(11) 3885-5199

Blog

Gravidez psicológica em cães: entenda por que acontece e como tratar

Gravidez psicologica em caes
A gravidez psicológica em cães ou pseudociese é uma condição que afeta as cadelas, em especial aquelas que não foram castradas. Nesse quadro clínico, o animal apresenta sintomas gestacionais, porém sem que tenha ocorrido o cruzamento e tão pouco a fecundação. Os sinais aparecem após o período de cio (cerca de 50 a 60 dias depois) e costumam durar por volta de duas semanas.
Ao contrário do que pode-se pensar, a pseudociese é uma condição bastante comum entre as cadelas. Ela vem acompanhada pelo inchaço das glândulas mamárias, alterações no humor, falta de apetite e até mesmo depressão. Dessa forma, neste texto, vamos te explicar o que é a gravidez psicológica em cadelas e a melhor forma de preveni-la. Então, fica com a gente!

O que é gravidez psicológica em cães?

A primeira coisa que precisamos fazer é explicar o que é a gravidez psicológica em cães. A pseudociese, nome técnico do quadro clínico, trata-se de uma condição na qual a cadela, por conta de um desequilíbrio hormonal, “simula” uma gestação. Ela apresenta todos os sinais fisiológicos e psicológicos de estar prenha, contudo não houve a fecundação.
De maneira geral, o desenrolar da gravidez psicológica raramente representa riscos graves à saúde das cadelas. No entanto, a condição deve deixar sim os tutores atentos, pois gera desconfortos aos animais. Além do que, existe a possibilidade de desenvolver algumas complicações.
Não existe outra relação de causalidade evidente para a pseudociese, além da alteração nos níveis de hormônios dos peludos. Esse desequilíbrio na progesterona ocasiona as mudanças fisiológicas e comportamentais evidenciadas de 50 a 60 dias após o período de cio. Geralmente, a condição dura duas semanas.

Quais os sintomas da gravidez psicológica em cadelas?

É importante saber que a detecção da gravidez psicológica em cães ocorre primariamente por meio da percepção das alterações no comportamento e no corpo do animal. Daí a necessidade do tutor conhecer seu pet e acompanhar a aparição dos sinais relacionados ao quadro clínico.
Os principais sintomas da pseudociese são:
  • Mamas e abdômen inchados;
  • Lactação (produção de leite);
  • Aumento na frequência dos uivos;
  • Falta de apetite;
  • Possessividade e agressividade;
  • Comportamento de tratar objetos (brinquedos, meias, etc.) como filhotes;
  • Criação do “ninho”;
  • Depressão.

Possíveis complicações da gravidez psicológica em cães

A gravidez psicológica em cadelas vem acompanhada do risco de desenvolver certas complicações. Podemos citar uma das mais evidentes: as mastites. Como a fêmea produz leite e não amamenta, o líquido acaba por petrificar nas tetas. Essa situação causa dor e desconforto para o animal.
Outra preocupação para a saúde da cadela é a possibilidade de piometra. Esse é o termo utilizado para se referir às infecções uterinas que ocorrem por conta da entrada e proliferação de bactérias durante o período de cio. Portanto, ao ser detectada a gravidez psicológica, deve ser examinada a existência de infecção no útero do animal.
A pseudociese também está relacionada a inflamações uterinas, que podem se desenvolver para um quadro de endometriose canina. Por fim, a condição clínica também pode acarretar no desenvolvimento de tumores, câncer, assim como na infertilidade da fêmea. Entendeu a necessidade de acompanhar os sinais clínicos para agir com pressa?

Cadela com Pseudociese: o que fazer e como tratar

Notou uma mudança no comportamento ou no corpo da sua cadela? Acha que ela pode estar com um quadro de gravidez psicológica em cães? Calma, a seguir vamos te passar algumas orientações que devem ser seguidas para assegurar a saúde e o bem-estar da sua pet. Então se liga!
  • Procure imediatamente o atendimento especializado: Ao perceber os sinais, leve o animal ao veterinário. Ele é o profissional qualificado para oferecer o correto diagnóstico e tratamento para a pseudociese. O tratamento geralmente consiste de inibidores hormonais e ansiolíticos.
  • Confirme o quadro: Os sintomas notados no animal podem não ser de um gravidez psicológica em cães. Sua cadela pode realmente estar prenha ou mesmo com outra doença. Por isso, destacamos novamente a importância do veterinário. Ele passará exames (em geral A ultrassonografia) para confirmar o quadro clínico do peludo.
  • Não medique o animal sem orientação veterinária: Assim como a automedicação é perigosa para os humanos, também é para os animais. Nunca ofereça medicamentos para seu pet sem a devida prescrição. Também não aposte nas receitas caseiras. Pode não ajudar no tratamento e ainda piorar o caso.

O tratamento

Um dos sintomas da gravidez psicológica em cães é a simulação de ninho. A cadela “adota” brinquedos e objetos como se fossem suas crias. Há uma discussão sobre a necessidade ou não de tirá-los de perto do animal. O veterinário, analisando o caso do seu pet, poderá dar as melhores instruções sobre como proceder.
A cadela também pode vestir uma roupa cirúrgica específica para evitar o ato de lamber as mamas, pois os animais com o quadro de pseudociese costumam ter o hábito de lamber as tetas, o que instiga ainda mais a produção de leite por parte da fêmea.
Cabe ressaltar, ainda, que o tutor deve agir rapidamente assim que identificar os sintomas. Não é interessante que a cadela fique com a condição por muito tempo, pois a afeta física e mentalmente. Lembre-se também de oferecer muito carinho e atenção para auxiliar na recuperação!

A prevenção da gravidez psicológica em cães

Como já explicamos, não existe uma causa específica para o desenvolvimento da gravidez psicológica em cães. Contudo, a castração, ou também chamada esterilização, mostra-se bastante eficaz no papel preventivo.
A maioria dos casos de pseudociese acontece em cadelas não esterilizadas. Com a castração, evita-se que o animal entre no período de cio e, consequentemente, ocorram as alterações hormonais típicas do momento fértil.
Os veterinários indicam a realização da castração após um ou dois cios da cadela. Esse prazo pode variar dependendo da raça e do porte do cachorro.
No entanto, caso sua cadela já tenha ultrapassado esse período, ainda é possível realizar o procedimento cirúrgico e obter os mesmos benefícios preventivos. Cabe lembrar que a castração não previne apenas a pseudociese, mas também uma série de outras doenças.
Gostou do conteúdo? Então compartilhe esse post nas redes sociais e ajude outros tutores de pets e conhecerem essa condição e saber como agir.