Os gatos são felinos com várias particularidades, principalmente quando são comparados aos demais animais domésticos. Esses peludos também necessitam de vários cuidados em relação à sua alimentação, higiene e qualidade física para garantir o seu bem-estar.
Tratando-se de uma fêmea, existe a possibilidade de ela estar prenha após alguns sinais serem confirmados. Diante disso, este post vai apresentar informações referentes ao tempo de gestação das gatas, os cuidados que o tutor deve ter com o animal durante esse período, como identificar uma gata prenha, dentre outros assuntos, confira.
Gestação das gatas
As gatas entram no período do cio com uma grande frequência durante o ano todo, principalmente no verão, resultando na maior possibilidade delas engravidarem, caso não sejam castradas e tenham contato com gatos machos. Embora a gestação acidental aconteça, ela não é indicada. Antes de cruzar a gata deve ser vacinada, vermifugada e testada para Fiv e Felv.
Esses felinos quase não demonstram os seus sentimentos, isso é uma característica natural da espécie e está ligada ao seu comportamento selvagem e independente. Assim, é muito difícil descobrir se a gata está prenha nas duas primeiras semanas da gestação.
Quanto tempo dura a gravidez da gata?
A gestação na gata pode variar de 60 a 65 dias, correspondendo a 9 ou 10 semanas, porém será difícil saber o tempo exato que a peluda está grávida. O médico veterinário pode fazer a confirmação do diagnóstico por meio de exame de ultrassonografia a partir de 25 a 30 dias e é fundamental levar a gata em uma consulta para confirmar a gravidez e receber orientações sobre os cuidados necessários.
Por mais que a sua gata seja capaz de lidar com o processo de parto sozinha, não deixe de se certificar de que tudo esteja preparado para que ele ocorra dentro da normalidade ou para agir caso aconteça algum imprevisto.
Quais são os sinais de que a gata está prenha?
As gatas não podem disfarçar para sempre a sua gravidez. Após aproximadamente 15 dias, elas apresentaram sinais visíveis da condição, como:
- vermelhidão e aumento dos mamilos: a partir da terceira semana de gravidez será possível visualizar facilmente a vermelhidão e o aumento do tamanho dos mamilos;
- maior apetite: a gata terá um apetite maior devido à necessidade de nutrir a si e desenvolver os seus filhotes;
- aumento do volume da barriga: assim como na gestação da maioria dos mamíferos, a barriga da peluda vai inchar por conta do espaço que os filhotes ocupam;
- ganho de peso: a gata ganhará de 1kg a 2kg durante a gestação, principalmente por causa do aumento de apetite, pelo peso e quantidade de filhotes;
- ânsia e vômitos: semelhante ao processo que ocorre nos seres humanos, a gata poderá passar por um período de ânsia e vômitos, mas se esses vômitos se tornarem frequentes e intensos, entre em contato com um médico veterinário;
- carência: as futuras mães poderão se sentir carentes e buscar por mais carinho e atenção da sua parte. Elas também vão ronronar com mais intensidade.
A gravidez da gata pode ser comprovada através de uma ecografia que pode ser feita a partir dos 15 primeiros dias da gestação até o seu final.
O veterinário poderá indicar o número de filhotes dela a partir de 40 dias de gravidez, contudo um gatinho maior pode esconder um irmão menor dentro do útero da mãe. Nesse caso, o exame pode prever, mas não identificar com precisão o número exato de filhotes da felina.
Veja os principais cuidados com uma gata prenha
Após identificar que a peluda está grávida, você deve redobrar os cuidados com ela, proporcionando que o seu lar seja um lugar saudável para a gata dar à luz.
Para que isso ocorra, é muito importante não permitir que o ambiente que o animal vive seja estressante. Veja abaixo algumas dicas que você deve seguir para que esse momento seja seguro para os bichanos.
Diminua o barulho da casa
Uma casa com barulhos e ruídos excessivos não é um ambiente ideal para o bem-estar dos gatos, ainda mais no período de gestação. Dessa forma, tome as medidas que forem necessárias para que o lar da futura mamãe seja tranquilo.
Ofereça uma caminha confortável para a gata
Uma dica bem simples, porém muito eficaz, é oferecer para a sua gata um local confortável de repouso.
Disponibilize uma ração de qualidade
É ideal oferecer uma ração premium, principalmente no período de gestação, já que ela vai consumir mais alimentos e necessitará de proteínas para nutrir os filhotes.
Deixe a gata tranquila
Quando a gata está prenha, ela fica sensível a toques e apertos. Sendo assim, não é recomendado pega-la no colo ou fazer carinhos excessivos.
Como saber quando a gata está prestes a dar à luz?
Se a sua felina recusar receber alimento, estiver inquieta e procurar locais isolados para se acomodar, pode ser um grande indicativo de que ela está prestes a dar à luz.
A temperatura corporal do animal também vai cair para aproximadamente 37,8C nas 12-24 horas antes do início do trabalho de parto. Nos instantes finais antes de dar à luz, a mamãe poderá ficar vocal, um pouco agitada e querer se limpar constantemente.
O que fazer durante e depois do trabalho de parto?
A grande maioria dos partos ocorrem naturalmente, sem necessidade de intervenção por parte dos tutores. Você deve observar à distância, mas ao perceber que está acontecendo algo de errado, como o excesso de contrações sem expelir nenhum gatinho, contate um veterinário imediatamente. Se você ficar com receio, pode optar por um parto realizado em uma clinica veterinária 24 horas.
Se ocorrer tudo dentro da normalidade, após um trabalho de parto simples e rápido, você terá em sua casa novos moradores pequenos e indefesos, mas não se preocupe, pois a mamãe felina saberá muito bem como cuidar deles.
Não é ideal manipular os filhotes nos primeiros dias e ficar muito em cima da gata, para evitar que ela se estresse. Os filhotes recebem apenas leite materno por quatro semanas, após isso você já pode começar a oferecer alimentos para eles, como ração úmida e, mais a frente, ração convencional.
Mesmo que tudo dê certo durante o parto, a gata e os filhotes devem ser avaliados por um veterinário para ter certeza de que não restou nenhum filhote na barriga, que a gata tem leite e que os filhotes não têm nenhuma má formação.
Conclusão
As gatas adultas não castradas estão sujeitas a engravidar, isso é um processo natural e você deve estar atento aos sinais demonstrados por uma gata prenha no momento de dar à luz aos peludinhos.
É preciso proporcionar para ela um bom ambiente para o desenvolvimento saudável dos seus filhotes. Em caso de dúvidas, não deixe de entrar em contato com um bom médico veterinário. Acesse nosso site e agende uma consulta.