(11) 3885-5199

Blog

Conheça 7 plantas que o gato pode comer

plantas que o gato pode comer
Os gatos são felinos que podem gostar de comer alimentos naturais como frutos, vegetais e plantas. Na natureza há tipos de plantas benéficas para a saúde dos gatos, mas também plantas que possuem uma composição tóxica para o organismo dos animais.
Por conta disso, fizemos este post muito importante para que você saiba os tipos de plantas que o gato pode comer, os benefícios dessa alimentação e uma lista de opções tóxicas que devem ser evitadas.

Os gatos realmente comem plantas?

Por mais que os gatos sejam animais com preferências carnívoras, eles também têm o hábito de comer plantas, não só para desintoxicar o organismo ou quando estão com problemas digestivos, mas também para satisfazer o instinto natural dessa espécie: a curiosidade.
Esse é um comportamento presente nos felinos, que estão sempre em busca de explorar tudo à sua volta, isso faz com que seja muito importante que os tutores de gatos saibam as plantas que eles realmente podem comer.

Benefícios dos gatos se alimentarem de plantas

As plantas proporcionam aos gatos grandes benefícios como: ajuda a manter o bom funcionamento do sistema digestivo do animal, melhora o hálito, melhora a eliminação de bolas de pelo que se aglomeram e se acumulam no estômago e intestino deles e melhora a imunidade do animal.
Vale mencionar que o acúmulo exagerado de pelos no organismo de um gato não é saudável, ou seja, deve ser investigado. Caso o peludo esteja vomitando bolas de pelo, é recomendado consultar um médico veterinário o quanto antes.
Mesmo não estando solto na natureza, é ideal que todos os gatos mantenham certos hábitos característicos da sua espécie como caçar, subir em árvores e outros lugares altos, usar o seu olfato, mastigar e também comer algumas plantas.

Conheça 7 plantas que o gato pode comer

Veja a seguir 7 plantas que o seu bichano poderá consumir sem preocupações.

1. Catnip ou Erva Gateira

Também conhecida como erva dos gatos, a catnip é uma planta originária da Europa e da Ásia que produz a nepetalactone, uma substância que entra pelo nariz dos felinos, ativa o seu bulbo olfatório e também envia sinais para o seu cérebro, incluindo para as partes ligadas às emoções do animal.
Assim,  quando um gato cheira ou mastiga a erva gateira, ele vai sentir uma sensação de prazer e bem-estar, além de ter o estresse aliviado ou reduzido e mais disposição para se exercitar e brincar.

2. Camomila

A camomila é uma das plantas que os gatos podem se alimentar tranquilamente e que traz consigo benefícios, melhorando o funcionamento do fígado do felino e também ajudando na redução de dores e de desconfortos estomacais.
Essa flor pode ser facilmente cultivada em casa e dá charme para a decoração do lugar em que ela está.

3. Palmeira-areca

Uma das plantas de interior mais populares utilizadas para decorar casas, a areca ou palmeira-borboleta é fortemente conhecida por sua aparência elegante e pela praticidade dos seus cuidados.
Essa planta é também uma boa escolha para a saúde do seu gato. Com isso, você pode utilizá-la para dar vida à sua casa sem precisar se preocupar com o bichano caso ele venha a comer um pouco dela.
Lembrando que a palmeira-areca deve ser posta em um local claro e quente da casa, porém sem receber uma luz solar muito intensa e não estranhe se o seu gato se deitar ao lado da planta para desfrutar do mesmo calor e conforto.

4. Aloe Vera

Aloe vera é mais uma opção de planta segura para gatos. Ela possui propriedades altamente benéficas para pets, especialmente no tratamento de problemas de pele e acredita-se que a planta também alivia os sintomas da dermatite e promove a cicatrização de feridas.
O aloe vera apresenta propriedades antibióticas, antissépticas, regenerativas e anti-inflamatórias. O gato pode mastigar a planta, todavia, não pode abusar da quantidade, já que a ingestão de muito gel de aloe vera poderá causar problemas digestivos no pet.

5. Hortelã, tomilho, salsa e alecrim

São ervas que disponibilizam vitaminas e minerais ao seu bichano, além de possuírem propriedades anti-inflamatórias, diuréticas, digestivas e purificantes.
A salsa, por exemplo, é muito boa para o bom funcionamento do sistema urinário do gato, o alecrim é um excelente relaxante muscular, o tomilho ajuda na prevenção de diversas doenças e o hortelã possui propriedades descongestionantes e faz muito bem principalmente para os gatos que possuem problemas respiratórios.

6. Grama de trigo

A grama de trigo é uma excelente opção de planta para os gatos comerem. Além de aumentar a imunidade do pet, ela é rica em antioxidantes e minerais, auxiliando bastante também no trato digestivo.
Outro grande benefício da grama de trigo é o fato de que ela contribui para que os pelos do pet sejam devidamente absorvidos e expelidos nas fezes, reduzindo a necessidade que eles têm em expelir bolas de pelos pela boca.

7. Rosas, orquídeas e valeriana

Por mais que ingerir rosas, orquídeas e valeriana não faça mal para os gatos, se ele consumir sem exagero. Elas podem gerar boas sensações no felino como euforia, prazer ou também relaxamento.
Todavia, o cheiro e os espinhos presentes em muitas flores podem afastar os bichos de perto dela e preservar a planta que, sem dúvidas, pode ser uma ótima decoração.

Plantas que o gato não pode comer

Existe uma série de plantas que não podem ser ingeridas pelos gatos, pois apresentam composições tóxicas e maléficas aos bichanos. Então, evite manter na sua casa plantas que não são amigáveis aos gatos, tais como:
  • bambu;
  • planta aranha;
  • alpiste;
  • trevo;
  • dama da noite;
  • lírios;
  • bico de papagaio;
  • espada de São Jorge;
  • antúrio;
  • hortênsia;
  • azaleia;
  • tulipa;
  • coroa de cristo;
  • copo de leite.

Concluindo…

Os gatos são animais que também se alimentam de plantas. Com isso, eles se beneficiam das propriedades presentes nelas que podem ajudar muito na sua saúde.
Você viu as plantas que o gato pode comer. Mas fique sempre atento aos tipos de plantas que estão no alcance do seu peludo, dado que algumas são tóxicas e trazem muitos problemas caso eles comam.