(11) 3885-5199

Blog

Coronavírus em cachorros e gatos – Tudo o que você precisa saber.

PetPillow Comunicao Importante

Em tempos de pandemia e avalanche de informações sobre o novo coronavírus, é natural que existam milhares de dúvidas que vão sendo sanadas ao longo do tempo. Uma das principais preocupações para os donos de cachorros, gatos e outros animais de estimação, é como o vírus irá afetar os seus bichinhos e quais os cuidados que precisam ser tomados.

Por isso, criamos este artigo para tratar destas questões e trazer um pouco de tranquilidade em tempos que parecem tão caóticos e complicados. Continue lendo e saiba tudo o que precisa sobre o Covid-19 em animais.

O coronavírus pode infectar meu cachorro ou gato?

Essa deve ter sido a primeira dúvida que surgiu nos donos de pet logo no começo das notícias sobre esse novo vírus e, felizmente, as notícias são boas neste caso.

Não existem evidências de que o coronavírus possa afetar cachorros ou gatos! Porém, é importante lembrar que se alguém contaminado tocar no animal, o vírus pode ficar nos pêlos e na pele, assim como fica em qualquer superfície. Por isso, a recomendação é dar banhos semanais no pet, inclusive nos gatos.
E se alguém da casa apresentar sintomas como: coriza, tosse, espirros e febre, a recomendação é não tocar nos animais. Caso aconteça, o ideal é dar banho imediatamente no bichinho.

Quais cuidados devem ser tomados com os pets?

Evitar beijar e abraçar o animal nesses momentos de perigo de contágio, também evitar contato do animal com pessoas estranhas, pois não é possível saber quem está infectado ou não com o Covid-19. Sempre lavar muito bem as mãos com água e sabão após tocar em algum animal, superfície não higienizada ou de uso coletivo. Caso não seja possível lavar, é preciso higienizar as mãos com álcool em gel 70%.

O jeito certo de higienizar as mãos pode ser visto neste vídeo:

Posso levar meu pet para passear?

Ao levar o pet para passear, prefira horários alternativos, evite aglomerações e tenha o menor contato possível com donos de animais e seus respectivos pets.

Apesar de ser um sinal de boa educação na maioria das vezes, evite cumprimentar e abraçar pessoas.

Por que o coronavírus não afeta cachorros e gatos?

Como o Covid-19 ainda é um vírus muito novo, ainda estão sendo feitos muitos estudos. Porém, o que já se sabe é que o vírus afeta especificamente humanos, pois ele precisa do nosso RNA para reproduzir.
O RNA dos cachorros e gatos não é compatível com o novo coronavírus e, ainda que ele sofra muitas mutações, as chances de que se torne totalmente diferente para apresentar compatibilidade, são muito remotas.

Mas e o cachorro de Hong Kong?

Há apenas um caso conhecido de um cachorro que apresentou teste positivo para coronavírus. Porém, ele não apresenta sintomas e está sendo constantemente monitorado. A hipótese mais provável é que o animal foi contaminado com a saliva dos tutores que não se isolaram ao saber do vírus. Ele está em quarentena, os exames apresentaram “fraco positivo” e apresenta um nível baixo de infecção.

O que fazer se o animal desenvolver uma doença após entrar em contato com alguém infectado pelo Covid-19?

O primeiro passo é entrar em contato com um agente de saúde pública e explicar a situação. Se ele recomendar a necessidade de levar o animal ao veterinário, explique a situação à clínica antes de ir, para que possa ser preparada uma área de isolamento para tratar do caso do animal.

Posso contar com a Pet Pillow em tempos de Coronavírus?

Sim! Nos preparamos para atender a todos nesse momento complicado. Os responsáveis por dar banho nos animais estão usando máscaras, todos os funcionários receberam treinamento para garantir um reforço nos protocolos de higiene.

Em todas as nossas instalações existem pias com sabonete líquido para a higienização das mãos, bem como álcool em gel 70%.

Os agendamentos estão sendo cuidadosamente planejados para garantir que não fiquem pessoas na sala de espera, para evitar aglomeração de pessoas e possíveis contágios.

Em alguns casos, se preferir, é possível realizar consultas por videoconferência, em plataformas como Facetime, Whatsapp ou Skype. Mas caso seja necessário levar os animais à clínica, oferecemos transporte para os pets.

O mais importante é não deixar o seu pet sem atendimento por não poder sair de casa. Pois aqui na clínica estamos tomando todas as precauções necessárias para garantir que nenhum animal fique sem atendimento. Afinal, existem outras doenças e sintomas que exigem cuidado veterinário, assim como são importantíssimos os tratamentos e exames regulares.

Caso tenha mais alguma dúvida sobre o coronavírus em cachorros e gatos, por favor, deixe um comentário e em breve responderemos para você.

Lembre-se sempre de lavar as mãos e evitar ao máximo sair de casa e aglomeração de pessoas. O combate ao coronavírus é um esforço coletivo de toda a sociedade e todos precisam fazer a sua parte.