Fraturas em cães
Você conhece os cachorros da raça Whippet? Cachorros dessa raça são conhecidos por serem muito rápidos: a corrida de um cão Whippet pode chegar a até 65 quilômetros por hora! Mas, além da velocidade, os cães dessa raça também são ótimos pets e são conhecidos por serem, no geral, alegres, dóceis e inteligentes. Por causa do porte dessa raça – geralmente magros e com membros finos – os cães Whippets precisam de cuidados dobrados com possíveis acidentes que possam resultar em fratura, pois sua cicatrização pode ser bem lenta e complicada.
E foi exatamente isso o que aconteceu com a Ayla, paciente da Pet Pillow. Mas com os procedimentos adequados, a história de Ayla teve um final feliz! Continue lendo nosso texto abaixo e conheça melhor essa jovem querida e sapeca.
Ayla: de Bauru para a Pet Pillow
A Pet Pillow frequentemente atende clientes de outras cidades que são encaminhados por outros veterinários ou até mesmo por clientes que confiam em nosso trabalho.
A Ayla foi mais um desses casos, vindo de Bauru, cidade situada a 330km da capital de São Paulo, em busca de uma solução para o seu problema.
Com apenas 9 meses de idade, Ayla sofreu uma grave fratura em uma de suas patinhas da frente. Por ser uma Whippet e por estar em fase de crescimento, durante os 4 meses de tratamento em sua cidade, apresentou complicações que acabaram por resultar em novas fraturas no local da primeira lesão.
O problema estava se agravando a ponto de ela ter um grande risco de precisar amputar a sua patinha.
Para buscar uma alternativa, seus donos atenciosos e dedicados toparam trazê-la a São Paulo para que ela pudesse ser atendida pela equipe da Pet Pillow.
A equipe de veterinários atendeu a jovem Whippet e, após estudar e avaliar o caso, foi decidido que faríamos uma cirurgia ortopédica em Ayla.
A cirurgia seria complexa, porém definitiva, e a expectativa era a de que Ayla não precisasse amputar sua patinha e, com otimismo e dedicação, quem sabe poderia voltar a brincar.
Cirurgia ortopédicas em cães
Cirurgias ortopédicas como a de Ayla são bastante frequentes em cachorros e em outros animais. Existem muitos casos de fraturas e outros problemas ortopédicos que podem ser solucionados de uma maneira menos invasiva, com imobilizações e medicamentos.
No entanto, existem outros tipos de casos que exigem uma intervenção maior. A cirurgia ortopédica é indicada em alguns tipos de fratura, ruptura de ligamentos, luxações, além de tumores e necroses ósseas.
Nos casos de animais que fazem a cirurgia ortopédica, o cuidado no pós-operatório é crucial para o sucesso do tratamento.
Em muitos casos, os veterinários indicam a realização de fisioterapia depois da cirurgia, para que os movimentos possam ser reabilitados. E em todos os casos, é fundamental que o cão faça repouso.
A cirurgia e a recuperação de Ayla
Apesar do caso de Ayla ser delicado, sua cirurgia foi feita com muito sucesso. Muitos cuidados foram necessários em seu pós-operatório, principalmente em relação ao repouso.
Era importante que Ayla não se mexesse muito para que sua pata cicatrizasse da melhor maneira possível.
Principalmente para Ayla, que é uma cachorra jovem e ativa, é preciso de bastante paciência e acompanhamento para certificar-se que o repouso está sendo feito.
Hoje, 4 meses após a cirurgia, Ayla tem a vida de uma cadela normal, graças aos esforços de todos os veterinários da Pet Pillow e aos cuidados pós-operatórios de seus donos.
Ayla consegue hoje não só apoiar a sua pata operada, mas também pular, correr e brincar com suas duas irmãs. Seus donos não podiam ficar mais felizes com o resultado do tratamento e, no final da história, a relação entre clientes e veterinários se tornou uma relação de amizade.
Histórias como essas nos deixam muito felizes e satisfeitos de desempenhar o nosso trabalho, por isso afirmamos que foi um prazer ajudá-la, magrela!
Se o seu cachorro ou outro pet está com algum problema em sua locomoção ou qualquer outro comportamento anormal, agende uma consulta conosco e tenha a certeza que seu pet estará em boas mãos!