Ícone do site Veterinária Pet Pillow

Doença de Lyme em cães: conheça os sintomas, causas e tratamentos

Doenca de Lyme em caes destaque

Doenca de Lyme em caes

Todos nós sabemos que os carrapatos são um enorme problema para os pets. Isso porque eles são vetores, ou seja, podem transmitir o agente causador da doença (como bactérias e vírus) para seres humanos e outros animais.
A doença de Lyme em cães é um exemplo disso, e muita gente tem dúvidas sobre o assunto ou não sabe do que se trata. Neste post você verá como a doença é adquirida, sintomas, tratamento e formas de prevenção para você cuidar da saúde do seu amiguinho. Boa leitura!

Doença de Lyme em cães: o que é?

Conhecida também como borreliose canina, a doença de Lyme é causada pela bactéria Borrelia burgdorferi (agente) e é transmitida por um carrapato contaminado (vetor).
A doença de Lyme é adquirida por meio da picada do carrapato contaminado. Ela provoca uma série de danos ao cachorro, como você verá a seguir, mas outro problema é que a borreliose é uma zoonose que também pode contaminar seres humanos, equinos e bovinos.
A contaminação em seres humanos não ocorre por meio do cachorro (como uma mordida), mas sim do contato com o carrapato. Portanto, você não corre risco ao cuidar do seu pet com cautela.
No caso dos seres humanos, o local fica avermelhado e aumenta com o tempo. Já o tratamento é feito com antibióticos a depender do nível da doença, mas vamos abordar com mais profundidade a ação dessa bactéria no corpo do cachorro.

Como a doença se manifesta

Depois da picada do carrapato, a bactéria ataca as células e, posteriormente, os tecidos do corpo do cachorro. Assim, surge uma infecção que pode piorar gradativamente e que apresenta resistência ao organismo canino.
O local da picada pode ficar vermelho e irritado por causa da inflamação. Esse problema pode ser notado pela percepção de alguns sintomas que atacam o pet, como:
Se o cachorro doente mancar, isso significa que ele teve as suas articulações comprometidas, o que gera dor e desconforto. Do mesmo modo, se o pet estiver arqueando as costas quando caminha, é um sinal de rigidez nessa área.
Em casos mais graves, a doença de Lyme pode causar aborto em cadelas prenhes, por isso é importante identificar os sinais e levar o animalzinho para uma clínica veterinária. Além disso, o problema pode atacar o coração, provocando uma miocardite.
Outros sintomas graves, mas não tão comuns são: sensibilidade ao toque, falta de ar, encefalite, paralisia e insuficiência renal. Vale destacar que a doença de Lyme pode levar o cão a óbito se não for tratada.
No entanto, muitos cães são assintomáticos, ou seja, não apresentam sinais de que estão com a borreliose. É importante ressaltar que essa doença fica incubada no corpo do pet de dois a cinco meses.

Diagnóstico e tratamento

Você percebeu que o seu cão não está legal e apresenta um ou mais dos sintomas listados? Leve-o rapidamente para uma clínica. Lembramos que quanto mais rápido a doença for identificada pelo tutor, maior é a chance do cachorro se recuperar rápido e sem complicações.
É o médico veterinário que vai avaliar a situação do cãozinho, com exames de sangue, observação e análise do histórico de saúde e condições de vida do animal. Também podem ser feitos outros exames, como os de urina e fezes, raio X e punção articular.
Tenha em mente que o diagnóstico pode levar mais de um mês para ser feito. Após a identificação da doença, o tratamento acontece com o uso de antibióticos, por quatro semanas, em média. Caso seja necessário, a medicação é feita por um tempo prolongado.
Terapias também podem ser realizadas para diminuir algum sintoma, além da higienização do ambiente que o cão vive.
Até mesmo depois do tratamento, o cão pode ser infectado por outro carrapato ou a mesma infecção aparece novamente. Logo, invista na prevenção para que o seu amiguinho não passe por uma situação como essa.

Formas de prevenção

Para evitar a doença de Lyme em cães, é preciso ter cuidado para que o cachorro não tenha contato com carrapatos. Os carrapatos contaminados podem ser encontrados em gramíneas grandes, arbustos, florestas, bosques, pântanos e regiões com diversos animais.
A primavera e o outono são consideradas as “estações do carrapatos”, então tenha cuidado redobrado durante esses períodos, principalmente se você leva o pet para passear.
Dê banho no pet com frequência e observe diariamente se ele tem algum carrapato, inclusive em regiões como patas, orelhas, focinho e no canto dos olhos.
No Brasil não existe vacina contra a doença de Lyme, portanto, o ideal é insistir na prevenção com o uso de coleiras e medicações contra carrapatos. No mercado existem diversos produtos, como coleiras anti-carrapatos e repelentes para manter esses invasores longe do seu pet.
Ao perceber a existência desse parasita, converse com um veterinário sobre a melhor forma de combater o problema. Você pode utilizar remédios, pinças específicas, banho carrapaticida e outros procedimentos que irão acabar com o carrapato e diminuir as chances da doença de Lyme se manifestar.
Se você encontrar um carrapato no pet, remova-o rapidamente e coloque-o em um pouco de álcool, ou então esmague-o no chão com uma pedra. O ideal é adquirir uma pinça específica em um pet shop para facilitar a retirada.
Não deixe o líquido do carrapato esmagado entrar em contato com a sua pele e use luvas, preferencialmente.
Por fim, existe uma vacina para cães a partir de 12º semanas de vida, mas nem todos os cachorros podem se vacinar. Para saber se o seu pet pode ser imunizado, converse com um médico veterinário, ele vai avaliar o estilo de vida do animal e possíveis riscos.

Conclusão

A doença de Lyme em cães é muito comum e pode ser evitada, mas às vezes ocorre a contaminação, mesmo cuidando do pet diariamente. Se você suspeita que o seu cãozinho foi afetado, procure um médico veterinário e detalhe ao máximo os sintomas.
Na verdade, é essencial procurar a ajuda de um profissional caso o pet tenha qualquer comportamento incomum e não somente os sinais da borreliose.
Nesse sentido, a clínica Pet Pillow conta com uma infraestrutura adequada que funciona 24 horas por dia e uma equipe qualificada para cuidar do seu animalzinho. Entre em contato e agende uma consulta.
Sair da versão mobile