Veterinária Pet Pillow

Conheça a nova tendência de padarias pet

padarias pet
Os pets enchem a casa de alegria e tornam nossas vidas mais leves e saudáveis. Não é à toa que chamam eles de melhores amigos dos homens, pois realmente são. Mas, além do carinho, nossos amigos de quatro patas também necessitam de cuidados específicos com a higiene, saúde e alimentação. Por falar em alimentação, você já ouviu falar em padarias pet?
Essa nova tendência de alimentação animal está ganhando cada vez mais adeptos e promete revolucionar o cuidado com seu bichinho de estimação. Confira as dicas incríveis que nossa equipe preparou para você, que está sempre antenado nas novidades do mundo pet, e que apesar da vida cheia de tarefas não deixa de lado o cuidado com o seu animal de estimação.

Padarias pet: conheça essa tendência

Com foco não somente na satisfação animal em deliciar guloseimas, as padarias para animais domésticos agregam alimentação saudável, sabor e praticidade com produtos diferenciados.
Já imaginou seu cachorro comendo um bolo no dia do aniversário dele? Que tal um delicioso sorvete para refrescar o pet nos dias quentes? Isso é possível e super saudável para seu bichinho de estimação, seja uma cerveja para o gato, pão para o cachorro, biscoito para o roedor, barrinhas para o papagaio. As padarias para pets conseguem atender os diferentes públicos.
A ideia de padaria pet está em expansão, dominando o mundo animal com foco no principal astro o seu pet. Esse nicho de mercado, que já é tendência em outros países como os Estados Unidos, cresce promissoramente no Brasil, em especial na região sudeste.
Afinal, estima-se que 61% dos brasileiros têm ao menos um bichinho em casa, o que torna esse mercado ainda mais atraente para os investidores que alavancam a economia brasileira. Isso significa um número cada vez maior de produtos alimentícios para o seu pet, novidades deliciosas que permitem a você retribuir todo o carinho para ele.
Docinhos feitos com ossos, pães artesanais elaborados com ingredientes selecionados, pipocas, gelatinas, panetones, chocolates e muito mais produtos são oferecidos na Padaria Pet, um lugar aconchegante, no qual os nossos amigos peludos têm passe livre.
Mas essas guloseimas podem ser prejudiciais para os animais com problemas de saúde? Diferente dos alimentos encontrados em boa parte das padarias, que levam como ingrediente principal a farinha branca, os petiscos encontrados nas padarias pet são preparados com ingredientes específicos. Inclusive há produtos diferenciados para os pets com comorbidades.

Alimentação saudável para o seu animal de estimação

Com tantas opções nas padarias pets, você deve estar se perguntando como escolher os petiscos para seu animalzinho. O ideal mesmo é observar a origem desses alimentos, como foram preparados, a forma de armazenamento, seu aspecto e os ingredientes utilizados na preparação.
Opte por alimentos com menos corantes ou que utilizam corantes naturais. Além disso, os veterinários recomendam sempre que o alimento escolhido tenha menor teor de sódio e seja rico em proteínas. Alguns minerais, óleos e vitaminas, como a taurina, os antioxidantes e os ácidos graxos são componentes importantes para os animais.

Consumo moderado

Segundo a ABINPET, ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DA INDÚSTRIA DE PRODUTOS PARA ANIMAIS DE ESTIMAÇÃO, no Manual Pet Food Brasil, 10ª edição, “As interações no organismo entre os componentes alimentares são complexas”.
Dietas ricas em sódio, podem provocar estresse nos rins do pet e ocasionar doenças renais muito sérias, capazes de pôr em risco a vida do seu amigão.
É preciso alertar, também, que por mais deliciosos e atraentes que os petiscos sejam, o consumo deve ser moderado para prevenir doenças ligadas à obesidade canina. Tenha em mente que os petiscos podem ser utilizados na higiene bucal e como recompensa, por exemplo, quando o pet faz o xixi no local correto. Assim, ele vai associar a ação com o mimo.
Lembre-se de nunca substituir a ração saudável e balanceada por petiscos. Assim como nós seguimos a pirâmide alimentar, com o aumento no consumo de alimentos saudáveis e redução de outros itens, os animais também devem ter as guloseimas apenas como um complemento na alimentação.

Alimentos naturais que podem ser consumidos pelo seu pet

Além dos alimentos expostos nas vitrines das padarias pet, você também pode inserir alimentos de origem natural para o bichinho. Frutas como a maçã e a banana estão liberadas para o seu pet. Você também pode adicionar cenoura, brócolis, batata cozida sem sal e sem gordura, frango desossado e sem tempero, bem como carne vermelha magra.
Apesar de serem alimentos de origem natural, deliciosos e que até podem agradar o paladar do seu pet, alguns itens não podem ser oferecidos a seu animal de estimação Dentre estes citamos: uva, laranja, café, abacate, alho, cebola, açúcar, leite e derivados.

Não medique seu animal sem consultar um profissional

Caso o seu animal coma acidentalmente alimentos proibidos ou exagere nos petiscos, alguns efeitos, especialmente gastrointestinais, podem ser notados. O abacate, por exemplo, um fruto aparentemente inofensivo, conta com uma substância denominada persina, capaz de causar diarreias nos cães e pássaros.
O osso natural, por sua vez, ao ser ingerido pelo pet, pode causar perfurações no esôfago e no estômago. Um perigo para a saúde do animal e para sua vida, pois se não tratadas em tempo hábil, as complicações podem evoluir para o óbito do pet.
É vital que em qualquer situação anormal, que envolva ingestão excessiva de alimentos, gerando desconforto, vômito e diarreia no seu pet, ou mesmo se ocorrerem acidentes causados por ingestão indevida de alimentos, não tente solucionar o problema em casa e não medique seu animalzinho com chás ou remédios. Busque auxílio profissional!
Seja nas consultas periódicas ou nas emergências veterinárias, o ideal é que um veterinário, preferencialmente credenciado ao CFMV, Conselho Federal de Medicina Veterinária, faça o atendimento do seu pet.
Atente-se que buscar o local adequado para o atendimento do seu bichinho é determinante para as chances de sobrevivência. Assim, opte sempre por uma clínica veterinária que conte com experiência, equipamentos modernos e infraestrutura adequada. Assim, é possível um atendimento mais completo, como UTI para casos mais graves, que exigem internação do animal e cuidados intensivos.
E você já conhecia a tendência de padarias pet? Acesse também nosso artigo sobre alimentação natural para cães.
Sair da versão mobile