(11) 3885-5199

Blog

Meu gato está babando: o que posso fazer?

gato babando: o que fazer?

A maior salivação é uma característica comum em cachorros. Porém. observar um gato babando é uma situação não muito comum para os donos.

Essa característica pode ser uma peculiaridade de um determinado animal. Entretanto, é preciso estar atento quando repentinamente um gato começar a salivar demais.

O excesso de salivação é denominado ptialismo, ou também sialorreia, e pode ser consequência de variados fatores.

Caso seu gato demonstre esse sinal por um longo período, além de outros problemas como falta de apetite, cheiro ruim ou tremedeiras, a alta salivação pode significar questões de saúde que precisam ser resolvidas.

Há diversas razões que podem aumentar a salivação em gatos. Deseja saber um pouco mais sobre elas? Acompanhe a leitura!

Gato babando: quais são as possíveis razões e o que fazer?

Muitos motivos podem aumentar a salivação em gatos. Eles podem ser de ordem fisiológica ou patológica, além de também estarem relacionados às características de cada animal. Veja abaixo quais são as principais causas relacionadas.

Intoxicação

O gato é um animal muito curioso e, por isso, está mais propenso aos riscos da intoxicação. Determinadas plantas, produtos químicos e outros materiais não comestíveis podem ser o alvo desses animais, e ao ingerí-las, causam intoxicação. Além disso, infelizmente, o envenenamento de gatos é ainda algo muito comum.

O envenenamento e a intoxicação podem ser fatores que levam à extrema salivação imediatamente após a ingestão do produto. Nesses casos, é preciso encaminhar o animal com urgência a um veterinário e não tentar provocar vômitos no gato, já que não se sabe o que exatamente foi ingerido e o que o regurgitar esse produto pode causar.

No mais, é necessário ter alguns cuidados para que os gatos não corram esse risco.

Não deixar produtos de limpeza acessíveis, evitar ter plantas e outras ervas que possam causar envenenamento, ter atenção às saídas do animal e não permitir que o gato se alimente de petiscos na rua ou achados em outros lugares, por não conhecer a devida procedência desses alimentos. Essas são algumas medidas importantes que reduzem os riscos de intoxicação.

Tratamentos antipulgas e carrapatos também podem causar salivação demasiada, caso o gato decida lamber as partes do corpo em que esses produtos foram aplicados. A saliva, nessas situações, costuma ser abundante e espessa. Entretanto, a melhor medida é ir ao veterinário caso haja qualquer suspeita de envenenamento ou intoxicação.

Náuseas

Um gato babando pode estar relacionado a alguma doença que lhe cause náuseas ou vômitos. A salivação em excesso pode ser explicada porque o corpo do animal está se preparando para colocar para fora o causador do mal-estar. O gato costuma se lamber várias vezes ao dia e, com isso, pode acabar ingerindo uma quantidade grande de pelos.

Muitas vezes, esses animais acabam expulsando essas bolas de pelo do seu organismo, o que também pode aumentar a salivação. De qualquer forma, é importante observar se a quantidade de saliva irá reduzir depois do ocorrido. Caso persista, é importante procurar um veterinário para diagnosticar outras possíveis causas.

Estresse

O estresse também pode ser uma causa da salivação em excesso. Os gatos quando em situações estressantes, como medos diversos, podem aumentar a quantidade de saliva. Essa condição ocorre, após o sistema neurológico identificar esses receios e enviar respostas para essas situações, fazendo com que o corpo reaja de alguma forma.

Nesses casos, tente deixá-lo mais calmo e confortável. Se a salivação persistir, mesmo em condições favoráveis à tranquilidade do animal, é indicado procurar um médico.

Efeito de algum medicamento

Em geral, medicamentos líquidos e ingeridos de forma forçada podem levar a uma salivação excessiva logo após a ingestão. Apesar de ser uma situação bastante comum, é importante observar para confirmar se a salivação em excesso não está relacionada a algum outro fator.

Alegria

Alguns gatos costumam babar quando sentem prazer em alguma situação. Todavia, essa característica não é muito comum e, quando presente, se manifesta desde filhotes. Nesses casos, é uma peculiaridade do animal. Em algumas situações, os gatos podem até salivar por gostarem mais de um determinado alimento.

Entretanto, nessas condições somente conhecendo seus hábitos é possível perceber o que é fisiológico e o que pode ser considerado um problema de saúde.

Problemas bucais

Problemas dentários e na boca dos gatos podem causar salivação excessiva. Nesses casos, também é comum observar a saliva com uma coloração diferente, além de um odor característico. Identificando essas situações, é preciso procurar ajuda médica para iniciar um tratamento.

Ingestão de corpos estranhos

Ao engolir objetos não comestíveis, esses podem ficar presos em alguma parte da boca dos gatos, fazendo com que esses animais tenham uma salivação exacerbada.

Assim sendo, a causa pode ser alguma dor que o objeto esteja causando ou ainda, alguma dificuldade de movimentar a boca.

Dessa forma, e perceber que seu gato está salivando em excesso repentinamente, procure um médico para avaliar qualquer objeto estranho que possa estar o incomodando.

Traumas

Gatos que possuem fácil acesso à rua estão mais propensos a sofrer algum trauma. Situações como atropelamentos, brigas com outros animais ou quedas podem causar luxações nas proximidades bucais, como na mandíbula e articulações próximas.

Essas lesões ocasionam maior salivação pela dificuldade de movimentar a boca. Visitar o veterinário é importante para diagnosticar esses traumas e tratá-los.

Insuficiência renal

Algumas doenças mais graves podem ser a causa da extrema salivação em gatos. A insuficiência renal, por exemplo, é uma delas que se expressa na forma aguda ou crônica.

Desse modo, além da salivação, os sintomas incluem redução do peso, mau hálito, sede excessiva e aumento da frequência urinária.

Caso perceba esses sinais, procure um veterinário para avaliar e realizar o diagnóstico correto.

A importância de procurar uma clínica veterinária

A maioria dos itens listados acima necessita de uma verificação profissional para definir um diagnóstico correto e iniciar os tratamentos.

A primeira medida que um dono deve tomar ao perceber uma salivação excessiva é observar e procurar por outros sintomas associados. Caso essa situação persista, é necessário buscar por uma clínica veterinária.

O gato babando pode ser sinal de diversas condições e somente com um acompanhamento profissional é possível descartar problemas mais graves e tratar essas situações adequadamente.

Por isso, procure por ajuda especializada, como a clínica Pet Pillow e proporcione maior qualidade de vida para o seu animal de estimação.