Assim como os seres humanos, os cachorros também precisam de uma atenção especial em relação ao seu corpo, mais especificamente aos alimentos que eles estão consumindo diariamente. A dieta natural para cachorros é uma tendência que visa uma alimentação sem o consumo de industrializados, sabores artificiais, conservantes e corantes químicos.
Fique conosco até o final deste post para saber os alimentos que podem ser oferecidos para os pets, como deve ser o seu preparo, quais são os benefícios, os cuidados necessários com esse tipo de alimentação e muito mais.
O que é alimentação natural para cães?
A alimentação natural canina é uma dieta balanceada e preparada individualmente para cada animal. Essa dieta é composta por alimentos naturais e que devem ser preparados corretamente para suprir todas as necessidades do seu cãozinho.
Vale destacar que, principalmente nos filhotes, é preciso suplementar a dieta natural com vitaminas e minerais.
Alimentos usados na dieta natural
Os alimentos utilizados na dieta natural canina são idênticos aos que nós consumimos normalmente, mas é fundamental ter um acompanhamento de um profissional antes de inserir essa nova forma de alimentação.
Veja alguns exemplos:
- proteínas: carne bovina, carne suína, peixe, frango e ovo;
- carboidratos: arroz, batata-doce, batata-inglesa, feijão, aveia, dentre outros;
- gorduras: ovo, azeite de oliva, manteiga e linhaça;
- fibras: feijão, lentilha, ervilha, grão-de-bico, aveia, milho e trigo;
- frutas: banana, maçã, mamão, melão, laranja e abacaxi;
- legumes: abóbora, abobrinha, chuchu, tomate, beterraba e cenoura;
- vegetais: brócolis, couve, pepino e nabo.
Benefícios da dieta natural para cachorros
A dieta natural é feita para atingir os nutrientes necessários para que o pet possa ter uma boa qualidade de vida. Diante disso, essa dieta vem acompanhada de uma série de benefícios para o cão, tais como:
- facilita a digestão e melhora o funcionamento dos rins: isso é possível porque a dieta natural é composta por aproximadamente 70% de água;
- possui uma alta taxa de absorção de nutrientes: como as refeições tem uma boa digestão, consequentemente a absorção dos nutrientes dos alimentos será maior;
- é mais palatável: os alimentos naturais são mais saborosos, tornando a hora da refeição mais agradável para o pet;
- gera um hálito mais fresco: os alimentos naturais, junto com a presença de uma grande umidade, proporcionam ao animal um hálito fresco;
- mantém a pelagem do animal saudável: um cachorro com a pelagem saudável possui uma alta proteção em relação às doenças de peles e alergias;
- ajuda a combater a obesidade: uma dieta natural feita sob medida para um cão obeso vai ajudá-lo expressivamente a combater o seu sobrepeso;
- reforça o sistema imunológico do animal: o sistema imunológico bem reforçado vai contribuir muito para a prevenção de doenças e infecções.
Principais cuidados com a dieta natural para cachorros
Leve o seu pet ao veterinário
O primeiro passo para propiciar uma dieta natural para o seu cachorro é levar o animal a um veterinário especializado no assunto, pois somente ele poderá analisá-lo detalhadamente para prescrever a quantidade e o tipo de alimentos que deverão ser consumidos nas refeições do cãozinho.
A análise feita pelo profissional antes de recomendar a dieta do cachorro leva em conta uma série de fatores como o peso, a idade, a raça e as condições de saúde dele.
Para que o seu pet se beneficie ao máximo da alimentação natural é extremamente importante que você siga a fundo todas as indicações feitas pelo veterinário.
Alimentação natural não é alimentação caseira
É muito recorrente as pessoas confundirem a alimentação natural com a alimentação caseira. A grande distinção presente entre esses dois termos é a de que a alimentação natural para os cães está relacionada a um preparo feito exclusivamente para o pet.
Por outro lado, a alimentação caseira está direcionada a oferecer aos cachorros sobras de alimentos preparados para os humanos, sem um balanceamento adequado de nutrientes, além do fato de que os temperos e gorduras presentes nesses alimentos não são recomendados para os animais.
Atenção com os alimentos proibidos
Existem alimentos que são tóxicos para os cachorros e podem causar muitos danos para a sua saúde, ou seja, são itens que devem estar fora do paladar do seu amigo de quatro patas.
Podemos citar alguns desses produtos como: batata crua, abacate, chocolate, uva, cebola, alho, cogumelo, café, açúcar refinado, semente de maçã, caroço de pêssego, ameixa, cereja, dentre outros.
Prepare e armazene os alimentos corretamente
Esses cuidados são simples, mas necessários. As refeições da dieta do seu cachorro devem conter alimentos in natura, cozidos ou assados, mas nunca fritos, já que o óleo utilizado na fritura não faz bem aos pets.
Os alimentos devem ser armazenados corretamente, assim como guardamos os produtos que usamos nas nossas refeições.
A dieta natural funciona para todos os cães?
Sim! Desde que ela seja feita especificamente para cada animal, independentemente se ele é filhote, adulto ou idoso, se ele tem alguma doença, patologia crônica, se é castrado ou não.
Como introduzir a alimentação natural na rotina do cachorro?
Após procurar um especialista nutricionista veterinário para realizar a avaliação do seu pet, ele elaborará um cardápio adequado a ele. É importante que o tutor do animal e o especialista falem sobre a rotina do pet e estipulem a quantidade de calorias que deverão ser consumidas pelo animal em cada uma das suas refeições.
Com a dieta definida e já disponível para o preparo, será o momento de colocar toda a teoria em prática. É ideal que você não mude a rotina do pet bruscamente, mas comece a dividir a quantidade diária dos alimentos em cada refeição.
Por fim, você pode preparar os alimentos e já congelar com as porções corretas para facilitar na hora de dar comida para o seu querido animal de estimação.
Concluindo…
A dieta natural para cachorros proporciona vários benefícios para os animais. Contudo esse tipo de alimentação requer alguns cuidados para que seu pet tenha uma boa saúde. Vale ressaltar que você deve levar o pet ao veterinário frequentemente para uma avaliação correta antes de inserir qualquer alimento na dieta do seu cão.