(11) 3885-5199

Blog

Conjuntivite Canina: Compreenda as Origens, Sintomas e Medidas Preventivas.

A conjuntivite em cães é uma afecção oftalmológica originada pela inflamação da conjuntiva, uma membrana mucosa que resguarda os olhos e que, quando inflamada, provoca desconforto.

 

Causas da Conjuntivite Canina

As razões para seu surgimento podem ser diversas, incluindo exposição excessiva ao vento nos olhos, alergias, ressecamento ocular, má formação e como um subproduto de outras doenças. Embora a conjuntivite canina possa ser transmitida de um animal para outro, isso é considerado raro.

A origem da causa pode ser devido a alergias , bactéria, vírus ou parasitária. Existem também as conjuntivites foliculares e granulomatosas. A conjuntivite pode ser primária ou secundária a doenças sistêmicas ou oculares. 

 

  Sintomas da Conjuntivite Canina:

  • Fotofobia (sensibilidade à Luz);
  • Edema (inchaço);
  • Hiperemia ( vermelhidão);
  • Lacrimejamento;
  • Secreção ocular e dor ao abrir os olhos.

 

Diagnóstico da Conjuntivite Canina

O diagnóstico é conduzido por um médico veterinário, embora, os tutores devem ficar atentos a alguns sinais. O veterinário realizará um exame do animal e dará o diagnóstico com base nos sintomas, podendo realizar exames clínicos e laboratoriais, se necessário. O tratamento adequado será iniciado de acordo com os resultados desses exames.

 

Leia também:

 

Tratamento

Quando tratada adequadamente, a conjuntivite em cães geralmente tem uma duração média de 5 dias de sintomas, e, em alguns casos o tratamento é prolongado, como nas  alergias crônicas e conjuntivites granulomatosas. No entanto, o tratamento adequado pode acelerar a recuperação, reduzindo o período de desconforto. 

As conjuntivites bacterianas são raras em cães e geralmente são secundárias a doenças relacionadas às pálpebras e ou ao filme lacrimal e respondem bem ao uso de antibióticos tópicos. Importante notar que a conjuntivite canina não é uma zoonose, ou seja, não é transmissível de animais para humanos, pois o vírus é diferente. 


Prevenção da Conjuntivite Canina

A conjuntivite canina pode ser desencadeada por bactérias, vírus, fungos ou exposição a agentes tóxicos. Embora a causa exata nem sempre seja fácil de diagnosticar, a prevenção é simples e envolve a atenção aos hábitos dos animais:

  • Evitar que os cães coloque a cabeça para fora do carro;
  • Monitorar o ambiente onde vivem quanto a possíveis alérgenos;
  • Limpar os olhos dos animais com soro fisiológico quando expostos a possíveis alérgenos;
  • O uso de colírio canino em casos de olhos muito secos deve ser orientado por um veterinário.

 

Suscetibilidade à Conjuntivite

As raças que já possuem uma predisposição a PB de pálpebras, doenças do filme lacrimal e atopias estão mais sujeitas a terem conjuntivites. Como é o caso do Poodle, Cocker, Bulldogues, Pugs, e ShiTzu.

 

Mesmo sendo uma patologia comum em animais de estimação, a conjuntivite não deve ser subestimada. A consciência é fundamental, pois a evolução do quadro pode acarretar complicações sérias na saúde visual dos cães, podendo levar à perda da visão sem o tratamento adequado.

 

Se seu pet apresenta sintomas, oferecemos atendimento 24 horas. Agende uma consulta clicando aqui.