Mesmo que muitas pessoas não saibam o nome da raça, todo mundo se lembra da principal característica: a ausência de pelos. O Sphynx Cat sempre foi uma raça muito popular e cheia de peculiaridades. Para saber mais sobre o gato sem pelo, acompanhe este artigo!
Gato sem pelo
Cada vez que alguém fala sobre gatos, é muito comum vir à mente a imagem de um animal fofinho, peludo e em diversas cores, não é mesmo? Porém, o Sphynx Cat, ou gato sem pelo, como também é chamado, é a primeira raça de gato sem pelo que foi reconhecida. A raça é considerada extremamente exótica e única por conta desta característica.
A princípio, alguns podem estranhar um pouco, já que o fato de não ter pelos deixa em evidência todos os traços felinos e deixa o olhar penetrante extremamente evidente. Porém, o que muitas pessoas não sabem, é que essa é uma raça de gato extremamente carinhosa e dependente do dono, que se apega facilmente.
O gato sem pelo é uma espécie extremamente rara no Brasil, mas muito comum no Canadá, que é o seu local de origem. A sua história começou quando em 1966 uma ninhada nasceu sem pelo, diferente do que as pessoas estavam acostumadas a ver.
Foi por conta de um gene recessivo chamado de Alopecia Hereditária, que o gato sem pelo nasceu. Após adultos, reproduziram entre si e deram origem a mais uma ninhada e assim sucessivamente, até se tornar uma das raças mais exóticas de gato.
Inicialmente, o Sphynx Cat teve o nome de Moon’s Cat (Gato da lua), depois o seu nome mudou para Canadian Naked (Canadense nu), somente um tempo depois ganhou o nome de Sphynx Cat, que significa “Gato Esfinge”, já que possui uma aparência muito semelhante a esfinge de Gizé, no Egito.
Porém, foi somente 32 anos depois, em 1998, que o Sphynx Cat foi registrado como uma raça oficial, através da Cat Fancier’s Association, associação que tem a missão de registrar novas raças de gatos. Logo, em 2010 já subiram para a 33ª posição no ranking das raças mais conhecidas de todo o mundo.
Cuidados Especiais
Todos os gatos merecem cuidados, mas o Sphynx Cat tem características que fazem com que precisem de uma atenção especial. Após a sua descoberta e convivência, muitas pessoas acabaram notando que esse gato não é uma raça tão independente.
Como possui a ausência de pelos, precisa de um cuidado rigoroso em relação à sua pele, afinal, não possui eliminação de gordura, por conta da falta de pelos. Logo, é sempre necessário higienizar a sua pele com óleo, que deve ser indicado por um veterinário. Caso a higienização não ocorra, ele pode engordurar qualquer coisa em que se encoste.
Os olhos também precisam ser limpos todo dia para que não se forme uma crosta gelatinosa. Além disso, essa bela e querida espécie precisa passar protetor solar, mesmo quando estiver dentro de casa. Afinal, como a sua pele é extremamente exposta, queima com muita facilidade e forma graves feridas e muito sofrimento para o bichinho.
Qualquer luz que entre em contato com o animal deve ser levada em conta, até mesmo as luzes de lâmpadas. Logo, esteja sempre muito atento ao protetor solar e demais cuidados. Para tomar banho, o cuidado deve ser triplicado, afinal, qualquer shampoo ou temperatura da água pode ser prejudicial.
O mais recomendado é sempre, sempre mesmo, conversar com um veterinário de confiança e saber qual shampoo usar, temperatura da água, protetor solar, entre outras características. Por conta de sua pele, é recomendada a utilização de produtos neutros.
Essa raça é muito leal aos seus donos e também são muito brincalhões. Como são carentes, é indispensável que ganhem muita atenção, colo e brincadeiras. Além disso, não são gatos que podem ficar longos períodos solitários.
É muito importante, para os donos que moram em regiões frias, redobrar a atenção no inverno. Essa espécie sente muito frio e precisa estar bem aquecida, seja colocando uma roupa quente nele ou deixando sempre uma manta quente para que ele deite em cima ou da forma como desejar.
Sobre alergias
Há pessoas que possuem uma certa sensibilidade em relação aos gatos e, por isso, procuram o Sphynx como uma solução para ter um gato sem sofrer com falta de ar, espirros, nariz entupido, coceira e demais sintomas da alergia.
O fato é que, o que gera alergia nas pessoas é a urina, a saliva e outras secreções que acabam sendo transferidas para o dono. Logo, o pelo não é exatamente o causador da alergia e, por isso, o gato sem pelo também pode causar alergia nas pessoas mais sensíveis.
Atenção adicional
Antes de pensar em comprar ou adotar um gato Sphynx, esteja ciente de todas as responsabilidades que ele exige e se é possível atender a todas. Como é um gato extremamente sensível em relação à sua pele, possui perda de calor corporal e uma necessidade de atenção maior que o normal. É preciso verificar, portanto, se haverá disponibilidade para suprir todos esses requisitos.
Além disso, essa raça exige consultas constantes no veterinário, a fim de garantir que sua pele e saúde estejam sempre em dia. Também é preciso estar sempre com as vacinas em dia para evitar possíveis doenças e problemas de saúde.
Também é importante frisar que, caso tenha adquirido essa raça, esteja sempre ciente de procurar o veterinário para tirar qualquer dúvida. Jamais use qualquer produto no animal, medique, passe algo na pele e demais ações, sem antes consultar um profissional ético e de confiança.
Afinal, qualquer animal precisa ser bem cuidado e ter as necessidades básicas atendidas de forma eficiente. Com o Sphynx, o gato sem pele, essas necessidades são um pouco maiores e é preciso responsabilidade e comprometimento para que ele não seja negligenciado e, por conta disso, sofra com problemas de pele e demais problemas.