As festas de fim de ano são um momento de reunir a família, comemorar juntinhos com os que amamos e se deliciar com pratos saborosos. Dessa forma, os nossos companheiros de quatro patas não poderiam ficar de fora da festa. Eles também merecem um espaço na sua ceia de natal.
Contudo, quando falamos de comemorar com os bichinhos, é necessário ficar atento a algumas recomendações. Muitos ingredientes e pratos tradicionais dessa época são tóxicos para os cães e oferecem riscos à saúde deles. Portanto, fique com a gente e conheça quais alimentos são liberados na ceia do seu pet.
Cuidados com a ceia de natal dos pets
O sistema digestivo humano funciona de maneira diferente do sistema digestivo dos bichinhos. Ingredientes que são facilmente digeridos por nós podem não ser absorvidos da mesma forma por eles. Além do que eles apresentam sensibilidade maior a certas substâncias presentes nos alimentos.
Portanto, é preciso tomar cuidado com aquilo que é servido na ceia de natal. Afinal, muitos tutores têm o costume de compartilhar a sua comida com os cães. Oferecer alimentos tóxicos para o seu animalzinho pode acarretar em intoxicações, problemas de saúde a longo prazo ou mesmo em morte.
Para evitar esses problemas no momento da ceia de natal, é importante assegurar que o seu bichinho não tenha fácil acesso aos alimentos. Para te ajudar vamos repassar alguns cuidados que devem ser tomados:
- não oferecer comidas proibidas aos cachorros;
- informar aos visitantes para que façam o mesmo;
- evitar que os alimentos natalinos fiquem acessíveis aos pets;
- não deixar sobras soltas pela casa.
Uma outra recomendação que pode ser seguida é deixar o cão em um ambiente mais reservado da casa, longe da mesa e da cozinha. Caso decida por isso, lembre-se de tornar o ambiente agradável para o animal. Afinal, ele também merece aproveitar a noite de natal.
Quais são os alimentos proibidos na ceia de natal dos pets?
Como já falamos nos parágrafos anteriores, nem todos os pratos e ingredientes podem ser consumidos pelos cachorros. Por isso fizemos uma lista com alguns alimentos que devem ser evitados na ceia de natal. Na lista constam algumas das iguarias natalinas mais tradicionais. Portanto, cuidado!
- Salpicão: Proibido! Por ser um prato muito denso, é difícil de ser digerido pelo estômago do animal, além de conter maionese e uva passa, ingredientes proibidos na dieta dos pets;
- Uva: Devem ser evitadas! Estudos recentes associam o consumo da fruta com a falência dos rins nos bichinhos;
- Nozes: Evite todas! Algumas são tóxicas, além de que os cães podem apresentar alergias;
- Farofa: Não deve ser servida aos pets! É um alimento rico em sal e gordura, justamente por isso deve ser evitado;
- Molhos: Ficam fora do cardápio dos cães! São muito fortes para o delicado estômago dos animais e podem desencadear uma pancreatite;
- Rabanada: Devem passar longe do seu pet! Frituras em geral também podem causar pancreatite, pois contam com bastante gordura. Além disso, a rabanada tem muito açúcar;
- Chocolate: Proibidíssimo! Possui uma substância chamada teobromina, que pode causar muitos problemas como taquicardia, convulsões, crises alérgicas, aumento da pressão e vômitos;
- Bebidas alcoólicas: Totalmente proibidas! Os animais tem uma sensibilidade muito maior ao álcool do que nós, o que pode causar danos significativos a eles;
- Cebola: É prejudicial para os cães! Isso porque conta com uma substância chamada tiossulfato, que é perigosa para os cachorros. Ela pode causar danos ao coração e rins;
- Ossos: De jeito nenhum! Nunca ofereça ossos para seu pet, eles são quebrados durante a mastigação e suas pontas podem ferir os órgãos internos do bichinho.
Como deve ser a ceia de natal do seu pet?
Apesar de todas as restrições que falamos até aqui, seu amiguinho de quatro patas pode desfrutar as delícias natalinas. No entanto, é preciso escolher os alimentos e modos de preparo ideais para ele. E mesmo optando pelos ingredientes corretos, ainda existem fatores que devem ser levados em consideração na hora de servir a ceia de natal para o seu pet.
Caso seu cão esteja obeso, atente-se para o tamanho das porções que serão servidas. Ademais, se o animal seguir uma dieta restrita, devido algum problema de saúde existente, é interessante consultar o veterinário sobre o que servir na ceia de natal. Assim assegura-se que o cãozinho aproveite a refeição especial sem colocar em risco sua saúde.
Contudo, se seu amiguinho de quatro patas encontra-se em perfeito estado de saúde, não há grandes preocupações. Servir uma refeição especial feita com os ingredientes permitidos vai, com certeza, deixá-lo bastante feliz e não deve comprometer sua saúde.
Quais alimentos posso oferecer ao meu cãozinho?
Essa é a pergunta que muitos devem estar fazendo-se. Afinal, se você deseja presentear seu pet com uma ceia de natal, precisa saber o que pode ser servido. A seguir está a nossa lista com os alimentos permitidos. Preste atenção para fazer uma surpresa natalina para ele!
- Aves natalinas: Chester e peru estão permitidos na ceia de natal dos pets. Mas deve-se servir apenas a carne branca. Cabe ressaltar que ambas devem ser oferecidas somente em pequenas porções e sem tempero.
- Bacalhau: Essa espécie de peixe é bastante nutritiva e está liberada para o consumo dos cães. A única ressalva é oferecer um prato feito com bacalhau fresco ou congelado, pois o bacalhau seco possui alto teor de sal.
- Arroz: Totalmente liberado, independentemente de ser branco ou integral. Contudo, deve ser servido sem tempero e oferecido em pequenas porções.
- Tender e presunto: Estão liberados! Podem ser oferecidos sem gordura e tempero. Deve-se atentar apenas para as porções, que devem ser mínimas. Além disso, evite o presunto industrializado, que é rico em sal e conservantes.
- Legumes: São permitidos e nutritivos! Pode-se oferecer aos pets batata, beterraba, brócolis, abóbora e cenoura. No entanto, com exceção da cenoura, todos os outros devem ser servidos exclusivamente cozidos.
Seguindo nossas recomendações e servindo os alimentos corretos seu cãozinho pode curtir as delícias natalinas sem risco algum. Por fim, lembre-se apenas de aproveitar bastante a ceia de natal com seu amiguinho de quatro patas.