Ícone do site Veterinária Pet Pillow

Castração de cachorros: recuperação e cuidados especiais

.A castração de cachorros ainda é um tema polêmico: enquanto a maioria defende que o melhor caminho para não se ter mais cachorros abandonados e, ainda por cima, evitar doenças como o câncer de testículos e a piometra, ainda existem pessoas relutantes em realizar a castração em seus cachorros, preocupados principalmente com a recuperação deles. A castração, ao contrário do que alguns pensam, é um procedimento simples, que com os cuidados certos e a atenção necessária, resulta em uma recuperação breve e descomplicada.

Para quem ainda tem dúvidas e resistência em relação a castração de cachorros e a recuperação, neste artigo iremos falar mais sobre o procedimento em machos e fêmeas.

Castração de machos: como é feita?

A castração de cachorros machos é relativamente mais simples e tem recuperação mais rápida do que a castração de fêmeas. O procedimento mais comum é a retirada cirúrgica dos testículos do animal.

Em alguns casos, em vez da remoção dos testículos, pode ser feita a vasectomia, que consiste em cortar a ligação do tubo que leva o esperma para o órgão genital do animal.

A diferença entre a castração e a vasectomia é que, na vasectomia, o animal continuará tendo hormônios sexuais, enquanto que na castração, seus hormônios sexuais não serão mais produzidos.

A diminuição desses hormônios no corpo do cão pode causar alterações comportamentais, porém, a castração no Brasil ainda é o procedimento feito em maior escala e mais recomendado pelos veterinários.

Castração de fêmeas: como é feita?

A castração das fêmeas, quando comparada ao mesmo procedimento nos machos, é um pouco mais complicada e tem a recuperação um pouco mais lenta.

Isso acontece porque a castração das cachorras é feita por meio da remoção cirúrgica do útero e dos ovários delas. Por isso, acaba sendo mais invasiva do que a mesma cirurgia nos machos.

Alterações hormonais

A castração, em muitos casos, também pode ser indicada para deixar o seu cão mais tranquilo. Comportamentos como a demarcação de território e a “montar” nas pernas das visitas, frequentes em cães machos não castrados, tendem a diminuir ou até mesmo sumir.

Isso acontece porque, após a castração, os cachorros não irão mais produzir hormônios sexuais, responsáveis pelo desenvolvimento de tais comportamentos, além de outros fatores.

Pré-operatório

Depois de optar pela castração do seu cachorro, é preciso saber que existem algumas medidas a serem tomadas antes da cirurgia.

Primeiramente, a idade recomendada para a castração pode sofrer variações a cada caso. Mas ao contrário do que se dizia no passado, hoje em dia não é recomendado fazer a castração muito cedo. Por exemplo, no caso das fêmeas é indicado fazer após o primeiro cio.

A castração de cachorros adultos também é possível, no entanto, as mudanças comportamentais podem não ser detectadas, já que o cachorro já foi exposto aos hormônios sexuais, moldando seu comportamento.

Antes da cirurgia, leve seu cão ao veterinário para se certificar que está tudo bem com a saúde dele. O médico veterinário pode, também, pedir alguns exames para confirmar o estado de saúde do seu cachorro.

E não se esqueça que, no pré-operatório, o cachorro precisará ficar de jejum de água (no mínimo seis horas) e de comida (geralmente doze horas).

Recuperação

O tempo de recuperação de um cachorro castrado varia entre uma semana e 12 dias, aproximadamente. Existem diversos cuidados que precisam ser tomados, principalmente com os pontos.

Para não ter o perigo de estourar os pontos, o cão pode utilizar um colar elizabetano. A ferida da cirurgia precisa ficar sempre limpa. Assim sendo, você impede que haja infecções. Por isso, ela deverá ser higienizada ao menos uma vez por dia com solução antiséptica.

É importante não deixar o cachorro fazer muita atividade física. Também é válido não submetê-lo a situações que podem lhe causar estresse para que seu cão se recupere bem após a cirurgia de castração.

Durante a recuperação também é necessário ficar atento aos medicamentos prescritos para seu cachorro no pós-operatório, para evitar infecções e outros problemas que podem ocorrer.

A alimentação deve ser oferecida aos poucos após a cirurgia. Por causa do procedimento e da anestesia, não é incomum que o cão tenha vômitos nos dias seguintes à castração. No entanto, se persistir esse sintoma, agende uma consulta com o seu veterinário.

Benefícios da castração

A castração do seu cachorro e sua consequente recuperação pode parecer algo complicado demais para ser feita em um cão saudável.

No entanto, são inúmeros os benefícios de castrar o seu cachorro. Além de evitar ninhadas indesejadas, estima-se que a expectativa de vida de um cachorro castrado pode aumentar de 10 a 20% em relação aos cães não castrados.

Com a castração dos machos, é anulada a chance de câncer nos testículos e reduzida drasticamente a ocorrência de câncer na próstata.

Isso pela relação da doença com a presença de hormônios sexuais. Já nas fêmeas, a castração anula a ocorrência da piometra, que é uma inflamação no útero muito frequente em cadelas não castradas, e tumores nas mamas, também relacionados com os hormônios sexuais.

As mudanças comportamentais também são benéficas, pois geralmente fazem com que cães mais agitados ou até mesmo agressivos fiquem mais calmos e dóceis.

No entanto, as mudanças provocadas pelos hormônios também podem ocasionar o ganho de peso, muitas vezes levando o cão castrado ao sobrepeso ou até mesmo à obesidade, em casos extremos.

Por isso, é imprescindível cuidar da alimentação do seu cachorro após a castração, oferecendo uma alimentação saudável e equilibrada, além de manter uma rotina de atividades para que o animal se exercite.

Se você ainda tem dúvidas e gostaria de falar sobre a castração do seu cachorro com um profissional, agende uma consulta com um dos veterinários da Pet Pillow.

Prestamos atendimento 24h e já atendemos mais de 8.000 pacientes, sendo umas das clínicas mais tradicionais de São Paulo.

Veja também nosso artigo sobre as raças de cachorros mais indicadas para apartamentos!

Sair da versão mobile