Veterinária Pet Pillow

Gestação de cachorros: quanto tempo dura?

quanto tempo dura a gestacao de cachorros

A gestação de cachorros tem sido um assunto muito comentado ultimamente. Com a conscientização da castração de animais, priorizando a saúde das cadelas, quem tem cachorros para reprodução acaba se vendo com muitas dúvidas.

Mas, quem optou por não realizar a castração do animal, deve ficar atento à gestação da cadela. Isso porque ela vai precisar de cuidados especiais nesse período.

Se você é uma dessas pessoas que optou por não castrar sua cadelinha, fique atento a esse post. Vamos te mostrar quanto tempo dura a gestação de cachorros e os devidos cuidados. Boa leitura!

É importante lembrar que é sempre bom consultar um veterinário antes de realizar a cruza dos animais.

Afinal, como saber se a cadela está grávida e quanto tempo dura a gestação?

Uma cadela não aparece com a sua barriguinha nos primeiros dias de gestação. Ela pode demorar até quatro semanas para ser vista. Portanto, se você suspeitar que a sua cachorrinha esteja prenha, deve levá-la ao veterinário para confirmar.

A gestação de cachorros dura 63 dias. Sendo assim, você só vai identificar quando ela já estiver quase ganhando seus filhotes. Isso se não ficar atento aos detalhes. 

Portanto, é importante prestar a atenção no período de cio da cadela e no tempo de cruza. Alguns sintomas são bem comuns quando uma cachorrinha está prenha. São eles:

Esses sinais demoram alguns dias para aparecer. Depois da cruza, se a cadela estiver gestante, os sintomas demoram uns 20 dias para serem notados.

Quando você notar esses sinais, leve-a imediatamente ao veterinário. Isso porque nesse período já dá para solicitar o ultrassom abdominal, com o intuito de confirmar a gravidez.

Quais os cuidados devem ser tomados com a cadela durante a gestação?

Após a confirmação da gestação da cadela, por meio do ultrassom, o veterinário fará o pedido de um check-up. Dessa maneira, o pré-natal será iniciado. 

Cachorrinhas gestantes também precisam realizar exames para saber como está a sua saúde, seguir orientações médicas e receber acompanhamento.

Os cuidados na gestação de cachorros dependem da saúde de cada cadelinha. Mas, geralmente, são eles:

 

Os cuidados em casa são importantes, mas manter o tempo certo de visitas ao veterinário também. Portanto, leve a futura mamãe ao médico dentro do prazo estabelecido para que a saúde dela fique em dia. 

Vale lembrar que a ração que deve ser oferecida a sua cadelinha é especial para gestante, que tem os nutrientes que ela vai precisar!

Confira 7 dicas essenciais antes de cruzar seus cachorros

O parto de cachorro

O momento tão esperado pela cadelinha e por você também chegou! Então, o que fazer? O ideal é que essa hora seja acompanhada por um veterinário. Porém, veja como se preparar para essa situação:

1 – Antes do parto

Se os filhotes irão nascer em sua casa, é necessário prestar atenção na temperatura da cadela. Um dia antes de dar a luz, o seu corpo passa de 37 – 38 graus para 36 – 37 graus. A sua respiração pode ficar ofegante também e isso indicará que ela está sentindo contrações.

Se ela não quiser comer, é algo bastante normal. Algumas cadelas perdem o apetite antes de dar a luz. É importante também montar um kit para o parto:

2 – Na hora do parto

Você vai se sentir motivado a ajudar a cadelinha dar a luz, mas não faça isso! Portanto, não empurre a barriga dela e nem aperte. Ou ainda, não tente puxar nenhum dos filhotes! Você só ficará ao lado dela para monitorar, pois a cachorrinha sabe exatamente o que fazer.

Um filhote só pode ser retirado de dentro de uma cadelinha por um veterinário. Ao contrário, pode complicar o parto.

3 –  Momento para ajudar

Não coloque os filhotes para mamar. Ao nascerem, os limpe e espere. Quando todos estiverem nascidos, a cadela irá deitar e esperar que eles venham até ela para se amamentar. As lambidas da mãe estimulam seus filhotes a mamarem corretamente.

 

Confira se todos os filhotes nasceram com placenta, pois nenhuma pode ficar dentro da cadelinha. Se houver a suspeita que alguma placenta ficou dentro da cachorrinha, leve-a imediatamente para o veterinário.

 

Como você viu, a gestação dos cachorros pode durar até dois meses. Os cuidados com a sua cadelinha vão ser de acordo com as orientações médicas. Afinal, é necessário acompanhar a saúde dela de perto, ver como estão os resultados dos exames e qual a alimentação adequada para esse momento.

 

Se ela precisar tomar algum tipo de vitamina, será também receitada pelo veterinário. Portanto, é importante que exista o acompanhamento correto para que o parto da sua cadelinha seja tranquilo.

 

Fique atento a todos os sinais dela, uma vez que nesse período ela pode ficar mais quieta. Mas, se isso for mais do que o normal, o médico deverá ser procurado. Evite os famosos petiscos para não atrapalhar o desenvolvimento dos filhotes e nem a saúde da futura mamãe.

Como sempre, recomendamos que o parto seja realizado pelo veterinário que acompanhou toda a gestação. Isso traz mais segurança para a cadelinha e aos filhotes. É possível evitar várias complicações também.

No entanto, se por algum motivo você não tiver condições de ir ao veterinário com ela, as dicas apresentadas podem te ajudar a acompanhar todo o processo da cadelinha.

Para você que ainda não tem um acompanhamento profissional para a sua amiguinha, a Pet Pillow tem os melhores veterinários a sua disposição! Com mais de 25 anos de experiência, o atendimento é feito com muito carinho, amor e eficiência. Sempre pensando na saúde dos pets.

Agora que você já sabe tudo sobre a gestação de cachorros, fique atento caso a sua estiver grávida!

Sair da versão mobile