus sanguineus, carrapato da família Ixodidae, tem como hospedeiros preferidos os cães, embora também possa parasitar o homem, outros animais domésticos e animais silvestres. […] O Rhipicephalus possui geotropismo negativo, ou seja, ao sair do hospedeiro ele procura lugares altos, de preferência perto do ambiente onde os hospedeiros ficam e dormem”.
Outro tipo de carrapato bastante conhecido é o Carrapato estrela ou Carrapato de cavalo (Amblyomma cajennense). Veja o conceito atribuído para essa espécie, disponível aqui:
[…] É uma espécie de carrapato da família Ixodidae, também conhecida como carrapato estrela ou carrapato do cavalo, que tem como hospedeiros preferidos os equídeos, mas pode também parasitar bovinos, outros animais domésticos e animais silvestres. […]”.
Como saber se o cão está com carrapato no corpo
Para saber se o cão está com carrapatos no corpo, basta que o tutor tenha atenção a alguns aspectos importantes. O primeiro deles é a observação da rotina do animal. Se você perceber algum comportamento estranho, como o ato de eles ficarem se coçando, este pode ser um alerta de que carrapatos estão habitando o corpo do animal.
Alguns animais choram e acabam dando mordidas em si mesmos quando sentem a dor das picadas dos carrapatos. Esse efeito é sentido de maneira posterior à picada, pois antes de ela ocorrer, o parasita libera uma substância com efeito anestésico no local onde vai picar o cachorro.
Além disso, também é possível verificar in loco se o problema está de fato acometendo o cachorro, sendo que por menores que sejam os carrapatos, ainda é possível visualizá-los a olhos nú. Portanto, se você está desconfiado de que o seu cão pode estar com o parasita no corpo, dê uma olhada de perto na pele do animal.
Ao olhar de perto a pele do cão, você poderá encontrar o parasita preso à pele dele, ou ainda poderá identificar outros sinais. Além do carrapato propriamente dito, você poderá identificar manchas avermelhadas e regiões infectadas. Estes são os sinais de que o carrapato passou por aquela parte do corpo do seu pet.
Como resolver o problema
Quando você constatar a presença do carrapato em cachorro, você terá algumas opções para solucionar o problema. Veja quais são elas:
- Consultar um veterinário para que ele possa diagnosticar a presença do parasita e indicar o tratamento mais correto a ser seguido;
- Medicamentos orais e tópicos específicos, desde que prescritos pelo médico veterinário;
Existem muitas formas de acabar com os carrapatos no corpo do seu cachorro, porém essas soluções caseiras são mais emergenciais e não resolvem o problema do seu cão. Além disso, diversas doenças estão associadas à presença do parasita no corpo do pet.
Por isso, o ideal é sempre chamar um profissional da medicina veterinária para analisar a situação e indicar o tratamento correto. Somente assim seu cão estará seguro e você ficará tranquilo em relação a esta questão.
Doenças associadas ao parasita
A Doença do Carrapato é muito comum em cachorros que estão com o parasita no corpo e se manifesta de duas formas, a Erliquiose e a Babesiose.
A Erliquiose é encontrada na forma de uma bactéria bastante perigosa para o organismo do animal, sendo que se manifesta de maneira lenta, bem como sua progressão não é rápida e não apresenta muitos sinais. Porém, isso faz com que ela seja crônica e apresente sintomas permanentes.
Já a Babesiose se apresenta na forma de um protozoário e também é bastante prejudicial à saúde do cão. Essa doença evolui rapidamente, de modo que em pouco tempo o cão começa a sentir os primeiros sintomas e os tutores já observam modificações no animal.
Enquanto a Erliquiose afeta os glóbulos brancos, atacando assim os sistemas de defesa do cão, a Babesiose ataca os glóbulos vermelhos, fazendo com que a circulação de oxigênio do animal seja prejudicada. Infelizmente, ainda não existe vacina para Doença do Carrapato, por isso é bom deixar claro que os cuidados prévios são os que mais dão resultados na prevenção. Além disso, o tratamento é mais eficiente se o diagnóstico for realizado cedo.
Considerações finais
A prevenção e os cuidados veterinários são indispensáveis no dia a dia do seu pet. Isso permite que tanto a presença do carrapato em cachorro, quanto a Doença do Carrapato, sejam previamente constatadas e não causem efeitos tão graves na saúde do seu animal. Lembre-se: Prevenção e atenção nunca é demais quando se trata do seu companheiro de estimação!
Veja também este post sobre o que fazer quando seu cachorro estiver vomitando!