(11) 3885-5199

Blog

Festas de final de ano: conheça 6 cuidados com os pets nessa época

Festas de final de ano
2022 está acabando e com isso começam as famosas festas de final de ano, como Natal e Ano-Novo, mas você já parou para refletir sobre os cuidados que são necessários com o pets nessa época?
Muitas pessoas acham que o risco está apenas nos fogos de artifícios que são lançados nas datas comemorativas, que causam desconforto aos animais, porém os problemas vão muito além desse. Veja neste post os cuidados que você deve ter com seu pet no fim de ano.

Como cuidar dos pets nas festas de final de ano

Confira a seguir 6 dicas para cuidar do seu bichinho nas festividades.

1. Viagens

Pretende viajar e levar o seu pet? Saiba que isso requer alguns cuidados básicos para preservar a saúde dos peludos, um deles é levar o seu animalzinho ao veterinário antes e após a viagem.
Antes o veterinário vai examinar o animal para saber se ele tem condições de fazer uma viagem, se é portador de alguma doença ou possui limitação física e se está correndo algum risco.
Após a viagem ele vai fazer um exame para ver se o paciente pegou alguma doença durante esse passeio. Vale lembrar também da importância de manter a vacinação sempre em dia e de fazer consultas mensais com o veterinário.

2. Comida da ceia

Você provavelmente já deu um pouco de comida da mesa para seu pet, pois ficou com dó de vê-lo lhe observar com aqueles olhinhos grandes e brilhantes, porém isso pode trazer muitos riscos para a saúde do bicho.
Muitos tutores acabam cedendo e compartilhando um pouco da comida com seu animal, porém isso faz mal para os animais e pode causar intoxicação. Isso ocorre porque as papilas gustativas dos animais são menores do que a dos seres humanos.
O maior dos riscos está nos chocolates, por isso tome cuidado e não ofereça isso aos bichinhos,. Atente-se também com restos de chocolate que podem cair no chão.

3. Enfeites e decorações

É comum que no fim do ano as casas fiquem decoradas com enfeites natalinos, como árvores, pisca-piscas, guirlandas, dentre outros, algo que pode ser muito atrativo para os pets, principalmente para os gatos.
Isso acontece pelo fato de os enfeites serem semelhantes aos brinquedos, além de serem coloridos, o que chama muita a atenção dos pets. Sendo assim, tenha cuidado com as decorações e busque mantê-las longe do alcance dos animais.
Um dos riscos está nas luzinhas coloridas, que possuem vidro e uma vez ingeridas pelo animal podem fazer mal e até mesmo cortá-lo. Tenha cuidado também com as bolinhas da árvore, pois elas são o alvo principal dos pets. Para evitar acidentes, busque deixar esses enfeites em um local fora do alcance dos bichanos, como mesas ou bancos altos.

4. Fogos de artifício

Os fogos de artifício são uma das maiores preocupações dos tutores, visto que o forte barulho causa medo nos pets, o que muitas vezes leva o animal a cometer alguns acidentes, como querer fugir do barulho e acabar se machucando com vidro de alguma porta ou janela.
Desse modo, é  necessário ter alguns cuidados para evitar que isso aconteça, veja alguns a seguir:
  • deixe o pet em um local seguro, isto é, longe de objetos cortantes ou que possam sufocá-lo;
  • de preferência esteja ao lado dele a todo momento e tente acalmá-lo, caso não esteja por perto arrume um local aconchegante para o peludo, com caminha, brinquedos que não ofereçam riscos e se possível uma roupa com o cheiro do tutor;
  • caso não esteja em casa no momento que os fogos forem soltos, tente colocar uma música relaxante na televisão com um som um pouco mais alto que o normal, isso deixará o pet mais tranquilo, pois trará a sensação que há alguém em casa;
  • se for viajar e não puder levar o pet, arrume um local para ele se esconder no momento da queima de fogos, lembre-se sempre de manter ele longe do alcance de objetos perigosos;
  • por fim, se possível, não solte fogos, eles podem até ser bonitos e ser uma tradição de fim de ano, porém isso prejudica muito a audição dos pequeninos, além de assustá-los, assim tente optar por fogos mais silenciosos.

5. Plantas tóxicas para os animais

Você sabia que algumas das plantas usadas para a decoração da casa no Natal podem fazer mal para os cães e gatos? Um exemplo é a poinsétia, mais conhecida como bico de papagaio ou flor-do-natal.
Se o seu bichinho tiver contato com essa planta ele poderá apresentar sintomas como: vômito, diarreia, salivação, dermatites e tremores, devido à planta ser extremamente tóxica para os pets.
Nesse caso, o animal deve ser levado ao veterinário para uma avaliação com urgência.
Caso você deseje prevenir que algo de ruim aconteça, mantenha essas plantas longe do pet e, se possível, opte por plantas artificiais, as quais não podem oferecer nenhum risco.

6.  Cuidado com possíveis fugas

Durante as festas de final de ano é comum que as famílias e amigos se juntem para passar um momento juntos, e se o seu amiguinho de quatro patas for muito arisco, ele provavelmente pode se sentir assustado com a quantidade de pessoas “estranhas” no habitat dele.
Devido a isso ele pode querer fugir de casa, portanto, fique atento com portas e janelas abertas e não deixe nenhuma brecha para que ele não possa realizar essa fuga.
Sem contar com os riscos que isso pode trazer, visto que se o animal estiver muito inquieto ele pode tentar sair a força por uma porta ou janela de vidro, o que pode ser perigoso.

Concluindo…

As festas de final de ano estão chegando e é importante planejar tudo muito para garantir o bem-estar de todos. Para que você tenha um Ano-Novo e um Natal tranquilo, siga as dicas deste post e ofereça o melhor para seu animalzinho de estimação nestas datas.