Os animais, em geral, têm uma forte relação com os cheiros – deles, do ambiente e de outros animais. Com os gatos, não é diferente: o costume de se esfregarem em objetos, por exemplo, é uma estratégia deles para deixarem o seu odor nos locais, marcando aquele território. No entanto, muitos gatos fazem o mesmo com a urina, principalmente gatos machos não castrados, o que pode se tornar um problema com o seu pet dentro da sua casa. Se você está tendo problemas com o gato urinando pela casa, abordaremos nesse artigo maneiras de como resolver esta situação.
Antes de fazer algo à respeito, é importante entender porque o seu gato está urinando fora do local correto. Existem diversas razões que podem explicar esse comportamento e iremos abordar cada uma delas a seguir.
Como já foi dito no início do texto, muitos gatos utilizam a urina para demarcar território e esse é um dos motivos mais comuns que levam os gatos a urinarem em locais incomuns.
Esse comportamento pode ser mais frequente em gatos machos que não são castrados e em fêmeas que estão no cio. Nesses casos, a castração tende a reduzir ou até mesmo eliminar o problema.
Os gatos são animais muito exigentes com sua higiene e seus hábitos mais íntimos. Por isso, se há algo errado com a sua caixa de areia, isso também pode levar eles a não urinar lá.
Quando a caixa de areia está muito suja, é comum que o gato prefira fazer suas necessidades fora dela, por isso deixe sempre a caixa do seu gato limpa.
A areia também é bem importante para que seu gato se sinta à vontade em sua caixa, e muitas vezes trocar a areia utilizada pode causar estranhamento.
Se você testou outro tipo de areia e percebeu que seu gato começou a urinar fora da caixa, ele pode não ter gostado da textura da areia nova.
Outro motivo em relação à caixa de areia que pode levar o gato a urinar fora dela é o compartilhamento da caixa. Muitos gatos não gostam de compartilhar a caixa com outros gatos, e isso também pode levá-los a urinar em local inadequado.
Existem algumas doenças que podem causar, como um de seus sintomas, a incontinência urinária. Quando o gato apresenta um quadro de incontinência urinária, significa que ele perdeu a capacidade de controlar sua uretra, podendo urinar em qualquer local.
Doenças como infecção urinária, cálculos renais e outras situações como a idade avançada podem provocar o desenvolvimento da incontinência urinária no seu gato.
No entanto, não são somente doenças do trato urinário que podem causar esse sintoma. A diabetes, por exemplo, quando presente em gatos pode fazer com que eles urinem fora da caixa.
Outro problema que pode desencadear uma incontinência urinária é o estresse. Quando gatos são submetidos a estresses intensos, como a presença de um animal estranho, algum evento traumático ou uma mudança em seu território ou em sua rotina, é comum que seu comportamento seja atípico.
Em situações assim, a incontinência urinária por estresse pode acontecer e ela tende a piorar caso o gatilho do estresse seja intensificado.
Detectar o que está causando esse comportamento estranho no seu gato é o primeiro passo para que isso seja resolvido.
E, para fazer essa detecção, é ideal que você observe o dia a dia do seu gato com muita atenção. Uma vez que o causador do comportamento seja desvendado, é possível fazer algo à respeito. Por isso, iremos elencar algumas das soluções possíveis para esse problema.
Como foi citado anteriormente, os gatos são exigentes com a limpeza de seu território e, por isso, talvez a primeira tentativa a ser feita é limpar a caixa de areia do seu gato, deixando-a em um local de fácil acesso para ele.
Gatos geralmente gostam de fazer suas necessidades em um local mais calmo, portanto, se atente se o local onde a caixa de areia este é silencioso, além de limpo.
É muito comum colocar a caixa de areia na lavanderia, por exemplo, mas gatos mais assustados podem se incomodar com o barulho da máquina de lavar.
A areia utilizada também é importante para que o gato se sinta mais confortável para usar sua caixa. Faça um teste e troque a areia que você está utilizando para uma que tenha outra textura.
É importante fazer esse tipo de mudança e observar se o seu gato se adaptou a ela ou se ele continua rejeitando a caixa.
Em casos de gatos que urinam fora da caixa de areia na intenção de marcarem o território, a castração pode ser uma ótima opção.
Gatos não castrados, por conta de sua alta taxa hormonal, têm a necessidade de marcar os locais com o seu cheiro. No entanto, a castração, por cessar a produção de hormônios, tende a eliminar esse tipo de comportamento. Se o seu gato ainda não foi castrado, converse com o seu veterinário sobre essa possibilidade.
Além de poder melhorar o comportamento do seu gato, a castração também traz muitos outros benefícios, como a prevenção de doenças e aumento da expectativa de vida.
Como já foi abordado nesse artigo, existem algumas doenças que causam, entre outros sintomas, a incontinência urinária nos gatos.
Por isso, o seu gato urinar fora da caixa pode ser o indício de algum problema de saúde. Se você percebe que ele, além de urinar em lugares diferentes, também está com alguns indicativos de ter urinado nele mesmo, como pelos úmidos e cheiro forte, são grandes as chances do seu gato ter desenvolvido uma incontinência urinária.
Nesses casos, a ida ao médico veterinário é fundamental para que seu gato tenha o tratamento adequado.
Os gatos têm uma relação íntima com odores. Por isso, um recurso que pode auxiliar no comportamento do seu gato de urinar fora do local correto é o uso de feromônios sintéticos.
Os feromônios são compostos que naturalmente são produzidos e captados pelos gatos e que têm grande influência em seus comportamentos.
Existem algumas marcas que produzem feromônios sintéticos que podem ser usados via spray ou até mesmo difusor elétrico.
O uso desses feromônios geralmente causa um impacto positivo nos gatos, deixando eles menos ansiosos, mais calmos e relaxados, pois é como se eles estivessem sentindo cheiros conhecidos no local onde o produto foi usado.
Em casos de gatos que urinam fora do lugar certo por estresse ou até mesmo por necessidade de marcação de território, o uso dos feromônios pode ajudar a tratar do problema.
No entanto, para melhores resultados, sempre procure um veterinário e peça a opinião dele sobre o assunto. Para esses e outros problemas que você pode ter com o seu gato, marque uma consulta com um dos especialistas da Pet Pillow! Faça agora mesmo seu agendamento.
Esclareça todas as suas dúvidas com nossos especialistas. Consulte preços e conheça a estrutura da nossa clínica.
QUERO AGENDAR UMA CONSULTA