(11) 3885-5199

Blog

Castração: sintomas comuns após o procedimento

sintomas apos castracao
A castração de cães e gatos é um procedimento que ainda gera muitas dúvidas. Muitas pessoas não sabem, por exemplo, se o procedimento precisa mesmo ser realizado e quais cuidados o animal precisa após a cirurgia.
Para ajudar você a esclarecer algumas questões sobre o assunto, preparamos este post especial listando alguns dos principais sintomas após castração e outros tópicos pertinentes, confira.

O que é castração animal?

A castração animal consiste na retirada de células germinativas, como testículos e ovários, e de alguns hormônios reprodutivos.
Esse procedimento é bastante utilizado no Brasil, majoritariamente em cães e gatos. Além disso, traz inúmeros benefícios, tais como:
  • inexistência do cio das fêmeas;
  • menor incidência de fuga dos machos;
  • diminuição de demarcação de território;
  • controle populacional;
  • aumento da expectativa de vida;
  • diminuição de risco de tumores nas mamas nas fêmeas;
  • redução das chances de tumores de testículos e hiperplasia de próstata nos machos;
  • diminuição da agressividade;
  • dentre outros.
Para garantir a qualidade da cirurgia e a segurança do seu pet, tal procedimento deverá ser feito somente em uma clínica especializada e certificada pelo Conselho Regional de Medicina Veterinária (CRMV).

Como é feita a castração de cães e gatos?

Por mais que a cirurgia de castração seja considerada simples, ela deve ser feita por um médico veterinário e com a presença de um anestesista veterinário. O recomendado é que o animal passe por uma anestesia inalatória para que não sinta nenhum tipo de dor.
Após todas as medidas pré-operatórias serem tomadas, o cão ou gato macho será levado para a sala de cirurgia, na qual haverá a retirada dos testículos.
Já as fêmeas terão os ovários e o útero retirados por meio de uma incisão próxima ao umbigo.
Nos dois casos ocorre tanto a incisão quanto o uso de pontos para vedar e facilitar a regeneração da pele.

Procedimentos pré-operatórios

Antes da castração ser efetivada, o seu pet deverá passar por uma bateria de exames, tais como eletrocardiograma e hemograma, para confirmar se o seu organismo está apto para a castração.
Além disso, é de suma importância que o pet esteja com a vacinação completa e que o seu histórico de doenças ou complicações seja informado ao médico veterinário.
Em geral, o seu animal de estimação deverá estar em jejum de 6 horas de água e 12 horas de alimentos. Esses horários podem ser alterados conforme a recomendação do profissional responsável.

Procedimentos pós-operatórios

Após o término da cirurgia de castração, o gato ou cachorro deverá permanecer na clínica em internação. A internação é indicada por 12 a 24 horas para as fêmeas e de 6 a 12 horas para os machos.
Depois disso, caso ele esteja com boas condições clínicas, poderá voltar para casa, porém, há a possibilidade de ele estar sob efeito leve do sedativo e com sintomas após a castração.

Cuidados em casa

Já em sua residência, o seu querido animal de estimação deve permanecer em repouso para se recuperar. Isso pode ser feito por meio de uma casinha quente e confortável, com comida e água disponíveis a qualquer momento, visto que o seu pet só sentirá fome e sede algumas horas depois da operação.
Veja outros cuidados que devem ser seguidos.

1. Uso de medicamentos

É comum o cão ou gato sentir dor por conta da incisão. Com isso, o médico veterinário recomendará um analgésico e outros medicamentos que deverão ser aplicados nos momentos corretos prescritos na bula.

2. Curativos

Os curativos do seu animalzinho deverão ser retirados diariamente para que seja feita a limpeza do local, utilizando um produto recomendado pelo médico veterinário.
Haverá casos em que os curativos deverão ser trocados usando gazes e micropores, para impedir infecções no local da cirurgia.

3. Colar elizabetano ou roupa cirúrgica

O colar elizabetano é uma boa forma para impedir que os bichanos lambam o local e, com isso, retirem o curativo. Assim, é possível evitar outros problemas que seriam causados pela retirada precoce dos pontos.
O acessório é indicado durante todo processo de curativos e de cicatrização dos pontos, contudo, muitas vezes, ele pode ser substituído pelas roupas cirúrgicas, mais confortáveis para o animal.

Principais sintomas após castração

Por mais que a castração seja um procedimento seguro e simples, assim como qualquer outro tipo de cirurgia, ele envolve um pequeno risco de complicações durante ou depois .
Há alguns sintomas comuns após castração que permanecem por poucos dias, como:
Contudo, se você observar alguns sinais de complicações como sangramentos, mudanças da temperatura corporal e manchas no abdômen, leve o seu pet para o médico veterinário analisar o caso.
A castração das fêmeas é um pouco mais complicada comparada à castração dos machos, já que retira-se um órgão interno. Com isso, mesmo sendo raro, pode ocorrer a “Síndrome do Ovário” após a castração. Essa síndrome causa sangramentos semelhantes ao período de cio e tem como causa a permanência de fragmentos do ovário no organismo da fêmea. 
Além disso, quando castradas muito jovens, antes do primeiro cio, as fêmeas podem apresentar incontinência urinária.

Como evitar complicações?

Para evitar complicações você deve seguir todos os procedimentos citados e cumprir as orientações repassadas pelo médico veterinário.
Além disso, deixe o seu pet em repouso, mantenha o ambiente limpo e ventilado e troque o curativo com frequência.

Principais dúvidas sobre a castração

1. Com qual idade o animal pode realizar a castração?

Esse período depende das condições hormonais e físicas do animal. No caso dos machos, é indicado discutir com seu veterinário para entender o melhor momento. É importante ressaltar que machos com problemas locomotores  podem perder massa muscular e piorar após a castração.
Geralmente, recomendamos que a castração seja feita em animais machos aos 6 a 8 meses. Machos castrados muito jovens apresentam pênis juvenil, o que favorece o risco de infecções. O ideal, portanto, é deixar o macho se desenvolver antes de castrar.
No caso das fêmeas, o ideal é castrar após o primeiro cio e antes dos 2 anos. Vale lembrar que se castradas muito jovens, elas podem apresentar incontinência urinaria.

2. Quanto tempo dura o processo de cicatrização após a castração?

O processo de cicatrização pode se estender de 7 a 10 dias. Com isso, o seu pet deverá passar por duas avaliações clínicas durante esse processo, garantindo que tudo esteja ocorrendo como o planejado.

3. A castração pode causar obesidade?

Sim. Isso acontece pois a castração provoca uma alteração hormonal no animal, diminuindo a sua vontade de praticar exercícios físicos.
No entanto, é possível evitar que esse problema ocorra controlando a alimentação do seu pet e ajudando-o a realizar atividades físicas regulares.

Conclusão

A castração de cachorros e gatos, em geral, traz diversos benefícios para o animal.
Vale ressaltar que esse procedimento deve ser bem planejado, portanto, converse com um médico veterinário e se você mora em São Paulo, visite a nossa clínica Pet Pillow. Estaremos prontos para receber o seu animalzinho a qualquer momento.
Você enquanto tutor tem papel fundamental na diminuição dos sintomas após a castração, então cuide do seu pet com carinho e acompanhe as dicas do nosso blog.